CURITIBA INAUGURA O PRIMEIRO MUSEU DE ARTE INDÍGENA DO BRASIL

Espaço funcionará com visitas guiadas e estará aberto ao público a partir de 18 de Novembro

Uma imersão no universo indígena brasileiro é a proposta do novo museu que será inaugurado dia 18 de Novembro em Curitiba, Paraná. Explorando os sentidos do olfato, visão e audição dos visitantes, o Museu de Arte Indígena (MAI) conta com mais de 700m² de exposição e com um acervo de obras relevantes da  cultura indígena como  cerâmica, cestarias, máscaras ritualísticas, objetos e adornos, com destaque para a arte plumária.


O MAI é o primeiro museu particular do Brasil dedicado a resgatar e preservar esta arte e foi desenvolvido a partir da coleção da administradora Julianna Podolan Martins, que começou a adquirir objetos indígenas após uma visita a uma aldeia no Mato Grosso do Sul em 1997. Desde então, Julianna passou a realizar expedições a aldeias, comprar peças que simbolizam suas culturas e a pesquisar, intensamente, as etnias indígenas brasileiras. 

O museu foi projetado para retratar as riquezas culturais e a diversidade indígena no Brasil. As paredes seguem linhas orgânicas, inspiradas no formato de uma sucuri. Dividido em dois ambientes, que representam o ar e a terra - elementos que fazem parte da cultura destas etnias-, o primeiro andar é dedicado principalmente à arte plumária e o segundo, às cerâmicas, objetos ritualísticos, musicais e cotidianos. 

O Brasil que o Brasil desconhece
Proporcionando uma nova abordagem a cultura indígena, o MAI pretende instigar o visitante a formar uma nova mentalidade crítica sobre o índio brasileiro. “Nossa ideia é desconstruir a imagem do indígena genérico, que normalmente é ensinado nos livros de história nas escolas. Queremos ressaltar a diversidade geográfica, linguística, cultural e física das diversas etnias brasileiras”, afirma Julianna. Com este objetivo, os visitantes terão opção de visitas guiadas e feitas em pequenos grupos, para que consigam absorver mais informações sobre as diferentes culturas. 

Serviço
O Museu de Arte Indígena (MAI) estará aberto à visitação do público a partir do dia 18 de Novembro de 2016. O horário de funcionamento do museu será de terça a domingo, das 10h às 17h30. As visitas de grupo devem ser agendadas por e-mail: maimuseudearteindigena@gmail.com ou pelo telefone (41) 3121-2395. Os ingressos custam R$12 inteira e R$6 meia entrada. 

Tome nota: Museu de Arte Indígena – MAI
Endereço: Av. Água Verde, 1413 - Água Verde, Curitiba – PR 
Telefone: (41) 3121-2395

Comentários

gugu-stars disse…
Parabéns por essa iniciativa
Wagner disse…
Será o primeiro mesmo? Em Campo Grande MS a UCDB tem um museu indígena bastante importante e com acervo imenso já há algumas décadas. Segue o link: http://www.mcdb.org.br/
juruva disse…
Você está certo. O Museu Dom Bosco é espetacular. Agora foi reformado e super moderno. Visitei pela primeira vez em 1993. Está muito diferente.
juruva disse…
Você está certo. O Museu Dom Bosco é espetacular. Agora foi reformado e super moderno. Visitei pela primeira vez em 1993. Está muito diferente.
Anônimo disse…
Tem um em Brasília tb!
Anônimo disse…
Pelo que compreendi do texto, é o primeiro museu particular.
Proseando... disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Proseando... disse…
O primeiro foi o Museu do Índio, no Rio de Janeiro. No momento desalojado. Mesmo não sendo o primeiro, a iniciativa é meritória. Mauro Cherobim
Unknown disse…
Ótima iniciativa!!! Espetacular!!!!
Anônimo disse…
Primeiro museu PARTICULAR sobre a cultura indígena, parabéns pela iniciativa!
Anônimo disse…
Este não é o primeiro museu indígena do Brasil. Em Belém também já tinhamos um.
Cristian Nesi disse…
Em Brasilia também já existe um museu da arte indígena. Mas, pelo o que entendi, este é o primeiro acervo particular.
Edmar Macedo disse…
Parabéns pela iniciativa. Mas o título "CURITIBA INAUGURA O PRIMEIRO MUSEU DE ARTE INDÍGENA DO BRASIL" demonstra grande desinformação sobre o assunto.
Ellen disse…
Gentemmmmmm
Leiam "Primeiro Museu PAR-TI-CU-LAR"
Porque sempre a crítica. ..caramba. ..Já é um cacuete do brasileiro será?
Pois. ..Vamos vibrar!
PARABÉNS aos idealizadores!!!! ♡
edersam disse…
Parabéns pela iniciativa! Curitiba merece um acervo indígena.

Salve os povos ancestrais nativos!

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO