DIA DO ÍNDIO E INAUGURAÇÃO DO OBSERVATÓRIO SOLAR INDÍGENA



Monumento é uma réplica de instrumento usado pelos povos Guaranis, do Paraná, para marcar o calendário e orientação geográfica

O Dia do Índio (19/04) será celebrado com a inauguração de um Observatório Solar Indígena. Único em Curitiba, o monumento foi construído pelo Centro Universitário Internacional Uninter, no Campus Divina, para incentivar a valorização da cultura indígena e mostrar como é possível ensinar sobre o tema de forma prática e atrativa.
O Observatório Solar Indígena é formado por uma rocha vertical situada no centro de uma circunferência formada por rochas menores. Desse eixo vertical, partem fileiras de pequenas pedras orientadas para os pontos cardeais e para as direções do nascer e pôr do sol no início do inverno e do verão (solstícios). Ele é uma réplica de monumentos encontrados em sítios arqueológicos no Brasil.
Muito antes de o Brasil ser descoberto, os índios já utilizavam esse instrumento para marcar o calendário e também para orientação geográfica, pela sombra do sol”, conta Germano Afonso, professor do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter.  Há monumentos semelhantes na África, datados de antes da construção das pirâmides do Egito.
O monumento será utilizado pelos alunos dos cursos de Licenciatura e também do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias da Uninter, para servir de apoio a estudos relacionados com a história e cultura indígenas, temas obrigatórios nas disciplinas da Educação Básica, de acordo com a lei 11.645/2008.
A inauguração do observatório tem uma enorme importância para a sociedade, pois o meio escolar e acadêmico tem a função de promover a necessária valorização das matrizes culturais que fizeram do Brasil o país rico, múltiplo e plural que somos”, explica Afonso.

Visitas guiadas
O Observatório Solar Indígena pode ser visitado por estudantes, professores, turistas e pelo público geral. As visitas são guiadas por professores da Uninter e devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (41) 2102-4939.

Inauguração
A inauguração começa às 16h, com o Planetário Móvel da UFPR, que apresenta projeções sobre as constelações. Na sequência, a partir das 17h será apresentado o Observatório Solar Indígena da Uninter.
Endereço: Campus Divina – Rua do Rosário, 147 – Centro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS