GRUPO p.art.ilha REALIZA AÇÃO COLETIVA PELA ARTE COM DIVERSAS GALERIAS DO BRASIL


Em maio, cada aquisição feita nas galerias participantes vira crédito para obra de outro artista da mesma galeria, beneficiando toda a cadeia criativa do setor

Artistas, galerias e agentes culturais de várias cidades do país se unem para criar novas estratégias de fortalecimento do mercado de arte como um todo, ou seja, focando principalmente nos programas mais inovadores, experimentais e fora da curva – que são os mais afetados pela crise do Covid-19. A iniciativa cria também uma forma de rede de apoio a comunidades mais fragilizadas pelo momento.

A ideia do grupo, denominado p.art.ilha é buscar sinergia com colecionadores privados e institucionais, além de sensibilizar novos públicos para a arte, através de ações coordenadas, como a p.art.ilha: ação#1, primeira iniciativa do grupo, que é realizada nas redes sociais e sites de todas as galerias simultaneamente.

p.art.ilha é um evento online que teve início em 1º de Maio, quando as galerias lançaram uma criteriosa seleção de obras à venda com condições muito especiais: a cada aquisição durante o mês, o colecionador ganhará um crédito de igual valor para novas aquisições de outros artistas da mesma galeria (a ser utilizado apenas em maio).

É uma oportunidade de partilhar o valor entre dois ou mais artistas e assim manter o bem-estar dos profissionais que atuam na cadeia criativa do setor artístico. O objetivo de curto prazo é manter ativos os artistas, galeristas, produtores, editores, curadores, pesquisadores, fotógrafos, montadores e técnicos. A rede de pequenas empresas que se uniram acredita que somente a união e a criatividade poderão minimizar as consequências desastrosas deste momento difícil.

No médio prazo, o grupo pretende explorar novos caminhos para a sustentabilidade dos negócios do setor, privilegiando processos colaborativos. Ao final deste mês, as galerias envolvidas doarão uma parte do valor arrecadado para 5 Instituições comunitárias geridas ou que privilegiam o atendimento de artistas e minorias em situação de vulnerabilidade: Casa Chama (SP), Lá da Favelinha (MG), Lanchonete (RJ), Por Nossa Conta (SP) e Salvando Vidas (SP).

“Somos um grupo aberto a todas as galerias que se identifiquem com o nosso objetivo. Queremos arejar o mercado e recepcionar negócios inovadores, startups e projetos artísticos que não tem vez no nosso mercado atual. Queremos também somar esforços para mitigar o impacto social da crise”.

Nos sites e nas redes sociais de cada galeria, podem ser vistas as obras e artistas que fazem parte dessa ação coletiva, como um convite para que apreciadores de artes reforcem ou comece suas coleções.

Instagram do grupo p.art.ilha:
@p.art.ilha

Galerias participantes:  
aura (SP)
@galeria_aura
aura.art.br

b_arco (SP)
@galeriaSParco.art.br                                                      
UNA, Hugo Mendes - Galeria Ybakatu. 

c.galeria (RJ)
@c.galeria
www.cgaleria.com

carcara photo (SP)
@carcaraphotoart
carcaraphotoart.com

casanova (SP)
@casanovaartecultura
casanovaarte.com

desapê (SP)
@des_ape
desape.com

eduardo fernandes (SP)
@galeriaeduardofernandes_
galeriaeduardofernandes.com

janaina torres (SP)
@janainatorresgaleria
janainatorres.com.br

karla osorio (DF)
@galeriakarlaosorio
karlaosorio.com

mamute (RS)
@galeriamamute
galeriamamute.com.br

mapa (SP)
@galeriamapa
galeriamapa.art.br

lume (SP)                                                                
Tatiana Stropp - galeria Ybakatu.
@galerialume
galerialume.com

oma (SP)
@omagaleria
omagaleria.com

periscópio (MG)
@periscopioarte
periscopio.art.br

(SP)
@segaleria
segaleria.com.br

soma (PR)
@somagaleria

ybakatu (PR)
@ybakatu
ybakatu.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Outubro Rosa tem impacto significativo na detecção precoce do câncer de mama