MON REABRIU MAS MANTÉM A PROGRAMAÇÃO ONLINE

 Depois de sete meses fechado, o Museu Oscar Niemeyer (MON) reabriu ao público na última sexta-feira (16), seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria Estadual de Saúde. A programação virtual do #monemcasa, entretanto,continua acontecendo por meio de oficinas,mediações, quizzes e lives.

A artista paranaense Efigênia Rolim será o tema da próxima oficina artística e de uma mediação online. Conhecida como “rainha do papel de bala”, a artista também é poeta e contadora de histórias. A inspiração para suas obras parte do material reciclado: são bonecos, brinquedos, instrumentos musicais e peças de vestuário.

Uma oficina inspirada em sua obra – e que terá como proposta a confecção de bonecos com material reciclado – estará nas redes sociais do Museu a partir do dia 28 de Outubro. 

Para saber um pouco mais sobre a história de Efigênia Rolim, seu processo criativo e suas obras que estão no acervo do MON, haverá uma mediação online, disponível a partir do dia 21. 

Séries de mediações  

Neste mês de Outubro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) inicia duas novas séries de mediações online. Uma delas apresenta obras que estão na parte externa do Museu, enquanto a outra aborda gravuras do acervo. As respectivas postagens nas redes sociais da instituição são sempre às segundas e sextas-feiras.

As mediações de obras externas tiveram início com “Não Pare de Olhar”, que faz parte da série “Não Pare Sobre os Olhos”, realizada por Eliane Prolik, entre 2003 e 2004. Apropriando-se de placas de sinalização urbana, a artista traz à reflexão diversos temas pertinentes à civilização, como liberdade, condicionamento, automatismo, alienação, informação e comunicação.

“Não Pare de Olhar”, em específico, é um convite para que se leia, mas que, ao fazê-lo, “não pare sobre os olhos”, ou seja, perceba-se o que está além do visível. A artista Eliane Prolik, nascida em Curitiba, em 1960, é graduada em Pintura, com especialização em História da Arte do Século XX pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a EMBAP.

A série #gravurasnomon teve início com uma xilogravura da artista Irene Rolek. Nessa xilogravura, a artista traz a figura de trabalhadores garimpeiros, sobrepondo cores e traços que proporcionam textura à obra.

Paranaense de Mallet, Irene Rolek (1931-2008) foi aluna de Guido Viaro no curso livre da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de gravuras, a artista produziu pinturas e aquarelas. A artista participou de várias exposições coletivas no exterior, particularmente na França, e também no Salão Paranaense.

MON de portas abertas Entre as várias medidas adotadas pelo MON para a volta de visitas presenciais está o limite do número de pessoas nas salas expositivas e em todo o Museu, para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. A lista completa das ações pode ser conferida  aqui

 

Serviço: MON 

Hotsite: museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa/

Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer

YouTube: https://bit.ly/MONnoYoutube

Google Arts & Culture: http://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture  

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba – Paraná 

Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARNAVAL DOS RAROS

PARKSHOPPINGBARIGÜI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO DIA DOS PAIS

MEDVET DAY VAI REUNIR TUTORES E PETS NO UNICURITIBA