ELLAS: O UNIVERSO DAS VOZES FEMININAS COM AVEduo

Ella Fitzgerald, Eydie Gormé e Elis Regina serão homenageadas pelo AVEduo formado pelas cantoras Andréa Bernardini e Viviana Mena que apresentam o espetáculo Ellas neste sábado (14), às 20 horas; e domingo (15), às 19 horas; no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco). O repertório do show é dividido em três momentos e faz uma viagem ao universo da interpretação feminina da música, que começa no fim da década de 20 e segue até o final dos anos 70. No palco elas serão acompanhadas pelas instrumentistas Bruna Buschle (contrabaixo) e Halanna Aguiar (percussão), com participação Especial da cantora Giovanna de Paula.

Viviana Mena conta que esse show apresenta as principais referências do duo. A cantora explica que o repertório vem sendo testado a algum tempo e que a seleção das músicas não foi fácil. “Nós poderíamos ter feito um show para cada homenageada”. Mas a decisão final foi por um espetáculo com 20 músicas, divididas pelas três interpretes: Ella Fitzgerald, Eydie Gormé e Elis Regina. “Nosso show é uma homenagem a elas e, por isso, tomamos muito cuidado na hora de escolher as músicas que vamos interpretar”. 


Durante a apresentação serão lembrados clássicos como “Summertime” (George Gershwin), “Quizás, quizás, quizás“ (Osvaldo Farrés), “Estrada do Sol” (Dolores Durán /Tom Jobim). Um percurso musical que passa pela maestria do Jazz, a Era de ouro dos Boleros e a beleza da música brasileira. “É uma viagem no tempo com diferentes estilos”, resume a cantora e violonista Andréa Bernardini. Para marcar a separação de cada bloco do show, a homenageada será lembrada com uma gravação de uma canção interpretada por ela. “Essa divisão também tem a ver com a organização rítmica e musical do espetáculo que começa no jazz, passa pelos boleros e encerra com a MPB”, completa.
Ellas, o novo espetáculo do AVEduo, tem cerca de 80 minutos de duração. Para Viviana Mena essa é uma oportunidade para o público reencontrar parte do repertório dessas três grandes interpretes da música de todos os tempos. “Muita gente de uma geração anterior a minha se lembra de Eydie Gormé, americana filha de espanhóis que fez muito sucessos nos anos 50/60 cantando boleros mexicanos com o Trio Los Panchos. O mesmo vale para Ella Fitzgerald que teve uma longa carreira e fez uma verdadeira escola de interpretação dentro do jazz. Sem contar com a Elis um divisor de águas na minha carreira. Ela me ensinou a respirar e me deu liberdade para cantar”, finaliza. 


AVEduo
Criado em Curitiba em 2003, o AVEduo é formado por Andréa Bernardini (Brasil) e Viviana Mena (Argentina) que são responsáveis pela pesquisa e seleção dos repertórios, arranjos e interpretação das músicas. Durante essa trajetória o duo apresenta diferentes modalidades de shows em teatros, festivais e outros eventos.
Entre os shows apresentados pelo AVEduo estão “Tributo a Mercedes Sosa (2016), “Tangos & Boleros” (2017) e “Inolvidable” (2018). Os arranjos compostos pelo AVEduo para duas vozes, violão e percussão conferem aos espetáculos uma sonoridade única, intimista, feminina e poética.

SERVIÇO: “ELLAS” – show musical com AVEduo formado pelas cantoras Andréa Bernardini (Brasil) e Viviana Mena (Argentina). Apresentações sábado (14), às 20 horas; e domingo (15), às 19 horas, no Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655 - São Francisco - Tel: 3023-2008). Ingressos: R$40 e R$20 (meia-entrada). Classificação indicativa: Livre. Duração: 80 minutos.

Repetório do show Ellas

*Seleção Ella Fitzgerald |
·         “Flying home”  (Benny Goodman / Lionel Hampton, 1939) 
·         Nature boy     (eden ahbez – EUA, 1947)
·         A fine romance    (Jerome Kern / Dorothy Fields – EUA, 1936)
·        You don’t know what love is   (Don Raye / Gene de Paul – EUA, 1941)
·        When you’re smiling   (Larry Shay/ Mark Fisherand/ Joe Goodwin – EUA, 1928)
·         Summertime   (George Gershwin – EUA 1934)

*Seleção Eydie Gormé  |
·         “Piel canela”  (Félix Capó – Puerto Rico, 1952)
·         Cuando vuelva a tu lado (María Grever – México, 1934)
·         Di que no es verdad   (Alberto Domínguez – México, 1945)
·         La última noche  (Orlando Leopoldo Rodríguez Fierro – Cuba, 1946)
·         Historia de un amor  (Carlos Eleta Almarán – Panamá, 1955)
·         Quizás, quizás, quizás  (Osvaldo Farrés – Cuba, 1948)


*Seleção Elis Regina  |
·         “Eu, hein Rosa?!” (João Nogueira / Paulo C. Pinheiro – BRA, 1979)
·         Mucuripe (Fagner / Belchior – BRA,1970)
·         Querelas do Brasil (Maurício Tapajós / Aldir Blanc – BRA, 1978)
·         Vida de Bailarina (Dorival Silva, Chocolate e Américo Seixas – BRA,1954)
·         O sonho (Egberto Gismonti – BRA, 1968)
·         Tristesse  (Milton Nascimento / Telo Borges – BRA, 1993) 
·         A festa  (Milton Nascimento - BRA, 2003)
·         Retrato em branco e preto (Tom Jobim / Chico Buarque – BRA, 1968)
·         Estrada do sol  (Dolores Durán / Tom Jobim – BRA,  1958)
·         Como os nossos pais  (Belchior – BRA,1976)

FICHA TÉCNICA
AVEduo -  Andréa Bernardini | violão e voz  Viviana Mena   | voz
Com: Bruna Buschle  | contrabaixo e Halanna Aguiar | percussão

Participação Especial: Giovanna de Paula  |  voz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS