NOVA CULINÁRIA PARANAENSE EM LIVRO

Nova Culinária Paranaense evidencia sotaque gastronômico do Paraná, com pitada contemporânea

Com a participação de 15 chefs, livro destaca novas interpretações aos pratos típicos paranaenses, com sugestões de harmonizações com vinhos e cervejas.

A culinária paranaense vive seu ápice. Jovem e universalista busca identidade própria nas raízes regionais e no talento de cada profissional. Neste contexto promissor, de valorização, muitos chefs de Curitiba, do litoral do Paraná e também do interior do estado, se reinventaram e ganharam novo fôlego para galgar posições de destaque no cenário local e também nacional. Atento a esse movimento, o empresário Pedro Corrêa de Oliveira, diretor da importadora Porto a Porto, em parceria com o Grupo Canal/com, lança no próximo dia 25 de Outubro, no Palácio Garibaldi, o livro Nova Culinária Paranaense – Sabores históricos. Pitadas contemporâneas. “Sempre tivemos a intenção de difundir a cultura gastronômica do Paraná. Por esse motivo, no início de 2011, iniciamos as pesquisas para elaboração do livro, viabilizado pela Lei Rouanet, que evidencia as tradições do nosso estado, além de inovar ao apresentar novas interpretações aos pratos típicos paranaenses”, afirma o idealizador.

Para Aldo Malucelli, diretor do Grupo Canal/com, o livro Nova Culinária Paranaense é uma obra diferente do que há atualmente no mercado de livros gastronômicos. “Esse não é apenas um livro de receitas. Ele evidencia a cultura popular por trás dos pratos”, afirma. “No recheio do livro, os leitores terão acesso, ainda, a pitadas históricas e dicas dos chefs”, completa. 

De acordo com Pedro Corrêa, a miscigenação é uma das principais características da mesa paranaense. “Quando analisamos o processo migratório do Paraná e as bases da culinária, nos deparamos com receitas e ingredientes de origem portuguesa, italiana, alemã, polonesa, francesa, entre outras”, ressalta.

A resposabilidade editorial é Rafaella Malucelli, conta que o time escolhido para integrar o projeto envolve chefs de Curitiba e de outras cidades do Paraná, como Foz do Iguaçu, Morretes e Lapa. “Conseguimos reunir um time de peso, que associa novos talentos a profissionais renomados”. São eles: Alexandre Bressanelli, Alexandre Vicki, Beto Madalosso (Forneria Copacabana), Celso Freire, Délio Canabrava (Cantina do Délio), Éder Fernandes, Eva dos Santos (Bistrô do Victor), Geraldo Alves (Restaurante Porto Canoas – Foz do Iguaçu), Jean Paul Decock (Ile de France), Junior Durski (Durski), Luiz Romanus (Armazém Romanus – Morretes), Manu Buffara (Restaurante Manu), Panoka, Rosa Lipski (Restaurante Lipski - Lapa) e Selma Tonatto (Bar do Alemão).

As fotografias são de Rafael Dabul, ilustrações de João Amadeu Vieira, diagramação e design de Leonardo Malucelli, pesquisa de Eduardo Sganzerla, textos e pesquisa de Heros Mussi, direção editorial de Rafaella Malucelli, introdução de Dante Mendonça e prefácio de Guilherme Rodrigues. “O livro Nova Culinária Paranaense não destaca um autor, mas sim um conselho editorial”, acrescenta Pedro Corrêa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS