PETROBRAS APRESENTA NÓS DO GRUPO GALPÃO

Grupo Galpão volta ao Festival de Curitiba  com espetáculo dirigido por Márcio Abreu

Gerada de um mergulho radical na experiência de mais de 30 anos do Galpão, a 23ª montagem da companhia, com patrocínio da Petrobras, debate questões atuais, como a violência e a intolerância, a partir de uma dimensão política. Neste trabalho, a plateia é convidada a presenciar situações de opressão e de convívio com a diferença, provocadas pelas relações de proximidade entre artista e espectador, ator e personagem, cena e plateia, público e privado, realidade e ficção.

NÓS somos nós, esse coletivo que caminha para seus 34 anos de existência e nós, seres humanos e artistas de teatro para lá dos cinquenta, com suas perplexidades, questões, angústias, algumas esperanças e muitos nós”, explica o ator Eduardo Moreira, sobre o que o público pode esperar do novo trabalho do Galpão. Em cena, Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara celebram a vida enquanto preparam a última sopa e debatem, sob um prisma político, questões do mundo contemporâneo – a intolerância, a violência, a diversidade, a convivência com a diferença.

Em cena, noções de proximidade e convivência. Proximidade entre ator e espectador, cena e plateia, ator e personagem, ser-social e ser-poético. Convivência entre diferenças, onde o outro dá a dimensão da nossa existência. Pontes entre teatro, performance, música e literatura. E, ainda, entre as dimensões do que é privado e o que é público, do que está dentro e do que se apresenta fora. “Nós” propõe uma encenação que afirma a convivência com o público, no momento da apresentação, como elemento dramatúrgico, e ao mesmo tempo, sua presença, como ato criativo.

A criação começou em 2014, quando Marcio Abreu foi convidado para a direção. Na época os atores se entregavam a exercícios solo, com o objetivo de contemplar desejos individuais e criar alternativas para um projeto coletivo. O diálogo e o confronto entre o coletivo e os anseios de cada artista se manifestavam de maneira urgente, num grupo de atores com mais de três décadas de convivência artística diária.

Assim que começaram os ensaios em agosto de 2015, o diretor foi indagado sobre que tipo de espetáculo vislumbrava construir em parceria com o Galpão. A resposta foi direta e precisa: “um trabalho político”. Segundo o artista carioca, responsável pela direção de produções recentes como “Krum” e “projeto brasil”, ambos realizados em 2015 com a companhia brasileira de teatro, “o Galpão é um dos primeiros grupos de trabalho continuado, com patrocínio em longo prazo, planejamento, turnês internacionais e circulação por todo país”, e acrescenta: “em tanto tempo de estrada, o Grupo criou um centro cultural, o Galpão Cine Horto, onde muita gente se forma e se recicla, onde festivais acontecem, espetáculos de toda parte se apresentam, artistas se encontram, ideias são fomentadas e reverberam na cidade de Belo Horizonte e pelo Brasil afora. Por tudo isso, assumiu uma dimensão política e hoje  pertence ao imaginário teatral brasileiro como uma referência”.

Os atores mergulharam em diversas leituras de textos contemporâneos, como “Programa de Televisão” de Michel Vinaver e “Ódio à Democracia” de Jacques Rancière, entre outros. Marcio provocou questões que foram fundamentais para definir qual caminho seguir na estruturação do texto e da encenação: “o que podemos fazer juntos?” e “de que maneira respondemos ou reagimos ao mundo como ele nos chega hoje?”, perguntas às quais sempre recorria no decorrer dos ensaios. A Petrobras é patrocinadora do Grupo Galpão

Ingressos - A venda de ingressos para os espetáculos do Festival de Curitiba 2017 que serão apresentados nos espaços do Centro Cultural Teatro Guaíra (Guairão, Guairinha e Mini-Guaíra) será realizada nos quiosques do Disk Ingressos e no site. Ao entrar na página do Festival de Curitiba (www.festivaldecuritiba.com.br), onde é possível acessar toda a programação, o interessado será direcionado para a compra dos ingressos.
Loja do Shopping Palladium: Horário: Segunda à sexta de 11h a 23h. Sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h
Quiosque Shopping Estação: Horário: Segunda à sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h.
Quiosque Shopping Mueller: Horário: Segunda à sábado de 10h a 22h. Domingo de 14h a 20h
Bilheteria Teatro Guaíra (Rua XV de Novembro, 971). Horário: Todos os dias de 10h as 22h
Call Center Disk Ingressos "receba em casa": (41) 3315-0808. Horário: Segunda à sábado de 9h a 21h. Domingo de 9h as 18h.

Ficha técnica:
Elenco: Antonio Edson, Beto Franco, Eduardo Moreira, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara. Direção: Marcio Abreu. Dramaturgia: Marcio Abreu e Eduardo Moreira. Cenografia: Play Arquitetura – Marcelo Alvarenga. Figurino: Paulo André. Iluminação: Nadja Naira. Trilha e Efeitos Sonoros: Felipe Storino. Assistência de Direção: Martim Dinis e Simone Ordones. Preparação musical e arranjos vocais/instrumentais: Ernani Maletta. Preparação vocal e direção de texto: Babaya. Colaboração artística: Nadja Naira e João Santos. Cenotécnica e construção de objetos: Joaquim Pereira e Helvécio Izabel. Assistência e Operação de luz: Rodrigo Marçal. Desenho de som e programação de efeitos: Fábio Santos. Assistente técnico: William Teles. Direção de produção: Gilma Oliveira. Produção executiva: Beatriz Radicchi . Produção: Grupo Galpão. 16 anos.
Serviço:

Nós. Dias 8/4 às 18 e 21h. e dia 9/4 ás 16h. Teatro Guairinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"