FESTIVAL BRASIL SABOR 2013 ESTÁ CHEGANDO

            Está chegando mais um Festival Brasil Sabor. A edição 2013 terá como tema “A Comida do lugar em todos os lugares”, e será entre os dias 2 e 19 de maio, valorizando a gastronomia brasileira. A oitava edição do evento reunirá 75 restaurantes do Paraná. A festa de lançamento para convidados será no dia 30 de Abril, no Museu Oscar Niemeyer, quando 20 restaurantes participarão da degustação dos pratos, juntamente com quatro chefes do Centro Europeu (Andrea Follador, Iracema Bertoco, Washington Silvera e Andressa Schmidt), e do movimento Gastronomia Responsável, da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
 
A grande novidade para este ano é a parceria com a Gazeta do Povo e o Caderno Bom Gourmet, que será promotora de um concurso estadual, com apoio da Fundação Grupo Boticário, Centro Europeu – Escola de Profissões e Idiomas, da Prefeitura, através do Instituto Municipal de Turismo; e tendo como patrocinadoras nacionais a AMBEV e o Sebrae.
 
Serão escolhidos os três primeiros lugares em três categorias: Melhor Receita, Melhor Apresentação do Prato e Melhor Gastronomia Responsável. Os vencedores serão escolhidos por uma comissão julgadora e também por votação popular pelo site do Bom Gourmet/Gazeta do Povo. O resultado será anunciado no dia 31 de Maio.

A Melhor Receita será premiada com: uma bolsa de estudos integral do curso de Chef de Cuisine – Restaurateur do Centro Europeu (1º lugar); Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar). A Melhor Apresentação do Prato terá como premiações: bolsa de estudos integral do curso de Fotografia do Centro Europeu (1º lugar), Curso de Segurança de Alimentos da Abrasel (2º lugar) e uma coleção de livros de gastronomia (3º lugar). A Melhor Gastronomia Responsável receberá: viagem com acompanhante, com tudo pago, para Reserva Natural Salto Morato (1º e 2º lugares) e kit exclusivo da Fundação Grupo Boticário (3º lugar).
 
A ideia é identificar a melhor comida do lugar com seus sabores, seja ela típica, regional ou mesmo contemporânea. Muitas vezes o destino é lembrado por um prato bem preparado em um restaurante que se torna referência daquela cidade”, explica Marcelo Woellner Pereira, presidente da Abrasel-PR.

          “Além disso, os participantes terão uma grande oportunidade para divulgar os restaurantes e se preparar para a Copa do Mundo através de eventos como esse em que a Abrasel promove o setor”, complementa Pereira.
 
Como nos outros anos, os pratos participantes poderão ter suas receitas divulgadas na 8ª Edição do Livro Segredos dos Chefs, que será lançado no dia 03 de junho. O Festival Brasil Sabor é uma realização da Abrasel-PR, com organização da Ação Executiva, promoção da Gazeta do Povo/Bom Gourmet, Participação Especial da Fundação Grupo Boticário e do Centro Europeu, apoio do Sebrae, Abav e Full Time Mídia Digital e com Harmonização da Bohemia.

Movimento Gastronomia Responsável
Com curadoria do chef Celso Freire, do restaurante ZeaMaïs, o Gastronomia Responsável tem como filosofia a elaboração de pratos que utilizem os quatro princípios que norteiam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gases do efeito estufa no transporte, e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.
“Ao envolver chefs de cozinha, o movimento traduz uma atitude responsável do restaurante com relação à natureza. É, portanto, uma forma nova de inserir a temática ambiental na gastronomia, influenciando outros a seguirem o exemplo dos participantes”, explica a diretora executiva da Fundação Grupo Boticário, Malu Nunes. O movimento foi criado em 2010 e conta com 51 restaurantes participantes em todo o Brasil.

Centro Europeu
O Centro Europeu participou de todas as edições do Festival Brasil Sabor. Neste ano, professores dos cursos de Chef de Cuisine – Restaurateur e de Pâtisserie & Boulangerie, apresentam preparos inusitados tanto de sobremesas como da alta gastronomia, utilizando e valorizando insumos do estado do Paraná nesses preparos. “Somos uma escola de referência na formação profissional para a área de gastronomia, atuando há mais de 13 anos nesse segmento. É sempre importante participar de eventos com a característica do Festival Brasil Sabor, principalmente quando oportunizam aos alunos e professores um aprofundamento na história, hábitos, costumes e insumos da gastronomia de nosso estado e país, afirma Rogério Gobbi, diretor acadêmico do Centro Europeu.
Serviço:  Festival Brasil Sabor da Abrasel
Quando: 2 a 19 de Maio, nos restaurantes participantes
Informações: (41) 3029-4244 ou www.pr.abrasel.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS