BIBLIOTECA MUDA AMBIENTE PARA PACIENTES E FAMILIARES DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CAJURU

Público que passa por tratamento no hospital tem chance de ter momentos de conhecimento, distração e ambiente mais acolhedor

 

Dia 29 de Outubro é celebrado o Dia Nacional do Livro. E estimular a leitura também é um ato de humanização e empatia com pessoas que passam por tratamentos em hospitais. A literatura é uma das formas de tornar o atendimento mais humano. Desde 2017, o Hospital Universitário Cajuru conta com uma biblioteca que atende a pacientes e familiares que estão de passagem pelo local.

 

São diversas obras que incluem literatura, romances e auto ajuda. Todos os exemplares disponíveis são fruto de doação para atender a essa demanda de pacientes e familiares. Desde a concepção da ideia e abertura do espaço, equipes médicas, colaboradores, alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e o voluntariado do HUC se empenham para manter as prateleiras com novidades. 


Atualmente são 2206 títulos disponíveis para leitura no local, com 9102 exemplares, o que mostra a variedade de opções para quem precisa de um tempo no local para cuidar da saúde. Como suporte para o empréstimo e aquisição dos livros, participam do projeto da biblioteca uma pedagoga e quatro educadores.

 

Humanização do atendimento  

O projeto de ter uma biblioteca no HUC nasceu com a intenção de tornar cada vez mais diferenciado o tratamento de saúde. Segundo o diretor técnico e gerente médico do HUC, José Augusto Ribas Fortes, oferecer um livro a um paciente ou familiar deixa o ambiente mais humano. "O paciente que tem essas oportunidades se sente mais acolhido com iniciativas que só têm a agregar no tratamento clínico e no bem-estar de quem precisa de um hospital. Além disso, como um hospital universitário, consideramos fundamental a valorização do conhecimento e de ambientes como esse", afirma.

 

O analista de pastoral do HUC, Sidnei Evangelista de Souza, comenta como a biblioteca deixa mais leve o ambiente hospitalar. "Os pacientes e familiares sempre nos relatam o quanto a leitura ajuda a preencher o tempo deles aqui no hospital. Isso traz um benefício para o período em que eles passam pelo tratamento", diz.

 

Cuidados com a pandemia  

Antes da pandemia de COVID-19, a porta da biblioteca estava sempre aberta para receber quem tivesse interesse nas obras. Até mesmo uma espécie de prateleira móvel era montada e os voluntários passavam pelos quartos incentivando a leitura para quem estivesse em tratamento ou em visita a familiares e amigos.

 

Com a situação de pandemia, medidas foram adotadas para evitar aglomeração no local e o acesso aos livros ficou mais restrito. Mesmo assim, quando algum paciente se interessa pela leitura, as equipes do hospital tomam todo o cuidado para selecionar a obra desejada e manter a higienização necessária para que o paciente desfrute da leitura com segurança e tenha bons momentos de conhecimento.

 

Sobre o Hospital Universitário Cajuru 

O Hospital Universitário Cajuru é uma instituição filantrópica com atendimento 100% SUS. Está orientada pelos princípios éticos, cristãos e valores do Grupo Marista. Vinculado às escolas de Medicina e Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), preza pelo atendimento humanizado, com destaque para procedimentos cirúrgicos, transplante renal, urgência, emergência, traumas e atendimento de retaguarda a Pronto Atendimentos e UPAs de Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"