CAIXA CULTURAL CURITIBA OFERECE OFICINA GRATUITA DE INTRODUÇÃO À ESTÉTICA DE HEGEL

Encontros serão realizados de 30 de Maio a 3 de Junho e abordam, entre outros temas, o conceito de belo a partir das ideias do filósofo alemão

A CAIXA Cultural Curitiba oferece, por meio do Programa Educativo Gente Arteira, a oficina Introdução à estética de Hegel, de 30 de Maio a 3 de Junho. Com inscrições gratuitas, os encontros são destinados a artistas, pesquisadores e interessados em entrar em contato com uma visão sobre assuntos relacionados à estética nas artes, tendo como referência os conceitos estéticos do alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770 – 1831), um dos mais importantes e influentes filósofos da história. 


Ministrada por William Teca, a oficina, terá carga horária de 12 horas e abordará tópicos como poética e filosofia da arte; o conceito de belo; o conceito de arte; a arte, o artista s sua obra; o confronto entre o conceito de arte dito clássico e possíveis considerações quanto à arte contemporânea. O objetivo do ministrante é, a partir dos conceitos hegelianos, ampliar a capacidade crítica dos inscritos, permitindo aprofundar-se na percepção e visão de mundo da arte. Os participantes receberão certificado.

William Teca é doutorando em Estudos Literários pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. O interesse pela arte faz com que suas pesquisas entrem no campo da poética e da filosofia da arte, e não somente literatura. Trabalhou como mediador junto à Fundação Cultural de Curitiba, coordenando a Casa de Leitura Paulo Leminski, onde se dedicou à mediação não só de literatura, como também de música e artes visuais.

O Programa Educativo Gente Arteira é um programa de arte-educação da CAIXA, que tem como objetivo contribuir no fomento à cultura, atuando como elemento de formação educacional e incentivo à criatividade. Inclui-se em suas ações visitas individuais ou em grupos, pré-agendadas ou não, ao espaço da CAIXA Cultural e oficinas de arte planejada por profissionais especializados que promovem a construção dos sentidos entre a obra de arte e o participante.

Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Um dos filósofos mais importantes de todos os tempos, o alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel desenvolveu um sistema filosófico batizado de Idealismo absoluto, em que era possível alcançar um saber do absoluto, sendo também conhecido como filósofo da totalidade. Sua obra tem a fama de ser difícil. Hegel diferencia o belo da natureza do artístico. Para ele, o belo artístico é superior ao natural porque vem do espírito, sendo o primeiro é reflexo do segundo.


Serviço: Oficina: Introdução à estética de Hegel
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 30 de Maio a 3 de Junho de 2016
Hora: de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h30
Inscrições gratuitas: a partir de 20 de maio pelo e-mail gentearteirapr@caixa.gov.br
Informações: (41) 2118-5114
Vagas: limitadas
Classificação etária: não recomendado para menores de 14 anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MINI TATOOS: COM FLASH DAY COM COLAB FEMININO DE TATUAGEM

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS