MON PREPARA UMA NOVA VERSÃO DA EXPOSIÇÃO ASIÁTICA

A mostra “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, inaugurada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) em Março de 2018, terá muitas novidades com a substituição de cerca de 50% das obras expostas. Por isso, a sala expositiva ficará fechada no período de 3 a 19 de Fevereiro e será reaberta ao público no dia 20.
A chegada da coleção asiática ao acervo do MON elevou-o ao patamar dos grandes museus internacionais e sua atual renovação demonstra o interesse constante do Museu em permitir amplo acesso do público ao seu acervo”, afirma a diretora-presidente da instituição, Juliana Vosnika.

Garantimos que os visitantes terão o mesmo impacto da primeira montagem”, afirma o embaixador Fausto Godoy, que há dois anos doou ao MON uma coleção de 3 mil peças de arte asiáticas reunidas por ele ao longo de sua carreira diplomática, oriundas de países como China, Japão, Índia, Paquistão, Butão, Irã, Afeganistão e Myanmar. “Com essa releitura, mostramos a grande variedade da coleção”, comenta.

Ele explica que, após a renovação, haverá vários destaques na exposição. Logo na entrada, será exibida uma lanterna de jardim japonesa, de pedra, do Período Meiji (1868-1912), “para dar boas-vindas aos visitantes”, diz Godoy. Na primeira sala, o público poderá também ver de perto pequenos unguentários de vidro do século 1 a.C. “São peças raras, com pouquíssimos exemplares no mundo”, explica o embaixador.

Outro ponto alto da nova exposição asiática será a cama com dossel do século 18, da Região de Hyderabad, na Índia. “O curioso é que essa peça foi feita com madeira jacarandá da Bahia e com forte influência portuguesa”, explica Godoy.

Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”
Abertura para o público: 20 de Fevereiro
Sala 5 (fechada para manutenção de 3 a 19 de Fevereiro)
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba/Paraná
museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"