VOCÊ NÃO PODE PERDER A EXPOSIÇÃO: "AI WEIWEI RAIZ" NO MON

Do lado de dentro do Museu, no espaço do Olho, cerca de 60 outras obras integram a maior exposição de sua carreira e a primeira dele no Brasil: Ai Weiwei Raiz, que está em cartaz no MON.
Saiba mais sobre algumas delas:
![]() |
Taifeng. Foto: Antônio More. |
Grapes (Uvas): são 32 bancos da Dinastia Qing unidos por meio de técnicas tradicionais de marcenaria chinesa, sem utilizar prego ou cola. A instalação faz parte de uma série de trabalhos em que o artista subverte o uso original de um móvel.
Taifeng: bambu e seda, numa técnica tradicional de fazer pipas, transformam-se aqui num personagem inspirado pelo Shanhaijing, texto clássico do século 4 a.C. Nele, criaturas mitológicas refletem ideias maiores que a nossa capacidade de entendimento.
![]() |
Moon Chest. |
Moon Chest (Cofre da Lua): um jogo de imagens é sugerido nesta série de cofres feitos com a preciosa madeira Huali, o marmelo chinês, a partir da tradicional técnica de marcenaria chinesa. Os cofres apresentam as quatro fases da lua aos visitantes que interagem com a instalação.
Sunflower Seeds (Sementes de Girassol), trabalho composto por milhares de sementes de girassol de porcelana pintadas à mão por artesãos chineses, a maioria mulheres, abordando a questão da produção em massa e da perda da individualidade;
Blossom (Florescer), como protesto por ter tido seu passaporte confiscado, todos os dias Ai Weiwei colocava flores na cesta de sua bicicleta, fotografando e replicando as imagens nas redes sociais, que viralizaram. Uma instalação com delicadas flores de porcelana retoma esse período.
Law of the Journey (Lei da Viagem - Protótipo B), um enorme barco inflável com tripulantes faz alusão à crise global de refugiados. Pesquisador do assunto, Ai Weiwei já viajou para 40 campos de refugiados e produziu o documentário Fluxo Humano (Human Flow), exibido na mostra. Outras obras abordam o mesmo tema, recorrente no trabalho de Ai Weiwei, como Vases with a Refugee Motif as a Pilar (Vasos Empilhados com Motivos de Refugiados) , por exemplo.
![]() |
Vases with a ... Foto: Marcello Kawase. |
Realizada pelo MON e apresentada pela Copel, a exposição em Curitiba foi viabilizada pelo Governo do Estado do Paraná. Ai Weiwei é reverenciado como um dos grandes nomes da cena contemporânea mundial e notório devido ao interesse que demonstra pelas questões sociais e humanas. A exposição Ai Weiwei Raiz foi produzida por Marcello Dantas, que também assina a curadoria.
Serviço: Exposição “Ai Weiwei Raiz”
Até 28 de Julho de 2019
Espaço: Olho
Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - PR
museuoscarniemeyer.org.br
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas.
Comentários