ATINJ APRESENTA MOSTRA DE TEATRO PARA CRIANÇAS COM INTERAÇÃO ONLINE

Durante a transmissão online dos espetáculos, as crianças poderão interagir com os atores

            A Associação de Teatro para Infância e Juventude do Estado do Paraná (ATINJ/PR) promove, entre os dias 20 e 31 de Outubro, a II Mostra ATINJ de Teatro para Crianças / Online, patrocinado pelo Programa de Apoio e Incentivo à cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Uninter. O evento é uma oportunidade de compartilhar a produção teatral de companhias paranaenses, direcionada ao público de todas as idades.

 

As apresentações acontecerão no formato online, no canal do youtube da ATINJ/PR e contará com 20 apresentações, sendo de oito espetáculos de várias companhias da região. Destas, 14 apresentações acontecerão em dias letivos, sempre em duas sessões. As apresentações dos finais de semana (seis apresentações) serão transmitidas ao vivo, onde o espectador poderá interagir com os atores. 

 

Os links das apresentações estarão disponíveis em: https://mostraatinj.blogspot.com/ e, além das apresentações, também haverá atividades de caráter formativo, como oficinas teatrais, direcionadas a professores, mesa-redonda e palestra sobre a história do teatro para crianças em Curitiba. Estas atividades serão realizadas através da plataforma zoom.

 

A presidente da Associação, Fátima Ortiz, comenta que a mostra vem em tempos desafiadores e que encontrar-se desta forma com as crianças, com as famílias, com os artistas e educadores, é apostar na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. “É o segundo ano consecutivo da mostra no formato online, a continuidade do projeto é essencial para que cada vez mais a arte esteja presente na vida das pessoas. O valor da mostra está no novo aprendizado teatral, já que estamos remotos. As famílias estão tendo uma nova experiência de assistir um espetáculo dentro de sua casa e depois ter a oportunidade de conversar e trocar ideias com os atores. É uma grande alegria e prazer proporcionar a convivência criativa”.

O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações, neste ano, transmitidas online. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. “É um evento muito importante que proporciona oficinas, espetáculos e principalmente a mesa redonda, que é discutido as linguagens e as formas de se fazer teatro. Contamos com a participação e divulgação de todos”, reforça Pedro Uchoa, vice-presidente da Atinj.

 

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.

 

APRESENTAÇÕES

DATA: De 20/10 a 31/10/2021

APRESENTAÇÕES DIRIGIDAS A ESCOLAS

Sábado e domingo: – COM TRANSMISSÃO AO VIVO

INFORMAÇÕES: https://mostraatinj.blogspot.com/

 

COMPANHIAS PARTICIPANTES  

COMPANHIA DO ABRAÇÃO – CURITIBA: A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

 

CIA. CIRCO TEATRO SEM LONA - MARINGÁ/PR: A companhia Circo Teatro Sem Lona foi originada em 1996, unindo várias técnicas circenses: acrobacia, malabares, trapézio, mágicas e estudos sobre a figura do palhaço. A companhia, por iniciativa de Ochôa, encaminhou projeto de Lei Municipal de Incentivo à Cultura para uma pesquisa de investigação teatral e circense. Após três anos de estudos, laboratórios  e práticas, resultaram no espetáculo de circo teatro “O Amor de Peri e Ceci- ”, inspirado na obra de José de Alencar “ O Guarani”. As encenações são irreverentes, dinâmicas, satíricas e musicais, apoiadas na linguagem simples e popular, como forma de atingir o público eclético.

 

CIA. TEATRO REGINA VOGUE  CURITIBA/PR: A Companhia de Teatro Regina Vogue abrange toda a complexidade de ideias, iniciativas e equipes que movimentam, criam, montam, pesquisam e produzem peças teatrais, abrangendo o Espaço Teatro Regina Vogue, a Regina Vogue Produções, a MESSE Produções Artísticas e o CENTEC – Centro de Estudos de Teatro para Crianças.

Desde seu início, há 22 anos, a Cia. de Teatro Regina Vogue já produziu mais de 40 espetáculos, sempre primando pela qualidade e pertinência dos temas por eles abordados. O CENTEC visa à investigação e ampliação das linguagens utilizadas no teatro para crianças.

 

CIA. PÉ NO PALCO CURITIBA/PR: Fundada em 1995 por Fátima Ortiz o Pé no Palco Atividades Artísticas. Criação da companhia estável - Círculo de Encenação e Pesquisa e consolida quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop, Cursos e Eventos.

 

MRG PRODUÇÕES ARTÍSTICAS  CURITIBA/PR: Fundada em 1995 por Marcio Roberto, é considerada uma das maiores produtoras de arte e cultura do Paraná. Com sede em Curitiba, tem como principal segmento artístico a produção de espetáculos teatrais através de clássicos da literatura. Oferece arte primorosa, criada por artistas premiados. Montagens consagradas atestam a sua sensibilidade e amor na produção artística. 


CIA. ESPAÇO DA CRIANÇA A empresa Espaço da Criança foi fundada em 1.986, por Giovani Cesconeto, para produzir espetáculos de teatro, cinema e eventos culturais. Produziu 158 espetáculos para infância e juventude.  Foram mais de 2.000 apresentações, 1.500 horas de cursos para formação de professores, e passou de 1.000.000 de espectadores. 

 

RESUMO DOS ESPETÁCULOS DO FESTIVAL 

CHAPEUZINHO VERMELHO DIA 20/10, quarta-feira às 10h e 15:30h

Cia. Espaço da Criança – Curitiba/PR 

Sinopse -  “Chapeuzinho Vermelho”. Espetáculo infantil que conta a clássica história de uma menininha que vai levar doces para a sua vovó. Na floresta encontra o terrível Lobo Mau que ensina a ela um suposto caminho mais curto para chegar ao seu destino. A peça propõe a reflexão de valores, como a mentira e respeito aos mais velhos.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

QUER BRINCAR DE ALGUMA COISA! QUE COISA? – DIA 21/10, quinta-feira às 10h e 15:30h, 23/10, sábado às 19h e 24/10, domingo às 11h.

Cia Pé no Palco – Curitiba/PR

Sinopse - Procura-se uma coisa. Como assim uma coisa? Uma coisinha, uma coisona, uma coisita. Tem muita coisa que pode ser uma coisa.

Calma, calma.. Através da imaginação passamos por diversas culturas, mesclando estéticas e criando nossa própria identidade que vai do Blues até o Forró, do Canto Lírico ao Rock n' Roll. Já que vivemos nesse mundo cheio de informações, por que não deixar a criatividade livre para despertar novas conexões?

Uma atriz e um ator em cena, cantam, dançam, tocam e contam a saga que é estar em busca de alguma coisa. A interatividade com o público se estabelece nas diversas linguagens do espetáculo, através do visual, da contação, das palavras, no jogo e da troca de olhares entre atores e plateia, no campo sensível, no campo da imaginação e através das músicas compostas especialmente para o espetáculo.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

O CIRCO DO TURRÃO  DIA 22/10, sexta-feira às 10h e 15:30h /  23/10, sábado às 16h e 24/10, domingo às 19h

Cia Circo Teatro Sem Lona – Maringá/PR

Sinopse - O Circo de Turrão é apresentado por uma equipe de Clowns, juntamente com a filosofia de trabalho de nossa companhia, que se dedica a realizar espetáculos teatrais com linguagem circense a um público variado. Nesse espetáculo de variedades que é o circo - teatro apresentamos a figura do palhaço, que se encarregava de unir os números nos antigos espetáculos, entre o trapézio e o malabarista entreva o palhaço e fazia sua improvisação para a arrumação do próximo número. Em nossa encenação o palhaço realiza todos os números, inspirado no palhaço Feliniano, trazemos a público a montagem das cenas e do número, tornando a plateia cúmplice da encenação, envolvendo o espectador em determinados números, sempre acompanhado da Charanga, a bandinha que toca ao vivo e realizados sons incidentais durante os números.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

TISTU, O MENINO DO DEDO VERDE DIA 26/10, terça-feira às 10h e 15:30h

Cia MRG produções artísticas – Curitiba/PR

Sinopse - é um dos livros infantis mais importantes jamais escritos. Não é surpresa que tenha uma repercussão tão profunda no espírito das crianças e dos adultos. Quase sempre ele é associado a uma encantadora ideia ecológica, já que é, de fato, este o seu ponto de partida. TISTU e sua mágica capacidade de fazer florescer tudo quanto toca, é uma simples e direta metáfora de tudo quanto o homem pode fazer pelo meio ambiente, mas que insiste em desacreditar de seu próprio poder e faz justamente o contrário.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO - DIA 27/10, quarta-feira, às 10h e 15:30h

Cocotte Minute Produções /Cia. do abração 

Sinopse - O espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, primeiro espetáculo da Cia. do Abração, foi a grande revelação do ano de 2002 em Curitiba, angariando seis Troféus Gralha Azul – Prêmio Governador do Estado, são eles: melhor espetáculo para crianças – Cia. Do Abração, melhor diretor, melhor adereço, melhor sonoplastia, melhor atriz e atriz revelação. 

No Sonho de Uma Noite de Verão, adaptado pela Cia. do Abração, quatro velhinhos, contadores de estórias, que neste momento se encontram a serviço do Sr. Milkshakespeare, utilizam-se de objetos para contar esta estória que fala dos encontros e desencontros de dois casais.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

A ROUPA NOVA DO REI - DIA 28/10, quinta-feira às 10h e 15:30h

Cia. Regina Vogue Produções

Sinopse - O musical narra a história de um rei egoísta que deseja ser o monarca mais bem vestido do mundo. Enquanto isso, quatro velhos instrumentos de costura ganham vida após anos esquecidos em meio a um amontoado de roupas velhas. O espetáculo é indicado para crianças a partir de 3 anos.

