MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: PILAR HOSPITAL RECEBE ROBÔ DA VINCI

 MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR 

  Pilar Hospital recebe robô Da Vinci e inicia atuação em cirurgia robótica    Hospital complementa seu parque tecnológico com que há de mais inovador em cirurgia                                                       minimamente invasiva no mundo  

O Pilar Hospital recebeu um dos mais tradicionais sistemas de cirurgia robótica do mundo: o robô Da Vinci, a tecnologia mais testada, com maior número de estudos científicos publicados, e o mais utilizado nos países de primeiro mundo, como nos Estados Unidos, e em diversas regiões da Europa e da Ásia. “O Da Vinci é o que há de mais avançado em termos de tecnologia na atualidade, oferece todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para o paciente e traz até mais conforto para o cirurgião que irá realizar o procedimento”, explica a cirurgiã Audrey Tieko Tsunoda, coordenadora do programa de cirurgia robótica do hospital.

            A médica explica que para as cirurgias que são longas, por exemplo, é muito importante que o profissional esteja confortável para realizar o procedimento com destreza e com eficiência do começo ao fim. “Com o Da Vinci há uma grande melhoria no conforto ergonômico do cirurgião, para que ele consiga tolerar, inclusive, com a sua melhor performance, durante todo o caso cirúrgico. Inclusive, sequencialmente, vários casos cirúrgicos no mesmo dia. Então, há benefícios para o cirurgião, com um imenso benefício para os pacientes”, avalia. 

Conforme a coordenadora, a cirurgia robótica é uma diferenciação da cirurgia tradicional. “A cirurgia convencional surgiu como cirurgia aberta, com cortes. Ao longo dos anos, os cortes puderam ser reduzidos conforme a tecnologia foi avançando. A cirurgia videolaparoscópica foi um grande avanço nesse ponto e a cirurgia robótica é um avanço ainda maior, é um passo além”, destaca.

 Melhor recuperação do paciente - A coordenadora analisa que os pacientes terão muitos benefícios. “A cirurgia robótica pode oferecer uma maior incrementação dos resultados, auxiliando também para a diminuição do tempo de internação, bem como menor sangramento. Nosso objetivo é tratar a doença de forma adequada e reabilitar o paciente, para que ele conquiste o ‘máximo de vida normal’, que tinha antes da cirurgia, no menor tempo possível”, analisa. 

Os benefícios, segundo a cirurgiã, não são só para o sistema de saúde, mas para toda a sociedade, porque se uma pessoa consegue retornar antes às suas atividades habituais, mais rapidamente, ela volta ao seu trabalho e à sua vida cotidiana. “É toda a sociedade que ganha. Não é apenas o sistema de saúde. Mas ele, em si, ganha muito, porque as cirurgias robóticas têm menores complicações quando comparadas às convencionais. Isso é claro, resulta em menos custos finais e melhores desfechos”, comenta.

Tecnologia de ponta exige recursos humanos capacitados

Para receber um equipamento tão avançado quanto esse é preciso ter uma equipe altamente preparada e que todos os serviços devem estar alinhados com essa tecnologia. Segundo a coordenadora, “o Pilar Hospital adquiriu um parque tecnológico de ponta que permite que o paciente seja tratado de forma segura, eficiente, e com os melhores equipamentos do mercado. Com isso, todos os funcionários, todas as equipes foram treinadas. Nós alinhamos o que há de melhor em termos de tecnologia com a capacitação de recursos humanos. São equipes de alta qualidade, para que possamos aproveitar ao máximo a performance desse novo equipamento”.

Indicações precisas e recursos adequados geram excelência em cirurgia

            Os três primeiros casos de cirurgia robótica do Pilar aconteceram neste mês de outubro. Foram cirurgias de altíssima complexidade, realizadas apenas em centros selecionados no mundo. “Nestes casos, foi possível tratar pacientes com câncer de forma segura, preservando funções (como, por exemplo, a fertilidade), com pequeno sangramento, alta precoce e recuperação mais rápida. Várias equipes participaram destes primeiros passos. Abrimos as portas para um serviço de excelência, desenhado para se tornar uma referência nacional em cirurgias minimamente invasivas”, finaliza a coordenadora.

Sobre o Pilar Hospital - Localizado no bairro Bom Retiro, em Curitiba (PR), o Pilar Hospital é referência em procedimentos de alta complexidade com o seu moderno centro cirúrgico, que traz equipamentos de ponta. A infraestrutura inclui ainda uma Unidade de Atendimento 24 Horas para o acolhimento de qualquer tipo de urgência e emergência e um centro médico voltado para consultas, além da UTI humanizada, que permite aos que estão em tratamento intensivo o acompanhamento por familiares durante todo o tempo. Um diferencial é o investimento constante em padrões rígidos de qualidade, que garantem o bom funcionamento de todos os processos hospitalares. A empresa possui o selo “Nível III – Acreditado com Excelência”, ponto máximo da certificação de qualidade hospitalar outorgada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) por meio de avaliação do Instituto de Planejamento e Pesquisa para a Acreditação em Serviços de Saúde (IPASS). Mais informações no site https://www.hospitalpilar.com.br, ou pelas redes sociais do hospital, no Facebook, Instagram e Youtube.

Sobre a Hospital Care - A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país. 

Fotografia: Rafael Danielewickz. 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"