INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE A SERRA E MAR TAREFA DA LITERATURA

Integração cultural entre  Serra e Mar é tarefa também para a literatura
Literatura e natureza unindo regiões através do encontro de “Pinhão, o soldadinho topetudo”  com “Amigante, a amiga gigante”


Promover o encontro de uma semente de pinhão e uma baleia-franca para que se conheçam melhor é tarefa para o projeto Lê Brasil, sem fins lucrativos e que conta com a parceria da iniciativa privada de Urubici e do escritor Frederico Manica por meio da literatura infantojuvenil  e de  personagens símbolos da serra e do mar,  apresentar este movimento de aproximação, de troca e de destinos que se cruzam e compartilham experiências gerando  integração, prosperidade e desenvolvimento das regiões entrelaçando Literatura, educação, cultura, esporte e turismo e, especialmente, a comunidade e seus visitantes.  
Santa Catarina. Ilha. Mar. Montanha. Fragmentamos nossa pujante natureza em recantos ou integramos belezas?” reflete  o autor  Frederico Manica enquanto reverencia os tesouros, encantos e essa natureza paradisíaca que emana de tantas vertentes,  a serra e o mar.
O escritor que já lançou “Amigante, a amiga gigante”,  retratando sua admiração pela orla e o berçário da baleia-franca, no litoral catarinense, acaba de lançar na serra catarinense em toda rede de ensino municipal seu novo livro que complementa a visão de integração cultural através da contemplação  da natureza e da literatura “Pinhão, o soldadinho topetudo”,  que nasceu em Urubici. A obra também foi lançada 
 em Heliópolis, São Paulo, junto as crianças do Projeto Demorô Skate é Vida e recentemente  na Feira do livro, em Imbituba, litoral de Santa Catarina.  
"Pinhão" e a baleia "Amigante". Personagens  litorâneos e serranos. Natureza e literatura. Nós. Um grande encontro para nos conhecermos, reverenciar as duas regiões e contar  um ao outro os melhores motivos para nos aproximarmos e seguirmos juntos.
  Pais, educadores, promotores da cultura e do desenvolvimento social encontram nestas obras  uma literatura divertida, que estimula a busca de mais conhecimento e formação de leitores comprometidos em respeitar as diferenças, proteger a natureza e a ter responsabilidade social.  
Sobre as obras a Serra e o Mar
“Pinhão, o soldadinho topetudo” (2019)
Inspirado no cenário da Serra Catarinense, floresta de Araucárias e na valentia da Mama-Bugra, descendente dos primeiros habitantes, os Xoklengs. O livro reverencia  um dos mais lindos cartões postais do Brasil e narra a história de uma sementinha de pinhão que se tornou um guardião da natureza depois de uma trajetória de superação e incentiva a  não desistir jamais, dos sonhos e ideais.

"Amigante, a amiga gigante" (2015)
Este livro ilustra a estória da Amigante, um filhotinho de baleia- franca que nasceu em Santa Catarina depois que sua mamãe viajou milhares de quilômetros pelas águas geladas do Oceano Atlântico Sul em busca das águas quentinhas do litoral sul do Brasil para ganhá-la, no berçário das baleias, na Praia da Ribanceira, em Imbituba. A publicação idealiza contribuir com a preservação da vida marinha que depende da atenção e proteção humana. Sua leitura é um estímulo para o conhecimento desta espécie e para as novas gerações crescerem com mais consciência e responsabilidade ambiental.
          
Sobre o autor:
@fredimanica  - wikipédia: Frederico Manica
                Frederico Manica, 45 anos, reside em Florianópolis, escritor e também  instrutor de skate. Além da mais recente obra, “Pinhão, o soldadinho topetudo” é autor também de "Amigante, a amiga gigante" e da  coleção de histórias infantojuvenis “As aventuras radicais da turma da Florinda e da Florisbela” (www.florindaeflorisbela.com.br), pela Cinco Continentes Editora. Temas e inquietações  que permeiam o cotidiano da infância e da juventude,o incentivo a prática de atividades esportivas e a preservação da natureza estão na essência de suas narrativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"