INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO EXPÕE EM PORTUGAL

INSTITUTO DE JOINVILLE  PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL, EM PÓVOA DO VARZIM 


     O Instituto Internacional Juarez Machado inicia o ano de 2020 com sua primeira realização artística fora do Brasil. Portugal recebe de 18 de Fevereiro até 23 de Maio a exposição “A Figura em Movimento: Juarez Machado/Serigrafias”, numa promoção do Festival Internacional de Literatura Ibérica Correntes D’Escritas e da Galeria D’Arte Ortopóvoa em conjunto com o Instituto que leva o nome do artista joinvilense.

Correntes D’Escritas é um encontro mundial que nesta 21ª edição reunirá cerca de 100 escritores, pesquisadores e intelectuais de 15 países. É realizado anualmente em Póvoa de Varzim, uma localidade histórica entre os rios Minho e Douro, terra natal de um dos maiores escritores em língua portuguesa, o diplomata Eça de Queiroz, e muito próxima à cidade do Porto, a Capital Cultural da Europa. A Galeria D’Arte Ortopóvoa integra o circuito europeu de exposições e feiras de arte contemporânea.

Diretor do Instituto e responsável pela iniciativa do intercâmbio internacional e pela coordenação e curadoria da exposição naquele país, o também joinvilense Edson Busch Machado acentua o caráter cultural do evento e seu alcance promocional para as artes de Joinville:  - “ A presença num encontro com diversas culturas abre a possibilidade de novos mercados para nossos artistas”, afirma Busch Machado.

Em visita oficial ao Brasil em 2019 a coordenadora geral do evento em Portugal, escritora Manuela Ribeiro conheceu os projetos culturais e sociais desenvolvidos pelo Instituto e nos convidou para participar e representar o Brasil na edição deste ano. Selecionamos 15 obras recentes de Juarez Machado que representam parte significativa de sua trajetória no mundo das artes. Temas recorrentes em sua obra como o espetáculo e o movimento da dança, os ateliês de artista e a série parisiense châteaux bordeaux, integram o conjunto desta exposição”, complementa o curador.

Um sofisticado catálogo foi elaborado pelos organizadores e patrocinadores a ser distribuído aos visitantes da exposição e do encontro literário, constando imagens das obras do artista expositor e textos de apresentação de autoridades portuguesas e brasileiras:
Receber este talento de renome internacional é um momento excepcional. Acontecer inserido no Correntes D’Escritas, é a ocorrência de prodígios numa convergência de prestígios”, diz o administrador do espaço, Afonso Pinhão Ferreira. Já o secretário municipal de cultura, Luís Damantino escreve: “Sua arte é como o movimento de uma dança dirigida pelo desejo imanente dos corpos que se oferecem a vindima”. E, nas palavras da escritora e pesquisadora Lélia Pereira Nunes: “Juarez Machado, monsieur le peintre, é um mestre e seu sobrenome português é um orgulho para Portugal e para o Brasil “. 
Juarez, em toda sua carreira, expôs apenas uma vez em Portugal, em 1990 em Lisboa. Agora, trinta anos depois, em A Figura em Movimento, não poderá estar presente no evento, mas deixa seu recado ao público:
"O Instituto Juarez Machado conquista seu espaço além fronteiras, eu sou apenas um contador de histórias que sabe pintar ".
Em recente conversa com o curador Edson Busch Machado solicitei que me enviá-se material para divulgar em meu blog de Arte e Cultura, do meu site que também existe há mais de 20 anos, eu sou Portuguesa de Ponte de Lima; - vivo e trabalho no Paraná, um dos estados do Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Conheço e acompanho a obra do grande artista internacional Juarez Machado desde a minha juventude, no Rio de Janeiro. Quando for a Portugal espero ir a Ortopóvoa para ver essa exposição especial que tem a curadoria do meu amigo e artista Edson B. Machado. 

Ao todo foram selecionadas 15 obras, na técnica de serigrafia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"