MAESTRO JOÃO CARLOS MARTINS E BACHIANA SESI-SP DEDICAM CONCERTO/LIVE À BROADWAY

Maestro João Carlos Martins e Bachiana SESI-SP dedicam concerto/live aos grandes sucessos da Broadway e do cinema 

Uma produção da Fundação Bachiana, concerto transmitido diretamente do Teatro SESI será realizado através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo

Alcançando a marca de um milhão de espectadores em suas lives, o maestro João Carlos Martins e a Bachiana Filarmônica SESI-SP capricharam na escolha do repertório do concerto que acontecerá em 27 de outubro, às 20h.

Transmitido pelos canais do maestro no Facebook e YouTube, o evento começa homenageando a Broadway e o teatro musical, com The Sound of Music (em português, A Noviça Rebelde), de Richard Rodgers com letra de Oscar Hammerstein II, dupla responsável por alguns dos mais longevos musicais. Adaptado para o cinema em 1965, e protagonizado por Julie Andrews e Christopher Plummer, recebeu cinco Oscars, incluído o de Melhor Trilha Sonora Original.

Para homenagear o mestre Charles Chaplin, Martins selecionou Smiles, tema de Tempos Modernos. Composta por Chaplin em 1936 para o filme, em 1954 a canção ganhou letra de John Turner e Geoffrey Parsons, lançada na voz de Nat King Cole e, na versão brasileira de João de Barro (Braguinha), de 1955, que teve uma das regravações mais famosas no Brasil por Djavan no álbum Malasia (1996).

Seguindo, Gonna Fly Now, tema do filme Rocky (1977), composta por Bill Conti com letra de Carol Connors e Ayn Robbins, tornou-se parte da cultura popular americana e foi a 20ª música instrumental a atingir o primeiro lugar da Billboard Hot 100.

Uma das maiores lendas da história do rock n'roll, o líder da banda britânica Queen, Freddie Mercury, que teria completado 74 anos de idade no último dia 5 de setembro, é lembrado em um Tributo, com a participação do jovem pianista Davi Campolongo, aluno de Martins.

Em um concerto em homenagem aos musicais e o cinema, não poderia faltar Tara's Theme, o tema principal do filme E O Vento Levou, composto por Max Steiner em 1936. Steiner acreditava que cada personagem deveria ter um tema e, neste caso, dedica à plantação: "Tara é mais do que uma plantação, mais do que uma bela casa velha saturada de memórias orgulhosas, tristes e sempre amorosas. Tara é uma coisa viva, que dá e exige vida ."

Duas das maiores canções de todos os tempos a alcançar o topo da parada Billboard Hot 100 também não poderiam estar fora do repertório. Oscar de Melhor Canção Original na voz de B.J. Thomas, Raindrops Keep Fallin' on My Head, canção de Burt Bacharach com letra de Hal David para o filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), assim como I Dreamed a Dream, canção tema do musical Os Miseráveis, de 1980, de Claude-Michel Schönberg – gravada por cantoras como Aretha Franklin, Elaine Paige e Susan Boyle, além da versão ao vivo de Anne Hathaway, na versão cinematográfica de 2012, neste concerto será interpretada pela soprano Anna Beatriz Gomes.

O tenor Jean William empresta sua voz para Maria, música de Leonard Bernstein com letra de Stephen Sondheim para o musical West Side Story, de 1957, composta para o personagem principal Tony, quando este descobre que o nome da garota por quem se apaixonou é Maria -  nome falado ou cantado na música 29 vezes.

Andrew Lloyd Webber é outro nome imprescindível neste concerto. Anna Beatriz Gomes e Jean William, acompanhados pela Bachiana Filarmônica SESI-SP, presenteiam o público com All I Ask of You, tema de O Fantasma da Ópera, musical que tem números eloquentes: 30 anos de sucesso absoluto, mais de 12 mil apresentações em 160 cidades, 35 países (incluindo o Brasil) e traduzido para 15 idiomas.

Fechando a noite, Em Algum Lugar do Passado, de John Barry, tema do filme de 1980 estrelado por Christopher Reeve, Jane Seymour e Christopher Plummer, com o maestro João Carlos Martins assumindo o instrumento que o consagrou mundialmente, agora com o auxílio de suas luvas extensoras que permitiram sua volta ao piano após mais de 20 anos.  

Fundação Bachiana e Ministério do Turismo apresentam:

Bachiana Filarmônica SESI-SP

Regência João Carlos Martins

Solistas: Anna Beatriz Gomes (soprano), Jean William (tenor) e Davi Campolongo (piano)

27 de Outubro, às 20h

Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins

YouTube: https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial

 Programa

Richard Rodgers / Oscar Hammerstein II

The Sound of Music (A Noviça Rebelde)

Charles Chaplin

Smiles

 Bill Conti

Gonna Fly Now (Rocky)

 Freddie Mercury

Tributo

Solista: Davi Campolongo (piano)

 Max Steiner

Tara's Theme (E O Vento Levou)

 Burt Bacharach

Raindrops Keep Fallin' on My Head (Butch Cassidy and the Sundance Kid)

 Claude-Michel Schönberg

I Dreamed a Dream (Os Miseráveis)

Solista: Anna Beatriz Gomes (soprano)

 Leonard Bernstein / Stephen Sondheim

Maria (West Side Story)

Solista: Jean William (tenor)

 Andrew Lloyd Webber

All I Ask of You (O Fantasma da Ópera)

Solistas: Anna Beatriz Gomes (soprano) e Jean William (tenor)

 John Barry

Em Algum Lugar do Passado (Em Algum Lugar do Passado)

João Carlos Martins ao piano 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"