MON REALIZA EXPOSIÇÃO COM AS MAIS RECENTES AQUISIÇÕES DO ACERVO

A mostra “Com Título e Sem Título, Técnicas e Dimensões Variadas – Museu Oscar Niemeyer, Aquisições e Doações Recentes” será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 16. Ao todo são 54 obras, entre esculturas, instalações, gravuras, pinturas e fotografias de artistas paranaenses, nacionais e internacionais. O período expositivo irá até o dia 18 de Agosto, no Museu Oscar Niemeyer (MON).

Muitas dessas obras chegaram ao Museu por meio do programa Sou Patrono, criado pelo MON e pioneiro nessa maneira de valorização da cultura no Paraná. No total, graças ao programa Sou Patrono, já foram adquiridas 30 obras, enriquecendo o acervo do MON.
 
Todas as novas obras incorporadas ao acervo do MON, sejam vindas de doações ou por meio do patronato, passam pela rigorosa análise do Conselho Cultural”, explica a diretora-presidente do Museu, Juliana Vosnika.

Com curadoria de Agnaldo Farias, a nova exposição foi organizada por relações e não por escolas, regiões ou cronologia. “O público notará, entre as obras expostas, maior incidência de fotografias e pinturas de paisagens e retratos”, comenta o curador. Isso demonstra a preocupação em fortalecer agrupamentos e reforçar pontos em comum, capazes de oferecer uma amostragem heterogênea da produção contemporânea. 
 
Segundo Farias, ao aumentar seu acervo, um museu deve partir de critérios rígidos e transparentes. “Em primeiro lugar, pautar-se pela qualidade estética. Em segundo, pela preocupação em trazer à luz as questões mais importantes do nosso tempo, sejam elas consolidadas ou emergentes.”
 
Sobre o MON
O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção de arte asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, mantidas num espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.
 
Serviço:  “Com Título e Sem Título, Técnicas e Dimensões Variadas – Museu Oscar Niemeyer, Aquisições e Doações Recentes”
Período expositivo: de 16 de Maio a 18 de Agosto
De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Quarta-feira, entrada gratuita.  
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba 

www.museuoscarniemeyer.com.br

Reproduções: Marcello Kanawase.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"