BRINCADEIRAS SENSORIAIS: IDEIAS PARA FAZER COM AS CRIANÇAS
Fáceis de fazer, elas ativam a criatividade e interesse em descobrir formatos, sons e cores
O “World Play Day” ou Dia Mundial do
Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, inclusive no
Brasil. A data reforça que o ato de brincar é essencial para crianças e
também um direito, de acordo com a Convenção sobre os Direitos da
Criança das Nações Unidas.
Neste ano, em que todos enfrentam a
pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a sugestão é aproveitar o dia
com opções simples de brincadeiras, que deixam o caminho aberto para a
criatividade.
Ao invés dos brinquedos cheio de luzes,
sons e outros comandos automáticos, a sugestão é apostar nos brinquedos
sensoriais, que recebem este nome pois estimulam os sentidos da criança,
desenvolvendo a criatividade, a curiosidade e a coordenação motora
fina.
Fáceis de fazer, eles não precisam ser
comprados, pois podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou
coletando elementos da natureza. Panelas, colheres de pau, folhas,
flores, galhos, conchas e lã são alguns exemplos que podem ser
aproveitados para ampliar o repertório das crianças. Além de ser uma
atividade que pode ser feita em família, esses objetos estimulam o
desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.
Diferente dos brinquedos que funcionam
sozinhos, os sensoriais ativam o interesse em descobrir formatos, sons e
cores – experiência mais rica do que simplesmente apertar botões. A
intenção é oferecer um novo mundo de conhecimentos e vivências para
despertar a curiosidade das crianças.
“Quando ofertamos atividades sensoriais
estamos possibilitando a ampliação de seu repertório promovendo
experiências que vão além do que pode ser encontrado no mercado comum”,
explica Ana Caroline Novellos Mikosz, professora da Educação Infantil do
Colégio Marista Santa Maria.
Qual a importância das atividades sensoriais na educação infantil?
Ana lembra que, ao disponibilizar tempo
para a preparação de alguma brincadeira ou atividade, as crianças têm
muito a ganhar: “estimulamos a imaginação, autonomia, noções espaciais,
criatividade, comunicação e demais habilidades primordiais que
contribuem para a ampliação do repertório e aquisição de novas
habilidades”.
Explorar materiais diversificados
contribuem ativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico,
motor e emocional da criança. “Devemos promover experiências sensoriais
para nossas crianças, pois assim estamos contribuindo para que elas se
tornem adultos ativos, criativos e corajosos”, conclui.
Aprenda a fazer brinquedos sensoriais
O brincar é essencial para estimular
diversas habilidades na infância. Construir o próprio brinquedo tem um
gosto especial para as crianças, especialmente se for na companhia dos
pais, irmãos e amigos. Por isso, preparamos algumas sugestões de
brinquedos para fazer em casa, com materiais simples e fáceis de
encontrar.
Pintura criativa –
gravetos, pedras e folhas podem servir como pincéis diferentes para a
hora da pintura com tinta guache. A experimentação resulta em novas
formas de fazer uma atividade que as crianças adoram.
Movimento de pinça -
Uma boa forma de aprimorar a coordenação motora fina das crianças é com
atividades que promovam movimentos delicados de pinça. Basta utilizar
uma bandeja de ovo, como base; dados, botões, pedacinhos de EVA picados e
itens que sirvam como pinça para “pescar” os itens. Pode ser o pegador
de salada ou macarrão ou grampos de roupa. O objetivo é preencher a
bandeja com os itens.
Casinha de caixa de DVD –
montar castelos e casas com as caixas de DVD estimula a criatividade e o
equilíbrio dos pequenos. Além de servir para muitas outras
brincadeiras, com carrinhos e bonecos e o que mais a imaginação mandar.
Torre de potinhos –
embalagens vazias de iogurte, margarina e outros alimentos são ótimos
para montar uma torre. O desafio é equilibrar o máximo de potes,
treinando a concentração e estratégia, além de ajudar o meio ambiente,
reutilizando materiais que iram para o lixo.
Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede
Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás,
Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25
mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos
valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas
pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento,
pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em
uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em
www.colegiosmaristas.com.br.
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