"THE MACHINE TO BE ANOTHER - A MÁQUINA DE SER OUTRO" NO FESTIVAL DE CURITIBA


Com realidade virtual, durante 15 minutos, duas pessoas trocam de perspectiva e experimentam o ponto de vista do outro

“The Machine To Be Another- A Máquina de Ser Outro”, na Mostra 2018 do Festival de Curitiba de 28 de Março a 3 de Abril na Cia Brasileira de Teatro, permitirá que o público, por 15 minutos tenha a experiência de ser, ver e sentir o mundo como uma outra pessoa. É uma das atrações internacionais e gratuitas da Mostra 2018.

A experiência foi desenvolvida pelo coletivo artístico BeAnotherLab e é um sistema que combina performances e realidade virtual com técnicas de neurociência para criar uma ilusão cerebral que faz um indivíduo ter a ilusão de que está no corpo de outra pessoa.
“The Machine To Be Another- A Máquina de Ser Outro” busca, assim, promover compreensão mútua, tolerância e empatia.

O sistema foi criado a partir de tecnologias e protocolos usados cientificamente e que demonstraram resultado positivo em reduzir preconceitos e elevar o altruísmo.
A experiência pretende oferecer ao público discussões sobre a diversidade humana através da prática de se colocar no lugar da outra pessoa.

Internacionalmente premiado, o projeto já foi apresentado em mais de 30 países e durante o Festival de Curitiba proporcionará aos usuários a experiência de troca de corpos: durante cerca de 15 minutos dois usuários serão convidados a intercambiar de perspectiva movendo-se em sincronia.

“Questionando conceitos de gênero, sexualidade e respeito mútuo e concretizando discursos de empatias o coletivo propicia ao espectador a chance de experimentar o lugar e a narrativa de outra pessoa. A performance vem atraindo a atenção de pesquisadores de diferentes áreas como resolução de conflitos, psicologia, neurociência social e medicina preventiva ao redor do mundo. Desafiando o senso comum, para os artistas do Coletivo a tecnologia é um meio de criar relações mais profundas entre as pessoas e não de estimular o isolamento social”, definiram os curadores da Mostra 2018, o ator Guilherme Weber e o diretor Marcio Abreu.

FICHA TÉCNICA
Experiencias de troca de corpo com A Máquina de Ser Outro (Body Swap experiences with The Machine To Be Another).
Criação da obra 2014, Barcelona, Espanha.
Desenvolvimento BeAnotherLab.
Instalação interativa usando realidade virtual e performances.
Apresentação em Curitiba dirigida e produzida por Philippe Bertrand e Alessandra Vidotti.
28 DE MARÇO A 3 DE ABRIL NA CIA BRASILEIRA DE TEATRO
A EXPERIÊNCIA TEM DURAÇÃO DE 15 MINUTOS, DISPONÍVEL DAS 14H ÀS 20H.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"