ESTUDANTES DO PARANÁ INVESTEM NO SISU PARA INGRESSAR NA UFPR

 

Sem data para realização do vestibular, estudantes do Paraná investem no Sisu para ingressar na UFPR

Inscrições iniciam nesta terça-feira (6) e somente na UFPR serão 1.227 vagas em diversas cidades. Professores orientam alunos a continuarem a rotina de estudos até a aprovação

O dia 6 de Abril está grifado em tonalidade diferente no calendário de inúmeros vestibulandos, já que se inicia o prazo de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A Universidade Federal do Paraná é um dos objetivos de vida de estudantes espalhados pelo Brasil que terminaram o ensino médio e desejam ingressar em uma profissão através de um ensino de qualidade e gratuito. Mas em 2020 e 2021 um cenário inédito foi apresentado com a chegada do Coronavírus e que impactou diretamente a rotina dos vestibulandos: os diversos adiamentos das provas, que seguem sem data marcada.

No momento de impossibilidade de realização de vestibulares físicos, as notas obtidas no último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizado de forma presencial e online, oferecem esperança a milhares de estudantes, como é o caso do Murilo Sales Silveira, estudante do Curso e Colégio Acesso e vestibulando de medicina. “Minha rotina foi alterada algumas vezes devido aos adiamentos das provas. Infelizmente essa realidade foi prejudicial ao cronograma de estudos. Com a abertura do SISU, farei minha inscrição como candidato ao curso de medicina”, conta o vestibulando.

Na UFPR, 1.227 vagas em diversos cursos serão disponibilizadas aos candidatos por meio do SISU 2021, nas cidades de Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Jandaia do Sul, Toledo e Palotina. Para o professor do Curso e Colégio Acesso, Pedro Adriano Brandalize a oportunidade deve ser abraçada pelos estudantes que se dedicaram tanto para esse objetivo. “Os nossos alunos, de um modo geral, mantiveram o foco nos estudos e, mesmo com as aulas online e enfrentando as mais diversas dificuldades, lutaram bravamente em busca do objetivo maior de conseguir passar no vestibular. Importante observar que, com o adiamento das datas de provas do vestibular, o SISU é uma excelente oportunidade de ingresso na UFPR. Oportunidade que deve ser abraçada por todos os estudantes que se dedicaram para esse objetivo”, diz.

Os cursos que mais ofertam vagas neste ano, por meio do sistema, são Medicina (38), Engenharia Civil (33) e Agronomia (26), todos em Curitiba. O processo de seleção é feito de forma online, pelo site do SISU, entre os dias 6 e 9 de abril. “É conveniente que os candidatos fiquem atentos às datas e não deixem para a última hora. O sistema é todo online e pode apresentar inconsistência devido às oscilações da internet e outras tecnologias. Mais informações, inclusive datas, poderão ser obtidas diretamente no site do SISU e da UFPR.”, aconselha Brandalize.

Mesmo sem data confirmada, o professor diz que o vestibular tradicional da UFPR irá acontecer e será mais uma oportunidade de ingresso, mas para isso os estudantes devem manter o foco. “Manter a cabeça nos estudos, retomando os pontos principais de cada disciplina, é fundamental nesse momento. Estudar em casa ou matricular-se no pré-vestibular, de seu agrado e confiança, é uma sugestão que merece ser tratada com seriedade. O que não recomendo é o aluno ficar aguardando novas datas para depois pensar o que fazer. Insisto na necessidade de continuar estudando e aprimorando cada vez mais os seus conhecimentos”, aconselha Pedro.

Murilo complementa o professor. “No meu caso, assisto as aulas diariamente, onde eu tenho um contato maior com os professores para tirar dúvidas, também resolvo questões e escrevo redações semanalmente, já os simulados realizo nos finais de semana. Acredito que manter uma rotina é ideal nesse momento. Terão dias que será difícil manter o foco, mas temos que seguir firmes no nosso objetivo, não podendo esquecer de tirar um momento para si mesmo, por exemplo, assistir um filme para desconectar e descansar”.

Saiba mais sobre o SISU - O Sistema de Seleção Unificada, é o sistema informatizado do Ministério da Educação, aonde as instituições públicas, Federais e Estaduais, de ensino superior, disponibilizam vagas para os candidatos interessados. Pode se inscrever no SISU aquele candidato que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Além de ter participado do Exame, o candidato não pode ter zerado na redação. Aqueles candidatos que obtiverem as melhores notas e consequentemente, com melhor classificação, serão selecionados.

Para se inscrever o estudante deve acessar o site do SISU e seguir as orientações do processo. Deve ficar atento às datas. O prazo de inscrição vai do dia 6 de Abril até o dia 9 de Abril. A matrícula dos selecionados em primeira chamada deverá ser feita entre os dias 14 de abril e 19 do mesmo mês. Existe a possibilidade de manifestar interesse em participar da lista de espera, caso não tenha sido selecionado na primeira chamada. Nesse caso a manifestação do candidato deverá ser feita entre os dias 13 de abril e 19 de abril. A consulta aos convocados da lista de espera deve acontecer a partir do dia 23 de abril. 

SOBRE O GRUPO EDUCACIONAL ACESSO - Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"