MURAL DE 216 METROS QUADRADOS COMEÇA A DAR COR AO MOINHO REBOUÇAS

Obra do artista goiano Wes Gama está sendo realizada durante uma semana e relembra as origens indígenas de Curitiba

Em poucos dias, a paisagem do bairro Rebouças vai ganhar cores vibrantes - mais precisamente uma das paredes do Moinho Rebouças, sede atual da Fundação Cultural de Curitiba. Isso porque o artista visual goiano Wes Gama está preparando um grande mural no local, de 216 m², retratando dois índios brasileiros correndo.

Batizado de O povo brasileiro, o mural começa a ganhar forma no dia 17 de Agosto (quarta-feira) e segue em produção até dia 21. O título faz referência ao livro homônimo do antropólogo Darcy Ribeiro e ao momento em que o país recebe os Jogos Olímpicos. A escolha em colorir as paredes com índios surgiu após pesquisa de Wes, que se deparou com a informação de que Curitiba tem, em sua origem, os povos indígenas - a tribo Tingui. 

"No livro, Darcy Ribeiro diz que o povo que não conhece ou então ignora as suas raízes culturais acaba correndo o risco de não avaliar corretamente a sua realidade. Acho que é um bom momento para relembrarmos essa reflexão. Por isso, a ideia de retratar as nossas origens", explica.

O artista
Wes Gama é ilustrador e muralista, tem 28 anos e desde os 12 faz intervenções urbanas na periferia de Goiânia (GO). O trabalho do artista é focado na preservação da natureza e na valorização do povo simples que vive nas roças e vilarejos do Brasil. A representação humana reflete valores adquiridos durante o período em que o artista morou no interior de Goiás, onde passou a ter contato direto com o cerrado e com os Kalungas, povo quilombola que habita a região da Chapada dos Veadeiros há mais de 300 anos.

O goiano pintou murais e realizou oficinas, seja de forma independente ou para grandes marcas em diversas cidades. Já participou de exposições coletivas e individuais. Durante sua estadia em Curitiba, além da obra no Moinho Rebouças, realizará murais autorais e comerciais.

O projeto
Com produção da Mucha Tinta, este projeto foi incentivado via MINC e ganhador do Prêmio Arte Monumento Brasil O Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 é realizado pela FUNARTE, em parceria com o Ministério da Cultura e a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Exposição em Curitiba
Wes Gama aproveita a passagem por Curitiba para abrir uma exposição individual com algumas de suas obras. A mostra inicia no dia 25 de Agosto (quinta-feira) e vai até o fim de Outubro, no Bistronauta. O artista selecionou vários suportes para a exposição, contando com lambe-lambes, madeiras pintadas, adesivos, imãs, backlights e papéis de parede. O evento contará com show da cantora e compositora Bruna Lucchesi.

Serviço: Artes visuais: Pintura do mural O povo brasileiro, de Wes Gama
Local: Moinho Rebouças|Fundação Cultural de Curitiba - Rua Engenheiros Rebouças, 1732 - Rebouças - Curitiba | PR
Data: 17 a 21 de Agosto de 2016

Exposição: Wes Gama
Local: Bristronauta - Av. Vicente Machado, 770 - Centro - Curitiba | PR
Abertura: 25 de Agosto, 20h (quinta-feira)
Visitação: 26 de Agosto a 26 de Outubro
Horário: De segunda a quarta, 11h30 às 15h. Quinta e sexta, das 11h30 às 15h e 18h à 0h. Sábado, das 12h às 16h e 18h à 0h.
Ingressos: Entrada franca
Informações: (41) 3045-6131.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"