GRUTUN EM ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA

Peça do Festival de Teatro de Curitiba é alternativa de estudo para vestibulandos e universitários
Dramas humanos, fatos históricos e a luta pela liberdade são retratados na peça "Romanceiro da Inconfidência", encenada pelo Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil, no Festival de Teatro de Curitiba. A peça é uma adaptação da obra de Cecília Meireles, clássico da literatura brasileira, que retrata, ao longo de 85 romances, a sociedade de Minas Gerais do século XVIII, especialmente os Inconfidentes, além de personagens como a Rainha I, Chica da Silva e Thomas Gonzaga.

O espetáculo, apresentado de 4 a 7 de Abril, às 20 horas, no SESC Água Verde, é um convite a estudantes e amantes da literatura e da história interessados em explorar a Inconfidência Mineira a partir de diferentes pontos de vista. Segundo o diretor do Grutun!, Alex Wolf, todos os anos o grupo monta uma peça voltada à literatura, com o objetivo de promover uma discussão sobre o texto apresentado a partir de diversos olhares.

De acordo com Ricardo Capivara, professor de História do curso pré-vestibular Acesso, a peça tem grande valor para os vestibulandos. "Embora não conste na lista de livros da UFPR desse ano, a obra continua sendo uma leitura referencial e importante para aqueles que querem ter um maior conhecimento e entendimento da história nacional - assunto cobrado nos vestibulares de todo o país", afirma. "A importância literária é inquestionável, principalmente pela visão de Cecília Meireles, que reproduz a visão da época", destaca. Por outro lado, o professor adverte que um olhar criticamente apurado em relação à obra é essencial. "É necessário fazer uma leitura crítica, tanto em relação a Tiradentes, retratado como herói e semelhante à figura de Jesus, quanto à época de criação da obra", considera.

A adaptação de "Romanceiro da Inconfidência" para o teatro é outro fator que estimula os vestibulandos a estudarem de outras formas, e não apenas por meio de livros e apostilas. Segundo Capivara, o teatro aproxima o estudante da obra, além de ser um estímulo a mais. Entretanto, o professor reforça que saber interpretar e analisar criticamente o que é encenado é fundamental. "Embora o teatro aproxime o espectador, não se pode esquecer que se trata de uma manifestação artística - e nem tudo o que é encenado corresponde à realidade", adverte.

Segundo o professor de História da UniBrasil, Valter Fernandes da Cunha Filho, por meio da peça é possível analisar a relação de dependência do Brasil a outros países, na época, e se esta dependência continua nos dias atuais. "Romanceiro da Inconfidência é relevante para que a sociedade possa refletir sobre a relação entre o Brasil e o restante do mundo, tanto no passado como no presente", afirma.

Serviço : Grutun! ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNCIA
Festival de Teatro de Curitiba  
Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil
Direção: Alex Wolf
Elenco: Alyson Chaves, Bianka de Kampos, Lelo Valentin, Marco Koller, Melissa Buest, Suhellen Rosa.
Local: SESC Água Verde (Av. República Argentina, 944)
Data: 4 a 7 de Abril, às 20h
Entrada: R$ 10

Sobre o Grutun!
O Grutun! Grupo de Teatro UniBrasil foi fundado pelo jornalista e professor Victor Folquening, no final de 2006, com a intenção de aproximar as atividades artísticas dos estudantes dos diversos cursos da instituição. Dirigido pelo ator, diretor, cantor lírico e produtor Alex Wolf, o grupo tem no currículo mais de 15 espetáculos e plateias ilustres, como Ariano Suassuna. O Grutun! assume desde o batismo, com o ponto de exclamação como sinalizador, a vocação protagonista. Fazer pensar, despertar amor pelo teatro, dar o primeiro passo para a formação de atores, estimular a leitura da grande literatura, participar em trotes solidários, formar plateia, ampliar a cultura são alguns dos objetivos da UniBrasil com o Grutun!. "Não é um pequeno grupo de teatro de estudantes, é um grupo de estudantes que faz teatro com paixão e seriedade, voltado à expansão do conceito de cidadania", afirma Alex Wolf. Na edição 2013 do Festival de Teatro de Curitiba, o Grutun! participa com a apresentação de seis peças: Chapeuzinhos Coloridos, Ópera Popular - Highlights, Ópera Popular - L´Amico Fritz de Mascagni, Romanceiro da Inconfidência, Uno e Vai e Vem do Bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"