ESPAÇOS E ESCOLAS DE TEATRO CRIAM ASSOCIAÇÃO PARA BUSCAR SOLUÇÕES

A recém-criada G Arte – Múltiplo Cultural reúne nove instituições artísticas com mais de vinte anos de atuação na cidade de Curitiba

 

Nove empresas do segmento de produções, formação e promoções artísticas de Curitiba acabam de unir forças na tentativa de realizar ações conjuntas e encontrar soluções para os problemas gerados ao setor artístico pela pandemia da Covid-19.

 

Após um ano de teatros fechados e ensino quase totalmente não presencial, surge o G Arte – Múltiplo Cultural. A organização é formada pela Academia Cena Hum, Centro Cultural Boqueirão, Cia do Abração, Teatro Barracão Encena, Teatro Ebanx Regina Vogue, Teatro Espaço da Criança, Teatro Lala Schneider, Teatro Pé no Palco e Teatro Rodrigo de Oliveira.

 

Ao longo da pandemia, muitas coisas foram sendo flexibilizadas, retornando ao funcionamento normal. Porém, os espaços independentes de teatro ainda enfrentam diversas limitações e estão com dificuldades para se manter”, diz o diretor teatral George Sada, responsável pela Cena Hum. “A criação da G Arte é uma união de forças, que busca refletir sobre a realidade atual e encontrar soluções que permitam às produtoras culturais e escolas de arte participantes sobreviver”.

 

Segundo George, o grupo deve buscar apoio de autoridades políticas, batalhar pela conquista de maior espaço em editais locais e nacionais e discutir a criação de novas possibilidades de atuação e manutenção no mercado. “A união e organização dos representantes dos nove espaços faz com que exista uma força maior da arte e da cultura no Estado. O setor é um dos que mais vem sofrendo com a pandemia”.

Todas as empresas participantes do G Arte – Múltiplo Cultural têm mais de 20 anos de atuação no mercado artístico e são proprietárias de casas de espetáculos e escolas de teatro. Juntas, anualmente, são responsáveis pela realização de cerca de 1500 apresentações, reunindo público aproximado de 240 mil pessoas. São responsáveis pela formação de 1120 alunos de artes cênicas na capital paranaense e geram 450 postos de trabalho diretos e indiretos, voltados a artistas e técnicos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"