INSTITUTO DE PESQUISA APADRINHADO POR PELÉ COMPLETA 15 ANOS

 



Instituto de Pesquisa completa 15 anos de estudos científicos voltado para saúde infantojuvenil

Com sede Curitiba (PR), a instituição desenvolve hoje mais de cem projetos, incluindo 13 sobre a Covid-19

 

 O único projeto social do mundo formalmente apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) completa 15 anos, no próximo dia 26 de abril. Com a parceria, o maior craque da história do futebol mundial eternizou a garantia do seu legado em prol da infância. A instituição com sede em Curitiba (PR), busca novos tratamentos e métodos de diagnóstico de doenças complexas que atingem crianças e adolescentes.

Numa carreira incrível dentro de campo, que entre feitos inimagináveis chegou a 1283 gols, um deles marcou o mundo: o milésimo gol. Com o Maracanã lotado o momento histórico foi televisionado e o Rei chamou a atenção de todos para uma causa urgente: “Vamos proteger as criancinhas necessitadas". Em plena ditadura e em um Brasil muito mais desigual do que atual, Pelé plantou uma sementinha, que floresceu em 2005, em Curitiba e se transformou no legado do Rei.  "Eu só jogo em time vencedor. Me orgulho muito de fazer parte desta equipe", declarou Pelé, no lançamento do Instituto.

O Instituto integra o Complexo Pequeno Príncipe que inclui o Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil e a Faculdades Pequeno Príncipe, especializada em formação em saúde. Atualmente, o Instituto atua a partir de sete linhas de pesquisa e em 2020, contou com 19 pesquisadores principais e 110 alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, que se dedicaram a mais de cem projetos, com destaque para 13 pesquisas voltadas ao coronavírus.

“Fazer pesquisas no Brasil é um grande desafio. Contar com o Pelé nos abre infinitas portas e também é uma oportunidade para ele garantir seu legado em prol das crianças. As pesquisas desenvolvidas no Instituto têm aplicação direta na melhoria da vida das crianças atendidas nas unidades assistenciais”, diz o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.

A média mundial de investimento em pesquisa e desenvolvimento como parte do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é de 2,22%. No Brasil, a média é de 1,26%.

Hospital - O Hospital Pequeno Príncipe possibilita desde consultas até tratamentos complexos, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. Oferece assistência hospitalar há mais de 100 anos, e destina cerca de 70% da sua capacidade de atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É o maior hospital exclusivamente pediátrico em média e alta complexidade do Brasil.

Medalhas - 

O Pequeno Príncipe é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e capta recursos para sua manutenção. A parceria com Pelé abriu portas para novas iniciativas, como a Gols pela Vida, plataforma de mobilização de recursos e pessoas em prol da saúde infantojuvenil. Entre as iniciativas de arrecadação está o Projeto Medalhas, lançado em 2007, que colocou no mercado 1.283 medalhas, uma para cada gol marcado pelo craque na sua carreira. As peças foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil em nas versões ouro, prata e bronze e comercializadas para arrecadar recursos. As três medalhas do Gol 1.000 fazem parte do acervo particular do Rei e integram o Museu do Pelé, em Santos (SP). “Temos muito orgulho e também muita responsabilidade com o legado do Rei Pelé”, completa José Álvaro.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS