ROSA ARMORIAL EM TURNÊ PELO PARANÁ

O grupo Rosa Armorial fará entre os dias 5 e 9 de março uma turnê por cinco cidades do Paraná para o lançamento do DVD “Rosa Armorial convida Antônio Madureira”. As apresentações vão acontecer em Castro (dia 4), Campo Mourão (dia 5), Toledo (dia 6), Pato Branco (dia 7) e União da Vitória (dias 8 e 9). Neste espetáculo, o grupo de câmara apresenta a arte armorial brasileira, fundada pelo escritor Ariano Suassuna (1927-2014), inspirada pela literatura de cordel, pelos sons de viola e rabeca acompanhados por cantos e pela xilogravura de folhetos de espírito mágico do romanceiro popular nordestino. Assim, durante a encenação a história funde elementos da cultura popular do Nordeste e do Paraná, com ritmos que passeiam pelo fandango, boi de mamão e repente.

O espetáculo narra musicalmente a trajetória de um homem itinerante, residente no Paraná, ponto de partida, que, em busca de sua amada percorre parte do Brasil, encontrando-se com representações folclóricas diversas. Ao chegar ao Nordeste, é informado de que deveria procurar pela Pedra do Reino, lugar místico de música, magia e sabedoria. O sábio deste local o ajuda e o tropeiro finalmente encontra sua amada. O encontro caracteriza a fusão das culturas através do tempo. 

A flautista Marcela Zanette, uma das fundadoras do grupo, espera que o público se diverta com um espetáculo alegre com muita música, figurinos coloridos e intervenções cênicas.Nós vamos descentralizar o Armorial do Nordeste e mostrar que ele pode estar em todo o Brasil a partir de um tratamento musical sobre diversas tradições populares”, esclarece.

A violinista Carla Zago, também fundadora do Rosa, completa dizendo que a apresentação traz uma música brasileira refinada e farta em elementos nacionais. “É uma fusão das culturas do país através do tempo, incluindo obras de Antônio Madureira (1949) e César Guerra-Peixe (1914-1993), além de composições autorais” finaliza.

As apresentações terão como convidado especial o músico potiguar Mestre Antônio Madureira - um dos fundadores do movimento Armorial – que participa da encenação com os integrantes do Rosa Armorial - Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Du Gomide (viola caipira), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (bateria). Nesta turnê também foram convidados o músico e cantor Carlinhos Ferraz e a bailarina Marina Prado. O projeto foi viabilizado pelo PROFICE - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura.

Serviço: Rosa Armorial em Castro. Show de lançamento do DVD do grupo paranaense com a participação especial do Mestre Antônio Madureira. Quarta-feira, dia 4 de Março, às 20 horas, no Auditório do Colégio SEPAM (Rua Getúlio Vargas, 15 – Centro).
Rosa Armorial em Campo Mourão. Show de lançamento do DVD do grupo paranaense com a participação especial do Mestre Antônio Madureira. Quinta-feira, dia 5 de Março, às 20 horas, no Teatro Municipal de Campo Mourão (Av. Comendador Norberto Marcondes, 684 – Centro).

Rosa Armorial em Toledo. Show de lançamento do DVD do grupo paranaense com a participação especial do Mestre Antônio Madureira. Sexta-feira, dia 6 de Março, às 20 horas, Teatro Municipal de Toledo (Av. Parigot de Souza, 2626 - Vila Industrial).

Rosa Armorial em Pato Branco. Show de lançamento do DVD do grupo paranaense com a participação especial do Mestre Antônio Madureira. Sábado, dia 7 de Março, às 19h30, Sesi Cultural (Rua Xingu, 833 – Amadori).

Rosa Armorial em União da Vitória. Show de lançamento do DVD do grupo paranaense com a participação especial do Mestre Antônio Madureira. Domingo, dia 8 de Março, às 19 horas, Auditório da Unespar (Praça Cel. Amazonas, S/n – Centro).
Aula espetáculo na segunda-feira, dia 9 de Março, às 14 horas.

Todas as apresentações tem Entrada gratuita. Classificação etária: livre. Duração 75 min.

Antônio Madureira
Antônio Madureira nasceu em Novembro de 1949, na cidade de Macau/RN. O compositor desde criança conviveu com a cultura nordestina. Com 17 anos mudou-se para Recife onde foi estudar violão na Escola de Música e Belas Artes. Junto a Ariano Suassuna, Guerra-Peixe, Francisco Brennand entre outros artistas e escritores, participou da fundação do “Movimento Armorial” em 1970, passando a liderar o Quinteto Armorial em 1974, tornando-se não somente o braço direito de Ariano bem como o principal compositor do movimento.

Rosa Armorial

Ficha técnica:
Rosa Armorial: Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Du Gomide (viola caipira), Bruna Buschle (baixo), Gabriela Bruel (percussão) Denis Mariano(percuteria)
Antônio Madureira (Mestre Armorial - músico convidado)
Carlos Ferraz e Marina Prado (artistas convidados)
Mariana Zanette (direção artística e figurino)
Chico Santarosa (técnico de som)
Wilson Lirou (iluminador)
Fernanda Stancik (cenotécnica)
Aorélio Domingues (cenário)
Augusta Zanette (costureira)
Mariá Sallum (assistente de produção)
Rodrigo Browne (assessor de imprensa)
Carlon Hardt (designer gráfico e registro)
Sauí Gestão de Patrocínio (captação de recursos)
Cecília Didier (produção Antônio Madureira)
Marcela Zanette e Carla Zago (produção)
Incentivo- Havan e Copel
Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná. 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"