CAMPANHA TODO DIA GASTROMOTIVA ARRECADA RECURSOS PARA COMBATE SISTÊMICO DA FOME




ONG lança campanha para fomentar projetos de combate à fome e oferecer formação e geração e renda em 5 cidades do país

A organização social Gastromotiva, que trabalha no combate à fome através de projetos de alimentação, educação e geração de renda, está lançando a campanha Todo Dia Gastromotiva para arrecadar recursos e continuar atendendo à crescente demanda de pessoas em situação de insegurança alimentar no Brasil.

Com a pandemia, os índices de pobreza dispararam em todas as regiões junto ao aumento do desemprego, que chegou a 14,8 milhões de brasileiros no último trimestre (IBGE, 2021). A população está sendo empurrada para a pobreza e extrema pobreza, com quase 50 milhões de pessoas no país enfrentando algum grau de insegurança alimentar no último ano (ONU, 2021). E todos os dias, mais e mais pessoas se juntam a esse grupo.

A Campanha Todo Dia Gastromotiva é uma iniciativa para além da urgência da pandemia. Uma ferramenta fundamental para a transformação efetiva dos sistemas alimentares locais, contribuindo com a educação e desenvolvimento humano e das comunidades.

Tendo oferecido já mais de 1 milhão de refeições, o programa Cozinhas Solidárias Gastromotiva, maior projeto da organização hoje, foi criado ano passado para aumentar a distribuição de refeições em áreas com grande número de pessoas em situação de insegurança alimentar, ao mesmo tempo em que oferece formação e geração de renda para os cozinheiros sociais em 5 cidades do país. Para além da distribuição de refeições, o programa busca promover mudanças sistêmicas através do desenvolvimento local dos territórios em que estão inseridos. Assim, as Cozinhas Solidárias Gastromotiva são iniciativas sustentáveis e provocam transformações permanentes nesses territórios e comunidades.

Exemplo de marmitas que a Gastromotiva já distribuiu

"Se todo dia tem fome, todo dia é dia de unir esforços no combate à fome. A Gastromotiva nasceu primeiramente como uma oportunidade para que pessoas pudessem transformar suas realidades através da formação profissional. Também sabemos que a fome é consequência de diversos fatores sociais que levam os indivíduos à pobreza e então à insegurança alimentar. Esse quadro se agravou do ano passado para cá e deve seguir as previsões de que os impactos da pandemia irão perdurar por muito tempo ainda. Então, nossa iniciativa vai além da distribuição das refeições porque essas quentinhas contém muito mais do que comida. Nessa receita tem combate sistêmico da fome, geração de renda, mobilização de redes comunitárias e promoção da educação nutricional e produção e consumo consciente", ressalta David Hertz, cofundador e presidente da organização.

A Gastromotiva é uma organização da sociedade civil e a continuidade desse trabalho depende de doações. Para a campanha, a ONG tem a meta de atingir 1 milhão de reais e engajar cada vez mais doadores recorrentes, ou seja, pessoas que doam uma mesma quantia mensalmente. Para contribuir, basta o doador entrar no site da Gastromotiva (www.gastromotiva.org/doe) ou fazer uma transferência via pix pela chave 08.505.223/0001-12. Para os que desejarem apoiar a organização de forma contínua, basta selecionar a opção "mensal" na hora de doar.

Sobre a Gastromotiva
Fundada no Brasil em 2006 pelo chef e empreendedor social David Hertz, a Gastromotiva tem como missão transformar a vida de pessoas e comunidades através da comida. A partir da experiência acumulada em mais de uma década de trabalho no Brasil, México e El Salvador, a organização contribui para geração de impacto social positivo nos locais em que atua e cada vez mais amplia sua visão e ação global de cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Gastromotiva já formou gratuitamente 6.000 jovens para o mercado de trabalho, ofereceu educação nutricional para mais de 100.000 pessoas e resgatou do desperdício mais de 300 toneladas de alimentos que foram ressignificados em mais de 1 milhão de refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"