CENTRO HISTÓRICO DIVERTIDO SERÁ REALIZADO NO SÁBADO

“Centro Histórico Divertido” realizará a segunda edição neste sábado dia 5 de Outubro 
Terá  contação de histórias, teatro, oficinas de artes e cardápio especial para as crianças

A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba apresentou semana passada a programação da segunda edição do “Centro Histórico Divertido”, que acontecerá no dia 5 de outubro e integra a grade de eventos dos comerciantes da associação. Serão 57 atrações, o dobro da edição realizada em 2012, dedicadas especialmente aos baixinhos em comemoração ao Dia das Crianças. As atividades começam às 10 horas da manhã e seguem até 17h. Entre estas, estão oficinas de artes e de culinária que exigem inscrição antecipada, que poderá ser feita no dia. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Além de um sábado cheio de brincadeiras para toda a família - várias gratuitas - um menu kids especial será preparado por cada restaurante da região. O cardápio vai de pipoca a algodão doce e novidades especialmente criadas para o dia, como a “Galinha Pintadinha”, do Bar do Alemão; “Palhaço Chik Chik”, do Jokers e a “Salsicha Descabelada”, da Casa Lilás. Os preços do menu variam entre R$10 e R$18.

O presidente da Rede, Fernando Portella, proprietário do restaurante Oriente Árabe, ressalta a importância de eventos como este para fortalecer a união dos empresários e valorizar a identidade da região, através de atividades culturais e gastronômicas que envolvam a comunidade local e atraiam turistas. No ano passado, em torno de 5 mil pessoas circularam ao longo do dia. “Nossa expectativa para este ano, e estamos preparados para isso, é receber ainda mais visitantes”, diz.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, destacou a importância do trabalho em conjunto e colocou a estrutura da FCC à disposição da Rede. “Nas próximas edições contem também com os espaços da FCC que fazem parte do Centro Histórico. Este lugar tem uma vida que a cidade ainda não percebeu em todo o seu potencial e diversidade. Juntando forças podemos alcançar o devido reconhecimento”, afirma o presidente da FCC, que é uma das parceiras da associação empresarial.

A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba tem como parceiros apoiadores a Fecomércio, SESC, SENAC, Sebrae-PR, e a Prefeitura de Curitiba, através da Fundação Cultural de Curitiba e do Instituto Municipal de Turismo.

Destaques da programação
Uma programação repleta de surpresas irá preencher desde o começo da Rua São Francisco, passando pelo bebedouro do Largo da Ordem, pelo Relógio das Flores até as Ruínas de São Francisco. No calçadão acontecerão atividades circenses, musicais, teatrais, além de uma mini pista de cordas com os Escoteiros.

Os estabelecimentos da região também terão atividades educativas, teatros, oficinas de pintura e de massinha, entre outras atrações. Cada estabelecimento participante será marcado com balões e dentro de cada um deles as crianças poderão encontrar mais diversão.

EMPRESAS PARTICIPANTES
Alguns dos mais tradicionais bares e restaurantes da região histórica de Curitiba fazem parte da Rede do Centro Histórico, que é formada ao todo por 15 estabelecimentos. Entre estes, dois restaurantes se destacaram recentemente no Prêmio Bom Gourmet 2013, concedido pelo jornal Gazeta do Povo aos melhores estabelecimentos.

O Nonna Giovanna, que tem como carro chefe a comida caseira típica da Itália, conquistou o voto popular na categoria “Sabor Popular”, alcançando o primeiro lugar com o Bife Alla Parmiggiana. Outro destaque foi o 3º Lugar na categoria “Melhor receita”, com a Paçoca Paranaense da Casa Lilás - que serve almoço e sobremesas, além de pratos especiais diferenciados no Festival de Culinária Local.
Ainda fazem parte da rede endereços tradicionais do Largo da Ordem, como Bar do Alemão; Oriente Árabe com receitas árabes da família de Mohamed Moukhles Jamil Abdul Hak, sírio que veio para o Brasil, no ano de 1950.; os bares Fire Fox e The Farm com carnes de caça; Brasileirinho, a tradicional casa noturna Joker`s Pub e o Tubas Bar. Ainda na área gastronômica, a tradicional Padaria América , que desde 1913 mantém a fabricação de receitas criadas há 100 anos, como as broas de centeio e integrais.

Além da gastronomia, o público pode conferir diversos comércios e serviços como a loja da estilista Suiane, a Suiane Maria, com uma pequena e exclusiva produção artesanal; o Lolitas Coiffure com um conceito diferente e alternativo de salão de beleza e o Solar do Rosário, espaço de arte e cultura com galeria de arte, cursos, café e livraria. Fazem parte da Rede também, a União dos Escoteiros do Brasil-PR e a Bicicletaria Cultural, local que realiza diversas atividades culturais e é estacionamento de bicicletas no centro da cidade.

Serviço:  Centro Histórico Divertido 2013
Data: 5 de Outubro de 2013
Horário: das 10 às 17h
Local: Centro Histórico de Curitiba (Rua São Francisco, passando pelo bebedouro do Largo da Ordem, pelo Relógio das Flores até as Ruínas de São Francisco.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS