FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE COMEÇA NA SEMANA QUE VEM
33ª. edição do maior festival de dança do mundo acontece em Joinville de 22 de Julho a 1º de Agosto, reunindo personalidades artísticas consagradas e bailarinos de 21 estados brasileiros, além do exterior (Alemanha, Argentina, EUA, Itália, Paraguai, Suíça e Rússia). Assim, Santa Catarina passa a ser um dos destinos preferidos nas férias de inverno para os turistas e amantes da arte.
Este ano, do total de 2.526 coreografias inscritas no processo de seleção, por 614 grupos de todas as regiões do Brasil e exterior, foram aprovados pela curadoria 172 trabalhos para a Mostra Competitiva, 32 para a Mostra Meia Ponta (infantil) e centenas de grupos ainda estão sendo selecionados por especialistas para apresentações nos Palcos Abertos espalhados por Joinville, Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul.
Igualmente consagrado em seu caráter didático, como uma importante contribuição para a evolução da dança no país, o festival atrai também todos os anos uma multidão de profissionais e estudantes para cursos, oficinas, workshops e seminários voltados para o aperfeiçoamento técnico, pedagógico e acadêmico da dança. São 2.700 vagas no total oferecidas para os mais de 60 cursos, incluindo 500 vagas para o seminário acadêmico, reunindo boa parte das universidades brasileiras que contam com a disciplina dança na grade.
Números consagrados
Anualmente, no total, são cerca de 6.500 participantes entre bailarinos, estudantes, professores, profissionais e artistas convidados que transformam o inverno catarinense nesta verdadeira maratona dançante. Além da arena principal com ingressos pagos (no Centreventos Cau Hansen), há dezenas de palcos abertos com apresentações gratuitas em praças, shoppings e hospitais. Uma oportunidade para as famílias dos participantes, turistas amantes da arte e comunidades da região vibrarem com essa invasão cultural em cada esquina. Ao todo, o público histórico de 230 mil pessoas (uma média de cada edição) tem à disposição 220 horas de espetáculos – das quais 170 gratuitas.Feira da Sapatilha
Destaques da programação
Além dessas companhias convidadas citadas, a grade de programação das oito noites de Mostra Competitiva, três tardes da Mostra Meia Ponta (infantil) e os dez dias de programação dos Palcos Abertos, vai reunir no total este ano 404 grupos de dança, sendo 400 brasileiros, vindos de 21 estados diferentes, e de diversos países que apresentarão 1.138 diferentes coreografias.
Comentários