ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA CELEBRA OS 250 ANOS DE BEETHOVEN

 


Público poderá acompanhar gratuitamente concertos que serão transmitidos ao vivo pelo Youtube entre sexta-feira e domingo

Compostas há mais de dois séculos, algumas de suas sinfonias permanecem entre as composições mais populares do planeta. Afinal, quem nunca se pegou com o “tchan-tchan-tchan-tchaan” da “Sinfonia nº 5” ecoando em pensamento, ou até ironizou trecho de “Para Elisa”, reproduzida exaustivamente em esperas de chamadas telefônicas. Considerado um dos maiores compositores da história da humanidade, o alemão Ludwig van Beethoven completa 250 de nascimento em 2020. Para celebrar o aniversário do artista a Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) apresentará neste final de semana o Festival Beethoven, que poderá ser assistido gratuitamente  pelo canal do Youtube da orquestra (https://www.youtube.com/user/OPESinf). 

Serão seis concertos, sendo três de câmara e três sinfônicos, dois por dia, entre sexta-feira e domingo (23 a 25/10). As apresentações terão no programa três sinfonias de Beethoven e serão transmitidas ao vivo, direto da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, sem público presente. Os músicos da OPES terão regências de Felipe Prazeres, Thiago Santos, Mateus Araújo e Tobias Volkmann. As sinfonias número 2, 4 e 8 estão entre as que serão executadas pelos músicos.

Poder executar Beethoven passa-nos uma mensagem de fé e otimismo”, afirma Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Ao longo de 2020, a Orquestra Petrobras Sinfônica vem realizando apresentações nos formatos digital e semipresencial com grande sucesso de público. Também vem conquistando cada vez mais fãs com sua forte presença nas redes sociais. Para as apresentações no Festival Beethoven, a  OPES seguirá todos os protocolos de segurança como: distanciamento de dois metros entre os músicos no palco, confecção e utilização de chapas de acrílicos para músicos de sopro, estantes e partituras individualizadas, testagem de todos os membros para o COVID-19 (RT-PCR), troca de máscaras constantes, monitoramento prévio e constante da saúde dos participantes, acompanhamento de um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros.

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica - Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra é composta por mais de 70 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular o maestro Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Reconhecida como uma das principais orquestras do Brasil e da América Latina, tem a característica de ser administrada por seus próprios músicos e de buscar sempre inovar em seus concertos. O projeto conta com o apoio da Petrobras por meio do programa de patrocínios da companhia, o Petrobras Cultural, que incentiva projetos de cultura nas áreas de Música, Artes Cênicas, Audiovisual e Múltiplas Expressões.


A programação completa do festival você encontra em https://petrobrasinfonica.com.br/concertos/. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"