"THE MACHINE TO BE ANOTHER - A MÁQUINA DE SER OUTRO" NO FESTIVAL DE CURITIBA


Com realidade virtual, durante 15 minutos, duas pessoas trocam de perspectiva e experimentam o ponto de vista do outro

“The Machine To Be Another- A Máquina de Ser Outro”, na Mostra 2018 do Festival de Curitiba de 28 de Março a 3 de Abril na Cia Brasileira de Teatro, permitirá que o público, por 15 minutos tenha a experiência de ser, ver e sentir o mundo como uma outra pessoa. É uma das atrações internacionais e gratuitas da Mostra 2018.

A experiência foi desenvolvida pelo coletivo artístico BeAnotherLab e é um sistema que combina performances e realidade virtual com técnicas de neurociência para criar uma ilusão cerebral que faz um indivíduo ter a ilusão de que está no corpo de outra pessoa.
“The Machine To Be Another- A Máquina de Ser Outro” busca, assim, promover compreensão mútua, tolerância e empatia.

O sistema foi criado a partir de tecnologias e protocolos usados cientificamente e que demonstraram resultado positivo em reduzir preconceitos e elevar o altruísmo.
A experiência pretende oferecer ao público discussões sobre a diversidade humana através da prática de se colocar no lugar da outra pessoa.

Internacionalmente premiado, o projeto já foi apresentado em mais de 30 países e durante o Festival de Curitiba proporcionará aos usuários a experiência de troca de corpos: durante cerca de 15 minutos dois usuários serão convidados a intercambiar de perspectiva movendo-se em sincronia.

“Questionando conceitos de gênero, sexualidade e respeito mútuo e concretizando discursos de empatias o coletivo propicia ao espectador a chance de experimentar o lugar e a narrativa de outra pessoa. A performance vem atraindo a atenção de pesquisadores de diferentes áreas como resolução de conflitos, psicologia, neurociência social e medicina preventiva ao redor do mundo. Desafiando o senso comum, para os artistas do Coletivo a tecnologia é um meio de criar relações mais profundas entre as pessoas e não de estimular o isolamento social”, definiram os curadores da Mostra 2018, o ator Guilherme Weber e o diretor Marcio Abreu.

FICHA TÉCNICA
Experiencias de troca de corpo com A Máquina de Ser Outro (Body Swap experiences with The Machine To Be Another).
Criação da obra 2014, Barcelona, Espanha.
Desenvolvimento BeAnotherLab.
Instalação interativa usando realidade virtual e performances.
Apresentação em Curitiba dirigida e produzida por Philippe Bertrand e Alessandra Vidotti.
28 DE MARÇO A 3 DE ABRIL NA CIA BRASILEIRA DE TEATRO
A EXPERIÊNCIA TEM DURAÇÃO DE 15 MINUTOS, DISPONÍVEL DAS 14H ÀS 20H.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

CARNAVAL DOS RAROS

INSTITUTO TMO ELEGE DIRETORIA EXECUTIVA PARA O BIÊNIO