MUOVERE CIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA APRESENTA DESVIO EM CURITIBA E LONDRINA

Companhia de Porto Alegre apresenta espetáculo “Desvio” em turnê por SC e PR

A Muovere Cia de Dança Contemporânea promove uma turnê do espetáculo “Desvio” por Joinville, Curitiba, Londrina e Florianópolis. Em Curitiba, a montagem integra a programação do FRINGE e tem apresentações nos dias 25, 26 e 27 de Março. No dia 28, o público de Londrina poderá conferir. O espetáculo foi concebido em 2012 por Jussara Miranda, inspirado em ações corporais ordinárias de transeuntes na relação com o trânsito, tendo sua pesquisa realizada em três bairros de Porto Alegre, RS, de diferentes características econômicas, sociais e geográficas.
Desde 2008, a companhia incluiu o contexto da cidade como o plano de consistência artística, ou seja, campo de criação, de pesquisa e de produção em dança. De início, a experiência desenvolveu-se pela carência por um espaço físico próprio para o grupo realizar suas experiências laborais, resultando na adoção da cidade como o lugar de realização dos processos.
Desvio” propõe associar o espaço da cidade com a dança artística, possibilitando que o público sinta-se representado; desafiar o corpo dançante como animador da cidade e estimular o imaginário coletivo. Almeja alterar os modos de produção em dança mediados pelos encadeamentos do corpo em sintonia com a urbanidade, atribuindo o fazer e o recepcionar, como produtores de fruição em dança.
Foto de Cristina Lima.

O espetáculo teve o espaço público da cidade, especificamente, os de retenção de semáforos em três bairros de Porto Alegre, como fonte para a sua montagem. O processo de criação deu-se em três etapas: a coleta de materiais coreográficos nos semáforos por meio de improvisação; a votação pública eletrônica sobre os materiais coreográficos coletados nos semáforos, bem como sobre áudios de interesse público; e a composição coreográfica com os materiais coletados nos semáforos e votados pelo público. A elaboração do produto final foi realizada pelos diretores Jussara Miranda, Diego Mac e Jezebel de Carli, cuja tarefa fora fidelizar o protagonismo do público votante, destinado à exibição em espaços da cidade, onde o acesso seja livre e compartilhe com a arquitetura da mesma, por onde o espetáculo circule.

O projeto possui dois formatos: “Desvio Sinal”, uma interferência coreográfica de improviso dirigido e realizada em espaços de retenção de semáforo; e “Desvio Cena”, um espetáculo coreográfico realizado em espaço de domínio público, como estacionamentos e similares.

Além das apresentações, a companhia também promove oficina no local de apresentação. “Desvios de Trânsito” são improvisações guiadas a partir de motes comandados pelos ministrantes Jusssara Miranda e Diego Mac. A atividade ocorre no dia 27 de Março, às 11h, com entrada franca, sem inscrições prévias.
Vencedor do Prêmio Funarte Artes na Rua 2013, “Desvio” iniciou sua turnê pela região sul em 2014 com apresentações em Canoas e Santa Maria. Joinville foi a primeira cidade a receber o espetáculo, seguida por Curitiba nos dias 25, 26 e 27 – integrando a programação do FRINGE, Londrina no dia 28 e encerrando em Florianópolis no dia 1º de Abril. Para saber mais, acesse www.desviomuovere.com.br

Saiba Mais
FICHA TÉCNICA
Direção geral e concepção: Jussara Miranda                                               
Foto de Luciane Ferreira. 
Direção artística: Diego Mac
Direção de cena: Jezebel de Carli
Ensaiador e assistente de produção: Denis Gosch
Bailarinos: Joana Amaral, Letícia Paranhos, Dudu Richa, Maria Annita Brusque
Figurinos: Daniel Lion
Produção: Laura Leão
Assessoria de comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor
Identidade visual: Sandro Ka

·         Sitewww.desviomuovere.com.br
·         Íntegra do espetáculo
·         Clip do espetáculo

DIGRESSÃO de Desvio 
Curitiba / PR – Dentro da programação do FRINGE
25/03/2015 - 11:00 – “Desvio Sinal” na Praça Santos Andrade – Rua XV de Novembro, semáforo próximo a UFPR
26/03/2015 - 17:00 – “Desvio Cena” na Praça Generoso Marques
27/03/2015 - 11:00 – Oficina aberta “Desvio de Trânsito” na Praça Santos Andrade – Rua XV de Novembro, semáforo próximo a UFPR
Em caso de chuva as apresentações são transferidas para o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem

Londrina / PR
28/03/2015
11:00 – “Desvio Sinal” - na Alameda Miguel Blasi com a Rua João Cândido
17:00 – “Desvio Cena” – Zerão
Em caso de chuva a apresentação ocorrerá no Shopping Royal Plaza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS