GURITIBA CHEGA A 9ª EDIÇÃO COM ESPETÁCULOS SOCIAIS E FEIRAS DE CIÊNCIAS
Apresentações acontecem no MON e
no ParkShoppingBarigüi, além de opções gratuitas para a garotada
O Guritiba, com espetáculos
voltados ao público infanto-juvenil, chega a sua 9ª edição no Festival de
Curitiba 2017, com três peças apresentadas no Museu Oscar Niemeyer e
ParkShoppingBarigüi. A programação conta também com a XPerience, uma feira de
ciências divertida e educativa e outros três eventos gratuitos e itinerantes. O
Guritiba acontece de 29 de Março a 9 de Abril.
As apresentações teatrais são: “A
Arca de Noé”, com texto e direção de Edson Bueno, baseado na obra de Toquinho e
Vinícius de Moraes, nos dias 1 e 2 de Abril no MON; “Isso é Rock, Bebê”, com
repertório que vai de Chuck Berry, Beatles a Kiss, concebido e dirigido por
Vadeco Schettini, no ParkShoppingBarigüi e “Simbad, o Navegante”, que no palco do MON vai misturar música,
teatro, dança e contação de história.
A “Arca de Noé” já foi assistida por cerca de
20 mil crianças em Curitiba e traz os poemas mais famosos de Vinicius de
Moraes, como o “O pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco”, musicados
por Toquinho. A estreia do espetáculo foi em 2015 na capital paranaense e recebeu
nove indicações ao Troféu Gralha Azul (maior prêmio do teatro do Paraná).
Realizada com exclusividade para o
público infantil do Festival de Curitiba, “Isso é Rock, Bebê”, é um espetáculo
gratuito que, dividido em blocos, conta a história do rock desde a década de 60
até o Grunge nos anos 90. A proposta é promover a interação com a criançada,
por meio de projeções animadas e com um “cicerone virtual”, que irá contar
curiosidades sobre os ícones do rock, enquanto uma banda faz a trilha sonora ao
vivo.
“Simbad, o Navegante”, que será
apresentado no MON, dias 8 e 9 de Abril às 16 horas, se utiliza de uma
linguagem mista que combina música, teatro, dança e contação de história. O
trabalho da Companhia Circo Mínimo tem várias premiações na bagagem e um
cenário que é uma atração a parte:
uma estrutura de bambus que se transforma em baleias, peixes e pássaros, de
acordo com a narrativa da história, aguçando a imaginação das crianças com os
malabarismos dos atores.
Projetos
sociais - Três montagens gratuitas serão apresentadas para alunos de
escolas públicas e instituições, ação por meio de seus investidores a Paraty e
a Peróxidos Brasil. O objetivo é proporcionar o acesso à cultura ao público
infanto-juvenil, de forma lúdica e democrática.
Os espetáculos do projeto
são “Buzum! – Treze Gotas”, da Cia. Pia Fraus, que vai acontecer dentro de um
ônibus e conta a história de dois cientistas malucos que argumentam sobre a
importância da água; “Olhar Atento” é um teatro em miniatura (Teatro
Lambe-Lambe) de curta duração, apresentado para um único espectador e “Teatro
Portátil – A última árvore”, também da Cia. Pia Fraus, que trata sobre meio
ambiente, sustentabilidade e integração entre natureza e urbano e será
apresentado num teatro inflável.
Patrocinadores
O
Festival de Curitiba conta com uma rede de parceiros imprescindíveis para sua
realização. O Festival de Teatro de Curitiba é apresentado pela Cielo e
tem patrocínio de Copel, Sanepar, Renault, EXBANK e Petrobras. O evento de
dança Movva, em sua primeira edição, tem patrocínio do Boticário.
Os
eventos simultâneos – Guritiba, MishMash e Risorama - também contam com parceiros que ano a ano
contribuem para garantir a diversão e a cultura para diferentes plateias.
O Guritiba,
voltado para o público infantil, é apresentado pela Parati e patrocinado pela
Peróxidos do Brasil. O MishMash, com atrações para toda família, é apresentado
por Unimed Curitiba, Worker e Grupo Servopa. O Risorama, espaço para o stand up
comedy no Festival, é apresentado pelas empresas Potencial Petróleo, Aveo,
Havan e Sesi. A bilheteria do Festival de Curitiba é uma parceria com o
ParkShoppingBarigüi.
Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br,
pelo aplicativo do Festival (Festival de Curitiba 2017) e na bilheteria oficial
do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda
a sexta, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h.
Nesta edição, o cliente tem a opção
de não retirar o ingresso impresso na bilheteria: os ingressos comprados pelo
site terão um QR Code, que será enviado ao celular do público e usado para a entrada
nas peças e demais eventos do Festival.
|
Comentários