1ª AMOSTRA DE MODA AUTORAL/CURITIBA (AMA)
Começa nesta
quinta-feira em Curitiba
Evento será realizado até sábado, na
sala Paranaguá do Memorial de Curitiba, com desfiles de nove marcas locais que
se destacam pela identidade e inovação
As marcas e estilistas da 1ª Amostra de Moda Autoral/Curitiba (AMA)
estão prontos para pisar na passarela instalada Sala Paranaguá do Memorial de
Curitiba. A AMA começa HOJE, quinta-feira, às 19 horas, com o desfile que faz um
recorte dos 35 anos de trabalho do designer de acessórios Rodrigo Alarcón. Os
nove desfiles escalados para a primeira AMA Curitiba resumem o que de melhor e
mais original é produzido nos ateliês curitibanos, roupas e acessórios que
representam o caráter autoral e atemporal da nossa criação de moda.
A iniciativa da AMA é do produtor Paulo Martins e da
jornalista Nereide Michel, parceiros de longa data, igualmente “amantes” da moda
local e que trazem na bagagem a produção de eventos como Curitiba Fashion Art e Paraná Business Collection. Participam desta
primeira edição Rodrigo Alarcón (acessórios de luxo), Marcos Novak (bolsas),
Rêve, Reptilia/GuerraGalas, Gildo Kist, Damatta, ABÔ Triot e Daisy Rieke
(calçados). O designer e professor de moda Silmar Alves, um dos mais
representativos criadores de sua geração, é o estilista convidado desta edição
inaugural. “Neste momento de dúvidas em relação à economia sentimos a
necessidade de abrir um espaço para que os designers locais, que muitas vezes
têm dificuldade em concorrer com as grandes marcas, mostrem seu talento e
qualidade. Nossa proposta é envolver Curitiba em um circuito que enfatize a
cidade como referência em moda e design”, destaca Nereide.
Para Paulo Martins, a AMA é a prova da
vocação de Curitiba para os ateliês, onde são produzidas peças com selo de
qualidade e forte identidade local. O foco é apresentar uma moda com DNA próprio
para um público que busca produtos e ações com conteúdo e informação
fortalecendo uma cadeia de negócios baseada na economia criativa. “Na
curadoria desta primeira mostra procuramos selecionar marcas que representam a
diversidade e o caráter autoral da nossa moda. Em comum, esses estilistas têm a
preocupação, não apenas com o design, mas também com um modelo de produção ético
e responsável socialmente”, observa Paulo.
O designer
Rodrigo Alarcón completa 35 anos de atividades num ramo bem específico, o da
joalheria autêntica e exclusiva. Alarcón representa como ninguém o conceito de
ateliê com produção original e atemporal. Suas peças mostram como o design é
capaz de transformar materiais como ossos, chifres, madeira de demolição e
moedas, associadas à prata, ouro e diamante em joias preciosas. Ao longo dos
anos, o joalheiro Rodrigo Alarcón conseguiu imprimir uma marca sólida e antenada
aos conceitos contemporâneos de sustentabilidade e valorização à nossa história
e à nossa origem. Para a AMA, faz uma retrospectiva de seu trabalho com um
conjunto de peças em prata 950, obtidas por processo de reciclagem de material
fotográfico. O figurino, assinado por Francesca Córdova, demarca as passagens
por meio de blocos de cor com uma silhueta pensada para destacar as joias de
forma onírica. "O desfile está carregado de memórias e emoções", diz
Rodrigo.
Ficha técnica
Estilo e
desenvolvimento de produto – Rodrigo
Alarcón
Trilha Sonora –
Clé Carrer
Direção de
desfile – Clé Carrer
Iluminação – Beto Bruel
Iluminação – Beto Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoios –
Francesca Córdova e Armazém das Fábricas (calçados)
Desenvolvida e assinada pela estilista Gabriela AB, a ABÔ Tricot apresenta peças que fogem do convencional. Seu carro-chefe é o tricot rendado — peças cujos desenhos são releituras das tradicionais rendas — e também os jacquards, técnica em que as estampas são feitas no próprio tricot. A pegada nova para um material tão clássico faz da marca um ótimo exemplo de proposta que nasce local mas pode ser usada por mulheres de todo o mundo. Autêntico tricot brasileiro tipo exportação. Na AMA/Curitiba, a marca apresenta sua próxima coleção, Trama Lifestyle, que foi inspirada no conceito de trama: estrutura de elementos que se cruzam e interligam como se formassem uma rede.
Ficha técnica
Direção Criativa
– Gabriela Abdulmassih
Direção Executiva
– Ana Carolina Abdulmassih
Direção de
Desfile e Edição de Moda – Robson Schultz
Direção Artística
– Paulo Martins
Trilha Sonora –
Beto Kloster
Iluminação – Beto
Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoio – AB
Sweet
As coleções exclusivas e atemporais da Rêve (pronuncia-se “réve”) podem ser reconhecidas em mulheres cheias de atitude, independentes e descoladas. É o famoso “básico com bossa”, que une conforto e feminilidade em peças que podem ser usadas do escritório à balada. Com um trabalho impecável em tecidos como seda e couro, a Rêve é uma marca slow fashion, com produção e mão de obra locais. As coleções contam com novidades semanais e o conceito da marca é evidente na costura delicada das peças, cortes bem feitos e um caimento que atende aos desejos femininos. Para a Rêve a beleza vem da liberdade de escolha de cada mulher. “Acredito que toda mulher merece se sentir poderosa, capaz de conquistar o mundo. Esta a maior missão da Rêve”, diz Evelise Trombini, designer criadora da grife, que completou 3 anos.
Ficha
técnica
Estilo e
desenvolvimento de produto – Evelise
Trombini
Assistente de
estilo – Thalassa Reis e Renata Weber
Marketing –
Marcia Oliveira e Gisele Omairy Granato
Trilha Sonora –
Clé Carrer
Direção de
desfile – Clé Carrer
Iluminação – Beto Bruel
Iluminação – Beto Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoio – Rodrigo
Alarcón (acessórios)
Agradecimentos –
Michele Nunes
Reptília&GuerraGalas
Criada pela
arquiteta e estilista Heloisa Strobel Jorge, a Reptilia alia design de vanguarda com técnicas
tradicionais para produzir roupas únicas, que carregam as marcas de um processo
sustentável e prioritariamente manual. Os tingimentos são manuais, os couros são
naturais e as sedas são puras. A natureza brasileira serve de inspiração para as
coleções, que têm como base couro de peixe, franjas e tecidos construídos em
tear manual. Sobre as raízes locais, um olhar global é lançado. Nesta edição da
AMA/Curitiba a Reptilia divide passarela
com a marca GuerraGalas.
O trabalho de
criação da marca de joias GuerraGalas bebe da experiência multidisciplinar de
seus designers Felippe Guerra e Yan Galas. Guerra é formado em Arquitetura,
Urbanismo e Cenografia e desde os 15 anos trabalha com ourivesaria no atelier de
seus tios. Já Galas fez carreira internacional como modelo, mas atualmente é
estudante de Arte Cênica e Filosofia. Suas peças, todas em prata e madeira, são
inspiradas em formas da natureza, nos cheios e vazios da arquitetura, na leveza
da moda e na expressividade da anatomia humana. Para o desfile na AMA, a
GuerraGalas desenvolveu peças inspiradas na coleção da Reptilia
Ficha técnica
Reptilia & Guerra Galas
Direção Criativa
– Heloisa Strobel Jorge e Felipe Guerra
Direção de
Desfile e Edição de Moda – Robson Schultz
Direção Artística
– Paulo Martins
Trilha Sonora –
Rodrigo Lemos
Iluminação – Beto
Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Sapatos – Tutu
Sapatilhas
O estilista Gildo Kist assina vestidos de moda festa há 15 anos. Sua grife, a Gildo Kist, produz para o varejo, atacado ou clientes que optam por peças exclusivas, que são feitas sob medida em seu atelier. A prioridade da marca é o acabamento, o caimento e os detalhes: tecidos, texturas e bordados elaborados compõem suas peças, que vão desde vestidos de noiva a trajes para à noite.
Ficha
técnica
Estilo e
desenvolvimento de produto – Gildo Kist
e Claudeni Kist
Trilha Sonora –
Clé Carrer
Direção de
desfile – Clé Carrer
Iluminação – Beto Bruel
Iluminação – Beto Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoios: – Rodrigo
Alarcón (acessórios) e Aramzém das Fábricas (calçados)

Ficha técnica
Direção Criativa
– Marcos Novak
Direção de
Desfile e Edição de Moda – Robson Schultz
Direção Artística
– Paulo Martins
Trilha Sonora –
Beto Kloster
Iluminação – Beto
Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Vestidos –
Reptilia
Patrocínio -
Fitas Progresso
Daisy Rieke
A marca de
sapatos femininos Daisy Rieke surgiu da união da empresária Daisy com o
estilista português Romão Ferreira, descendente de uma tradicional família
européia que há décadas produz sapatos. O conceito que rege a empresa é exclusividade — de cada modelo é
feito apenas um par por numeração. O processo de produção é bastante artesanal,
o que acentua a ideia de originalidade: todos os modelos nascem na ponta do
lápis de Romão e são testados por Daisy, que avalia pessoalmente a qualidade e
conforto de seus produtos.
Ficha
técnica
Estilo e
desenvolvimento de produto – Daisy Rieke
e Romão Ferreira
Marketing – Diogo Cavazotti
Trilha Sonora –
Clé Carrer
Direção de
desfile – Clé Carrer
Iluminação – Beto Bruel
Iluminação – Beto Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoio – Gappy
Store (figurino)
Agradecimento –
Tres Joulie
A jovem marca Damatta produz roupas e acessórios que valorizam o bem-estar além do físico. Suas peças somam conceitos e perspectivas durante o processo de criação — as inspirações costumam vir de luzes, luminescências e contrastes. Sob o lema de fazer “produtos com uma história para contar”, a grife curitibana, criada pelas irmãs Camila e Cyntia Damatta, já cunhou um estilo próprio, que traduz percepções em estampas, desenhos e formas. A Damatta faz sua estreia na passarela apresentando uma coleção inspirada na monocromia da arquitetura grega.
Ficha técnica
Direção Criativa
– Camila Damatta e Cyntia Damatta
Direção de
Desfile e Edição de Moda – Robson Schultz
Direção Artística
– Paulo Martins
Trilha Sonora –
Beto Kloster
Iluminação – Beto
Bruel
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Silmar
Alves

Ficha técnica
Estilo e
desenvolvimento de produto – Silmar
Alves Trilha Sonora –
Paulo Martins
Direção de
desfile – Clé Carrer e Paulo Martins
Beleza – Lady
& Lord Professional School
Apoios – Rodrigo
Alarcón (acessórios) e Armazém das Fábricas (calçados)
Serviço: AMA Curitiba
Idealização e
Coordenação: Paulo
Martins e Nereide Michel
Realização: IMOP/Instituto de Moda do
Paraná
Produção: OX Comunicação de Moda Produções e
Eventos
Coordenação geral: NaModa Comunicação de
Estilo
Apoios: Fundação Cultural de Curitiba, Agência
Curitiba, IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, Lady &
Lord - Centro de Formação de Profissionais da Beleza, Bendita Catarina, Mirrage
Convites e Design e Dani Brito Bureau de Comunicação.
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