Duração: 50min

Classificação – Livre 

 

A BELA E A FERA – DIA 29/10, sexta-feira, às 10h e 15:30h

HG Produções /Cia do Abração

Sinopse: Inspirada no clássico dos irmãos Grimm, na nossa história, a protagonista pede ao seu pai, um ex-compositor de sambas, agora caixeiro viajante, que lhe traga de presente: o samba da Rosa. Infortunadamente, o pobre homem escuta o samba vindo do castelo de uma terrível FERA. A partir daí se desenrola o conflito e toda a trama já conhecida deste clássico infantil.

Duração: 50min

Classificação – Livre

 

 

PINÓQUIO - DIA 30/10, sábado às 16h e 31/10, domingo às 11h 

Sinopse – Inspirada no original italiano de Carlo Collodi, Pinóquio é um boneco, esculpido a partir do tronco de uma árvore por um entalhador chamado Geppetto, mas que sonhava em ser um menino de verdade.

Na nossa adaptação, o conflito principal está centrado nos valores humanos e a formação do caráter de um menino.

Duração: 50min

Classificação – Livre. 

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – OFICINA TEATRAL PARA PROFESSORES ONLINE

 

OFICINA: JOGOS TEATRAIS PARA CRIANÇAS (em dois módulos) – 40 VAGAS NO TOTAL

Transmitido por meio da plataforma ZOOM, do espaço CIA PÉ NO PALCO – Modulo I

TURMA A - Das 8h às 10h – 20 VAGAS

TURMA B – Das 10h às 12h – 20 VAGAS

Transmitido por meio da plataforma ZOOM, do espaço CIA DO ABRAÇÃO – Modulo II

TURMA A - Das 8h às 10h – 20 VAGAS

TURMA B – Das 10h às 12h – 20 VAGAS.

Inscrições através do link: https://forms.gle/a4H6MZzjeQsthW4y8 a partir do dia 01/10.   

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – INDICADO A PROFESSORES DE ARTE E INTERESSADOS 

31/10/2021, das 14h às 18h –

Palestra sobre dramaturgia para a infância com Fátima Ortiz e Mesa redonda com debates
sobre os espetáculos da mostra de teatro para crianças de todas as idades,
Transmitido por meio da plataforma ZOOM na sede da Cia. do Abração 
LINK: https://us06web.zoom.us/j/84988510396?pwd=YzlyU0xoNnVFR1VvbjlwdER5R0ZWQT09
Meeting ID: 849 8851 0396
Passcode: Atinj
 

LINKS DOS ESPETÁCULOS

II MOSTRA ATINJ DE TEATRO PARA CRIANÇAS

CHAPEUZINHO VERMELHO 
DIA: 20 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=2hOn5hbdP_M
DIA: 20 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=ZwQ4YZbiwC8

QUER BRINCAR DE ALGUMA COISA! QUE COISA?
DIA: 21 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=gVbJsj-kW7I
 
DIA: 21 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=uQ1VCF6lcLg
 
DIA: 23 de Outubro de 2021, às 19h
LINK:  https://youtu.be/FvabGf-snxA
DIA: 24 de Outubro de 2021, às 11h
LINK:  https://youtu.be/tTiBqqQfh6s
 

O CIRCO DO TURRÃO
DIA: 22 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=heNDqcUMJGw
DIA: 22 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=LHK3hvrF4H8 
DIA: 23 de Outubro de 2021, às 16h
LINK:  https://youtu.be/K6f-y0rw40s
DIA: 24 de Outubro de 2021, às 19h
LINK:  https://youtu.be/vexTEeRDAgo 

TISTU O MENINO DO DEDO VERDE
DIA: 26 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=AyVf2ubNkAc
DIA: 26 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=d5LEB4VQeoQ

SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO
DIA: 27 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://youtu.be/9x8PQ829Z3w 
DIA: 27 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://youtu.be/ojOHwaEioNM

A ROUPA NOVA DO REI
DIA: 28 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://youtu.be/sjW1G68tM84
DIA: 28 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://youtu.be/0cJ253Cr5c0

A BELA E A FERA
DIA: 29 de Outubro de 2021, às 10h
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=Xo7HerK3EmQ
DIA: 29 de Outubro de 2021, às 15h30
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=PI-GBTt1iuA

PINÓQUIO
DIA: 30 de Outubro de 2021, às 16h
LINK:  https://youtu.be/4fO3WXnJ12I
DIA: 31 de Outubro de 2021, às 11h
LINK:  https://youtu.be/DowcexrKziA

VÍDEOS CONVITES DA MOSTRA:

https://youtu.be/PUzplx_QSeI

https://drive.google.com/drive/folders/1sY7G4oaAbv0iP5a8xe97Q6NvnnfONaxR?usp=sharing

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS