UNILIVRE PROMOVE SÁBADO DIA 19 DE NOVEMBRO, DIA DE LAZER E SUSTENTABILIDADE

O Viva Unilivre acontece no sábado, 19, das 9 às 19h

Com o objetivo de revitalizar a Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre, foi convidado um grupo de profissionais para criar novas programações e atividades no local. Assim, surgiu o Viva Unilivre – um evento para discutir sustentabilidade e promover cultura, que ocorrerá no dia 19 de novembro, das 9 às 19h. “A Universidade Livre do Meio Ambiente completa em 2017, 25 anos de existência. Durante esse período, foi um lugar muito visitado e festejado pelos curitibanos e pelos turistas. Há alguns anos, está um pouco esquecido. Mas, queremos que a Unilivre volte a ser visitada, pesquisada, volte a ser parte atuante da cidade”, diz o engenheiro e educador Celso Kloss, superintendente da Unilivre, que tomou posse em julho prometendo a revitalização do local.


O Viva Unilivre contará com uma série de atividades. Serão oficinas, palestras e atrações culturais que acontecerão durante todo o dia, tanto para adultos quanto para crianças. Quem procura um estilo de vida mais saudável, poderá participar do 1º Bate-Papo sobre Qualidade de Vida e Sustentabilidade, com a química ambiental Deborah Munhoz, que é mentora em gestão da qualidade de vida e economia de materiais, e o eco-chef Tonny Nascimento, especialista em cozinha vegetal retroalimentar. “O objetivo é mostrar aos participantes a relação entre a qualidade de vida e a sustentabilidade em diferentes aspectos”, explica Deborah Munhoz. Durante o painel, serão apresentadas diversas dicas práticas. A palestra acontecerá das 10h às 12h, na sala Fogo.

Já as crianças poderão aprender mais sobre engenharia e reutilização de lixo eletrônico na oficina Robótica Sem Mistérios, que terá como tema o Natal. “Essa atividade tem o objetivo da construção de um projeto coletivo, no qual um participante complementa a iniciativa do outro, ou seja, é uma criação conjunta, de muitas mãos”, explica o ministrante, o engenheiro Maurício Beltrão Fraletti, criador da Robótica Sem Mistérios – Um Desafio para Futuros Campeões, que já é realizado há oito edições no Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, em Antonina. A oficina ocorrerá das 9h30 às 12h e das 13h30 às 17h e é voltada a estudantes de 5 a 12 anos. Para se inscrever, basta o interessado doar um lixo eletrônico. “A utilização de componentes aparentemente obsoletos e de equipamentos considerados sucateados no processo de construção de uma nova peça é muito importante, pois incentiva o conhecimento para a construção de protótipos inovadores e reforça nos jovens a ideia de não se desprezar o que é velho”, destaca Fraletti. Após o evento, a Unilivre passará a ser um posto de coleta de lixo eletrônico permanente.

A sustentabilidade nos negócios será outro assunto discutido no dia. No período da tarde, das 14h30 às 17h, na sala Água, ocorrerá a palestra “Princípios do Ecoempreendedorismo: como desenvolver sua carreira e seu negócio orientado para a sustentabilidade”. A ministrante será a química ambiental, Deborah Munhoz, empreendedora e criadora do Programa de Eco-Inovação que será lançado pela Unilivre em 2017.
Entre uma atividade e outra, o público poderá conferir diversos shows musicais acústicos. Na programação o cantor, compositor e violonista Claudio Pimentel que apresentará versões acústicas de cantores renomados como David Bowie, Lou Reed e Bob Dylan. Também haverá apresentação do Duo Capiroto, violão e violoncelo, tocando músicas brasileiras; o artista William Nunes, conhecido como Arcanjo violinista, tocando do erudito ao pop, e os Djs Marc e Giu Gonzales.

Serviço: O Viva Unilivre ocorre das 9 às 19h, na Universidade Livre do Meio Ambiente, localizada no Bosque Zaninelli, na Rua Victor Benato, 210, no bairro Pilarzinho - Curitiba. Saiba mais nas redes sociais: https://www.facebook.com/unilivreoficial  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"