EM SÃO JOSÉ: EXPOSIÇÃO SPOTTERS

No Município de São José dos Pinhais a  Secretaria Municipal de Cultura promove no Museu Municipal Atilio Rocco  a exposição fotográfica Spotters.

A Secretaria Municipal de Cultura promove a Exposição Fotográfica: SPOTTERS, que será realizada a partir do dia 7 de Dezembro -  Dia Internacional da Aviação Civil, das 12 às 16h, no Largo do Expedicionário - Jardim do Museu Municipal – Rua XV de Novembro, 1660. Esta ação faz parte da exposição Aeroporto Afonso Pena: Asas Para o Mundo, que segue em cartaz.

A exposição tem a intenção de promover a integração e contato do público visitante em conhecer os trabalhos de sete fotógrafos:

Bárbara Nicoly Catarina (17), estudante do ensino médio, pretende seguir carreira na aviação, pois desde pequena sempre admirou os aviões e tem muita curiosidade na área, assim através do planespotting demonstra sua paixão pela aviação comercial e cargueira.

Elyel Natã de Oliveira (20), aprendiz no ramo da indústria, pretende seguir carreira na aviação, trabalhando como comissário e após piloto comercial. Desde pequeno sempre admirou os aviões, voltando seus olhos para o céu quando passavam. Praticou Planespotting pela primeira vez, sem saber, aos 8 anos, quando pegou escondido a câmera da irmã para fazer algumas fotos daqueles "gigantes dos ares". É praticante do hobby desde setembro de 2013.

Marcio Wendt (32), é Educador Físico há 10 anos, apaixonado pela Aviação e pela Fotografia desde criança. Tem um carinho especial pelo Aeroporto Afonso Pena desde 1992, então com 5 anos, quando teve a raríssima oportunidade de conhecer pessoalmente o Tricampeão Mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Desde então, a Aviação Comercial e a Cargueira passaram a participar muito de sua vida, ainda que indiretamente. A fotografia sempre foi uma paixão e, em 2011 quando conheceu o pessoal do TMA Curitiba, fez o “Plane Spotting” tornar-se mais um dos seus hobbies, praticado sempre que possível.
Leandro Luiz Pilch (31), lembra-se que desde criança tinha interesse por aviões, sempre desviando o olhar para o céu ao escutar um avião passando. Porém foi entre 2006 e 2007 que no auge da indecisão de qual carreira profissional seguir e frustrado por uma péssima escolha de curso superior, após ler algumas matérias sobre o tema, o interesse na aviação transformou-se em fascínio. Com admiração especial pela aviação comercial, passava horas vendo fotos de aviões e conhecendo os diferentes modelos de aeronaves, até que com o apoio do seu pai decidiu produzir suas próprias fotos, encontrando na aviação sua realização profissional e no spotting o seu hobby. Hoje é formado em Ciências Aeronáuticas e habilitado Piloto Comercial de avião, ainda trabalha em solo na fiscalização dos pátios de aeronaves e pistas do Aeroporto Afonso Pena, mas almeja tornar-se aeronauta em breve.
Leandro também é autor da foto abaixo, que pode ser conferida em um grande painel na exposição "Aeroporto Afonso Pena: Asas para o Mundo".  

1 Decolagens 1200

Leonardo Marin (30), começou a se interessar por aviação ainda cedo, quando criança, observando o movimento que passava sobre sua casa, tanto do Aeroporto Afonso Pena, quanto do Aeroporto de Bacacheri. A paixão se concretizou quando por volta de 1996 quando foi pela primeira vez ao terraço de observação, já no então novo terminal de passageiros, conhecido entre o meio como "Aquário" por ter grandes janelas de vidro. Anos mais tarde em 2008 através da Internet e redes sociais conheceu outros praticantes do Spotting, o hobby de se fotografar aviões e colecionar suas matriculas, que é como se fosse a "placa" que cada avião possui. A vida o levou a outros caminhos, trabalhando atualmente com Tecnologia da Informação para o Governo do Paraná, mas o hobby se mantem , escutando a fonia das comunicações via radio, fotografando quando é possível e publicando em sites especializados como o TMA Curitiba e Jetphotos.

Lucas Gabardo Michalzechen (25), nasceu imitando os aviões passando em cima de casa no bairro do Bacacheri, é o que dizem os pais e parentes próximos. Quando criança de colo já frequentava o Aeroclube do Paraná acompanhado pelo pai, que sempre admirou a aviação.
O que quer ser quando crescer? Essa pergunta, sempre feita para crianças, nunca foi respondida de outra maneira que não fosse "ser piloto de aviões". Por volta de 2008/2009 com a interação em grupos do Orkut e sites de aviação, começou a se interessar pela fotografia de aeronaves e em 2010 começou a praticá-la, desde então acumula cerca de 45 mil fotos.
Sua maior paixão é a aviação executiva. Atualmente trabalha como comissário de voo e está fazendo as horas do seu brevê de Piloto Comercial para em breve pilotar os grandes aviões executivos ou comerciais.

Raphael Albrecht (40), viaja a trabalho desde o início dos anos 2000 dentro e fora do Brasil. Desde aquela epoca sempre achou interessante a operação de aeronaves, suas variantes e tecnologia que elas utilizam.  Fotógrafo por hobby a muitos anos descobriu apenas em 2009 a fotografia aeronáutica passando a ser um passatempo para expandir suas experiências e estudos buscando dividir conhecimentos e fazer novas amizades. Como passageiro frequente tem fotos de aviação nos EUA, Canadá, v'arios paises da  America Central incluindo America do Sul e Europa. Entusiasta pela aviação geral e executiva já visitou diversos aeroportos de pequeno porte aonde esse tipo de aviação é mais comum. Pela primeira vez expõem suas fotos em um museu, mas seus registros estão espalhados por vários sites de fotografia de aviação, hoje o site mais atualizado com suas fotos é o bizzjetters.net.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS