AUTORA LANÇA GUIA DO OUVINTE COM ANÁLISE LITERÁRIA E MUSICAL DA ÓPERA PARSIFAL

Guia do Ouvinte Parsifal será lançado no próximo dia 30 de Setembro, na Livraria da Vila do Pátio Batel, com sessão de autógrafos.

A paranaense Lúcia Schiffer Durães, autora do livro O Anel do Nibelungo, Guia Prático do Ouvinte, anuncia o lançamento de sua segunda obra: GUIA DO OUVINTE PARSIFAL, uma análise literária e musical da ópera Parsifal do compositor Richard Wagner.

Parsifal é uma ópera  de três atos, que estreou no Bayreuth Festspielhaus,  em julho de 1882. O primeiro e o último ato da ópera são encenados no território do Graal, na floresta e no templo do Graal, em Montsalvat, que é um local fictício com uma paisagem típica das montanhas do norte da Espanha, na época gótica, onde vivem os cavaleiros do Graal. O segundo ato é encenado no castelo de Klingsor e no jardim onde vivem as Moças-Flores.
Segundo Lúcia, Parsifal é o ponto alto da grande reforma da ópera, realizada por Wagner. “O compositor queria fazer uma reforma completa, musical e social, no mundo da ópera. Wagner foi bastante abrangente ao desafiar as tradições sociais e musicais do teatro lírico do século XIX. Ele criticou o mundo da ópera de forma polêmica e moralista, pois o público se preocupava mais com o glamour social e o divertimento do que com o significado e a unidade artística”.

Lúcia enfatiza que o principal objetivo de Wagner ao promover uma reforma na ópera era causar o retorno da sociedade ao seu espírito puro e original, utilizando o drama na música. “Ele desejava mostrar as verdades não compreendidas pela sociedade. A música deveria ter um poder expressivo em relação ao drama”.

A autora do Guia do Ouvinte Parsifal explica que, as óperas de Wagner são divididas em árias e duetos, como acontecia nas óperas italianas e francesas. “O compositor queria restaurar a importância do tema e do movimento dramático, de forma a transformar a partitura em uma sinfonia”. O mais importante na música deveria ser a sensação expressa, que despertava as emoções do ouvinte e não somente a expressão melódica em si. O resultado seria a melodia dramática, que podemos ouvir na ópera Parsifal.

A autora comenta, também, que Parsifal é uma obra de arte que reflete profundamente sobre os aspectos do sagrado e sobre as questões humanas essenciais como o amor, o erro, a ética, o perdão, a redenção, a compaixão, a caridade, a sabedoria e o ser humano perante a coletividade. “Parsifal é uma obra que pode ser interpretada como sagrada ou profana, cristã ou pagã, conservadora ou progressista. É uma síntese de toda a ambivalência estética do compositor”.

Sobre o Guia do Ouvinte Parsifal 
“Esse livro tem o objetivo de facilitar a compreensão da ópera Parsifal que é muito complexa. Lançar um segundo Guia para auxiliar o ouvinte a conhecer melhor o trabalho de Wagner é muito importante, pois no Brasil não temos livros publicados em português com uma análise literária e musical das óperas de Wagner”, comenta Lúcia.

A autora espera que o Guia do Ouvinte Parsifal cumpra o seu propósito como arte, a mais importante forma de expressão humana. “A arte reflete os mais profundos sentimentos e torna-se um instrumento de transformação para que as pessoas possam divisar a compreensão de valores fundamentais, sensibilizar a alma e alcançar a felicidade”.

Para ler e ouvir 
Parsifal é emocionante porque mostra a importância da presença divina no mundo, independente dos dogmas, pois sem ela o mundo se desagregaria e viveria em desarmonia. É muito importante manter acesa a chama da espiritualidade no ser humano, baseada no amor, na fé e na esperança”, reforça a autora.

Sobre a organização do livro, Lúcia explica que o Guia do Ouvinte Parsifal contém a cronologia de Wagner, considerações gerais sobre a obra do compositor, considerações gerais sobre a ópera Parsifal, a lista dos temas que aparecem na sinfonia, uma análise musical detalhada da ópera seguida de comentários e dos trechos da partitura dos temas (leitmotiven).

No final do livro há um CD-ROM de multimídia interativa que é auto-executável em computadores e/ou aparelhos de CD, DVD e BLUE RAY, que contém a gravação dos 29 temas exemplificados no Guia do Ouvinte Parsifal; o nome dos temas gravados pelo professor Osvaldo Colarusso; a tradução alemão-português da ópera Parsifal com os temas marcados em números no texto em alemão (esses números quando pressionados tocam o seu respectivo tema).

O Guia do Ouvinte Parsifal foi editado pela Keyboard, Editora Musical, e poderá ser adquirido a partir de 30 de Setembro na Livraria da Vila do Pátio Batel, em Curitiba, ou pelo site da autora: www.luciaduraes.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS