EVENTO DISCUTE CRIMINOLOGIA, PERÍCIA, INVESTIGAÇÃO E DIREITO PENAL

 




Com transmissão online, 7º Congresso Internacional de Ciências Criminais do UNICURITIBA será promovido nos dias 27 e 28 de Outubro. As inscrições já estão abertas e são gratuitas

Violência urbana, corrupção, aparelhamento do crime organizado, narcotráfico e escalada dos índices de criminalidade na sociedade atual: explicar o fenômeno criminológico não é tarefa fácil e consome um esforço cada vez maior de pesquisadores e profissionais da área.

Para discutir os novos desafios das ciências criminais e sua interface com outras áreas do conhecimento, como a sociologia e o jornalismo, o curso de Criminologia do UNICURITIBA promove nos dias 27 e 28 de outubro, das 8h30 às 22h, o 7º Congresso Internacional de Ciências Criminais.

Com palestras online e apresentações de trabalhos transmitidas via Sympla Streaming, o evento será gratuito e as inscrições podem ser feitas em https://www.sympla.com.br/vii-congresso-de-ciencias-criminais__1000815.

Reconhecido por reunir especialistas de renome nacional e internacional para discutir diferentes vertentes das ciências criminais, o congresso abordará nesta edição temas que envolvem o direito penal, processo penal, criminologia, criminalística, ciência forense, perícia, investigação, entre outras questões.

Teremos a honra de, mais uma vez, promover importantes debates, contemplando neste ano todas as áreas das ciências criminais e reunindo estudiosos e profissionais do Brasil e do exterior”, diz o coordenador do curso de Criminologia do UNICURITIBA, Marco Aurélio Nunes da Silveira, responsável pelo evento.

Com 70 anos de história, o UNICURITIBA faz parte da Ânima Educação – uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do Brasil – e é a primeira instituição do país a oferecer o bacharelado em criminologia. “A formação nesta área já é consolidada no exterior, mas somos os únicos a oferecer o curso superior no Brasil”, lembra o professor. 

 

Adolescentes e narcotráfico - A abertura do 7º Congresso Internacional de Ciências Criminais, no dia 27/10, às 8h30, vai tratar do tema “Crítica criminológica da justiça penal no Brasil e América Latina”, com a participação de Máximo Sozzo, da Universidad Nacional del Litoral, da Argentina; Silvia Moretzsohn (UFRJ) e Mariel Muraro (UNICURITIBA).

Na sequência, às 10h30, a discussão será sobre “Adolescentes, narcotráfico e criminalização: desafios e perspectivas da política criminal”. Os convidados são Thiago Rodrigues (UFF/RJ), Mariana Chies Santiago Santos (USP) e Karla Pinhel Ribeiro (UNICURITIBA).

Juiz de garantias - O evento continua à noite, às 19h, quando o juiz de garantias Eduardo Gallardo, do Chile, se une a Janaína Matida (Universidade Alberto Hurtado/Chile) e Michelle Cabrera (UNICURITIBA) para falar sobre “Juiz de garantias: controle sobre a qualidade da etapa investigativa”.

De acordo com o professor Marco Aurélio Silveira, o Chile tem hoje um dos melhores sistemas de processo penal da América Latina e o juiz Gallardo falará sobre as práticas adotadas no país. Às 20h40 haverá uma sessão de apresentação de trabalhos.

Genética forense - Na quarta-feira (28/10), Maria Bartira Muniz de Oliveira (Universidade São Judas/SP) e Marco Aurélio Nunes da Silveira (UNICURITIBA) debatem “O futuro do ensino das ciências criminais” às 8h30.

A segunda palestra do dia, às 10h30, fica por conta da investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Docente do Mestrado de Criminologia do ISMAI/Portugal, Susana Costa e Hemerson Bertassoni Alves (UNICURITIBA). Eles falam sobre “A utilização da genética forense na elucidação de crimes: limites e possibilidades”.

Com o tema “Revisitando a segurança pública no Brasil: horizontes para o século 21”, Katie Silene Cáceres Arguello (UFPR), Rodrigo Fernandes (UFF/RJ) e Marcos Roberto de Souza Peres (UNICURITIBA) encerram as palestras do congresso, a partir das 19h. Às 20h40 ocorre nova sessão de apresentação de trabalhos.

SERVIÇO:  7º Congresso Internacional de Ciências Criminais | Quando: 27/10 e 28/10, das 8h30 às 22h | Inscrições: https://www.sympla.com.br/vii-congresso-de-ciencias-criminais__1000815 | Quanto: Gratuito. 

Sobre a Ânima Educação - Com o propósito de 'Transformar o Brasil pela Educação', a Ânima é uma das principais organizações educacionais particulares de ensino superior do País e conta com aproximadamente 145 mil alunos em nove instituições: Universidade São Judas Tadeu (SP), Una (MG e GO), UniBH (MG), Faseh (MG), UniSociesc (SC), AGES (BA e SE), UniFG (BA), UNICURITIBA (PR), além de atuar na Unisul (SC) em parceria de cogestão. Também fazem parte do Ecossistema Ânima a Escola Brasileira de Direito (EBRADI), a HSM, a HSM University, a SingularityUBrazil, a Inspirali, e a escola internacional de gastronomia Le Cordon Bleu, em São Paulo, além do Instituto Ânima.

A Ânima foi eleita nos últimos cinco anos uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar. Além disso, foi destaque, em 2020, como uma das 5 Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico, e conquistou em 2019 o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Ainda em 2020, a companhia foi destaque no Anuário Época NEGÓCIOS 360°, pela 2ª vez consecutiva, como uma das melhores empresas, na área da Educação, do Brasil.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Outubro Rosa tem impacto significativo na detecção precoce do câncer de mama