ABRASEL LANÇA SELO "RESTAURANTE RESPONSáVEL" PARA COMBATER O CORONOVÍRUS
Entidade
acredita que informação e conhecimento são vitais para evitar a
disseminação da doença no país, sendo o setor de alimentação fora do lar
um importante canal de comunicação com a sociedade
Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificar a disseminação
global do Coronavírus como pandemia, e o Brasil confirmar seus primeiros
casos de pacientes infectados, diversos estabelecimentos comerciais e
demais locais de grande circulação de público passaram a desenvolver
planos de contingenciamento. Pensando na importância do setor de
alimentação fora do lar como um agente de comunicação com a sociedade, a
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) acaba de lançar
o selo “Restaurante Responsável”, que identifica os estabelecimentos do
setor que aderiram as medidas preventivas de combate ao vírus
transmissor da doença COVID-19 no Estado do Paraná.
Com
o objetivo de orientar os funcionários de bares e restaurantes quanto
aos cuidados e precauções de higiene e condutas de relacionamento nesses
ambientes, a entidade disponibilizou cartilhas com informações sobre a
doença, sintomas e diretrizes a serem seguidas visando a segurança dos
clientes. “O intuito da ação é informar e envolver colaboradores e
clientes e assim criar uma conscientização coletiva”, afirma Luciano
Bartolomeu, diretor executivo da Abrasel no Paraná. O guia prático
aborda tópicos como: reforçar os procedimentos de higiene da cozinha,
salão e demais ambientes do restaurante; cautelas e providências com
talheres; ventilação do ambiente; manutenção de ar condicionado;
reforçar a necessidade de lavar as mãos e incentivar o uso do álcool em
gel; distanciamento entre as mesas; e evitar aglomerações.
Além
do selo “Restaurante Responsável” visível nas fachadas dos
estabelecimentos, os clientes encontrarão no interior dos bares
restaurantes um guia prático e instrutivo com uma breve explicação sobre
o coronavírus, formas de contaminação, boas práticas de segurança de
alimentos, higienização e outros alertas válidas também para a prevenção
de outros vírus mais comuns. “A segurança dos clientes e colaboradores é
sem dúvida uma das nossas prioridades. Todos os nossos associados já
possuem procedimentos para evitar todo e qualquer tipo de contaminação
viral, mas em casos como esse entendemos a importância de garantir que
não haja alarde, reiterando as orientações e garantindo que os
estabelecimentos estejam preparados”, explica Luciano Bartolomeu. “A
força da comunidade em mobilização organizada, é a maior e mais eficaz
arma para mitigar e conter os danos provocados pela pandemia”, completa.
Mais informações no site www.abrasel.com.br ou pelo telefone (41) 3029-4244.
Comentários