CULTURA DA VENEZUELA E ARGENTINA EM CARTAZ NAS NOVAS EXPOSIÇÕES DO QUINTANA


 Artistas Carolina Bertsch e Susana Goienetxe retratam a natureza, sem deixar de lado suas origens e o país onde hoje vivem

Acontece na quarta-feira, 2 de Maio, das 17 às 22 horas, a abertura de duas novas exposições no Quintana, assinadas pelas artistas Carolina Bertsch e Susana Goienetxe. Carolina, natural da Venezuela, e Susana, da Argentina. A união das culturas, junto com a brasileira, na qual hoje vivem, aparecem nos nuances de seus trabalhos, que demonstram, em primeiro plano, a natureza e os animais. Na ocasião, a experiência será enriquecida ainda mais por meio de um menu criado especialmente para a ocasião e inspirado nas artistas, além da música ao vivo do trio Cadencia Latina, por Ninoska Pottella, Román Otero e André Ribas, que irão apresentar sons argentinos e venezuelanos. Para fechar a experiência de #EcoGastronomiaCultural do Quintana, a noite terá também a presença de Benedito e Salete Uczai, guardiões e criadores das abelhas nativas sem ferrão, que irão apresentar as riquezas desse universo.

Para Carolina, o processo de criação das obras expostas seguiu um meio diferente de seus trabalhos anteriores. “Foi muito mais intuitivo e orgânico. Foram diversas camadas de pinturas, nas quais deixei que elas tomassem a sua própria forma, criando efeitos de contrastes”, explica a artista, que hoje mora em Manaus. Em “Mergulho interior”, Carolina, que também é bióloga, exalta o mundo aquático do planeta, e busca relembrar a importância da água na vida do planeta. Além disso, ela também instiga a refletir sobre a busca incessante das pessoas pela luz e calma, por baixo da superfície agitada e turbulenta da vida de todos. Carolina trabalha ativamente em pesquisas ecológicas para a conservação da fauna amazônica. 


Susana, natural da Argentina, traz a série “Pássaros do Inconsciente”, composta de aquarelas e pequenos desenhos. Segundo a artista, eles surgiram “sem muita premeditação, como vindo do inconsciente”, e resultaram em obras nas quais as aves têm olhos de pessoa, roupagens e enfeites, que referenciam atitudes e sentimentos dos animais que identificamos como sendo humanos, tanto quanto ao contrário. 
  
A abertura também terá um sabor especial com a celebração de uma grande conquista para a vida marinha. Foi aprovada pelo governo federal, após grande apoio da sociedade, a criação de dois mosaicos gigantes de Unidades de Conservação Marinhas. A campanha foi liderada pela Rede Pró UC que criou a #ÉaHoradoMar, na qual 37 instituições e voluntários propagaram a ideia. Com isso, criou-se o maior conjunto de áreas protegidas do Atlântico Sul, com mais de 900 km2, um na costa de Pernambuco e outro na costa do Espírito Santo. 
Enrico Marcovaldi Ins Baleia Jubarte Trindade.

Todos os artistas possuem obras disponíveis para compra. Apoie e incentive a cultura!

Cultura no Quintana - O ano de 2018 vem trazendo muitas surpresas no braço cultural do Quintana Gastronomia. Com curadoria artística de Birgitte Tümmler, o espaço idealizado por Gabriela Vilar de Carvalho irá receber até o fim do ano outros grandes artistas como Denis Simonovich, Marcia Széliga, Nicole Giller, Rodney Rauth e Sandra Kuniwake. O trabalho dá continuidade a mais de nove anos de fomento a ações culturais e sustentáveis em meio à gastronomia, com o objetivo de sensibilizar clientes, amigos e parceiros com estímulos sensoriais.

Serviço: Abertura exposições “Pássaros do Inconsciente” e “Mergulho Interior”. Quarta-feira, 2 de maio, no Quintana Gastronomia na Av. do Batel, 1440 - Batel - Curitiba. Informações: (41) 3078-6044. Aceda a www.quintanagastronomia.com.br





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"