Dia Mundial da DançaComemorado oficialmente em 29 de Abril, a data tem a intenção de celebrar essa forma de arte e revelar a sua universalidade, transpor todas as barreiras políticas, culturais e étnicas e reunir as pessoas por meio de uma linguagem comum, que é a dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverres o criador do balé moderno.
Beto Carrero WorldEleito pelo público como o melhor parque temática da América Latina, o Beto Carrero World proporciona dias de encantamento, diversão e arte. Cada dia vivido neste mundo mágico é único, e os sonhos não têm limites. São mais de 100 atrações, distribuídas em 9 áreas temáticas, com 7 shows ao vivo e um lindo Zoológico. Um destino que surpreende e emociona visitantes de todas as faixas etárias.
Para mais informações, consulte:
www.betocarrero.com.br Sinopse das coreografias:Brincando de Carimbó - 12h30Esta coreografia, criada por Jessé Cruz, representa o jogo dançante entre o homem e a mulher, o desafio da agilidade dos pés, desencadeando a alegria e sinergia dos movimentos, sincronia e chamego. É uma dança de cultura indígena com influência negra e destaca-se por ser uma manifestação típica do Estado do Pará. No palco 24 alunos, por meio do Carimbó, mostram a alegria do povo brasileiro.
Águas Primaveris - 16hÉ um pas de deux, de Assaf Messerer, que representa o fim do inverno e o inicio da primavera. A coreografia fluida e com movimentos rápidos representa o gelo derretendo. E o figurino verde simboliza o florescer da primavera. É um pas de deux técnico que precisa da cumplicidade dos bailarinos para executar os movimentos com precisão e leveza.
Danças Polovitzianas da Ópera “O Príncipe Igor” - 17h30A ópera foi iniciada em 1869 e só foi finalizada após a morte de seu compositor, o russo Alexander Borodin. O libreto origina-se do livro “A Saga do Exército de Igor”, que narra um episódio de invasão do sul da Rússia no século XII por um povo bárbaro e nômade conhecido como polovitzianos. A primeira versão das danças polovitzianas foi coreografada por Mikhail Fokine e teve sua estréia em 19 de março de 1909, provocando um forte contraste às tendências da época.
A versão apresentada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é de Kasyan Goleyzovsky, outro famoso coreógrafo russo. O balé acontece no acampamento dos polovitz, que acabaram de conquistar uma vitória sobre a tribo tarta, tendo o príncipe Igor e seu filho como seus reféns, e por sua condição são tratados com honras. Guerreiros surgem no cenário, o qual representa uma árida paisagem típica do nordeste asiático, e dançam em comemoração à vitória sobre seus inimigos. As coreografias fazem parte do segundo ato da obra, inspirada nas músicas do povo polovitz, habitantes da Ásia Central. As danças polovitzianas evidenciam o corpo de baile. A remontagem da Escola Bolshoi contou com a experiência de todos os mestres russos, que viveram esses personagens no Teatro Bolshoi.
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