CAIXA CULTURAL CURITIBA APRESENTA A PEÇA A DESCOBERTA DAS AMÉRICAS

Monólogo premiado será encenado em curta temporada na CAIXA Cultural


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a peça A Descoberta das Américas em curta temporada, de 7 a 10 de Março, de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. O espetáculo solo narra, com uma atuação intensa e despojada de Julio Adrião, uma outra versão da nossa história, que leva o público a refletir sobre o período inicial da colonização do Novo Mundo.
 

Foto: Renato Mangolin.


Com texto de Dario Fo, inspirado em fatos reais narrados pelo navegador e cronista espanhol Alvar Nuñes Cabeza de Vaca, a montagem revisita de maneira irônica e crítica episódios ocorridos no século XVI no território que, posteriormente, veio a ser batizado de Flórida, embora essa história pudesse ter se passado aqui mesmo, em terras brasileiras. A tradução e adaptação fica por conta de Alessandra Vannucci e também de Julio Adrião.

 

O espetáculo volta pela terceira vez ao teatro da CAIXA Cultural de Curitiba para uma celebração aos 18 anos da peça em cartaz. A peça aposta na simplicidade e na sofisticação, lançando mão apenas dos recursos cênicos indispensáveis, com interpretação dinâmica que estabelece uma comunicação direta e próxima com o público.

 

O monólogo narra a história de um “Zé ninguém”, de nome Johan Padan, rústico, esperto e carismático, que escapa da fogueira da inquisição embarcando, em Sevilha, numa das caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, sobrevive a naufrágios, testemunha massacres, é preso, escravizado e quase devorado pelos canibais. Venerado como filho do sol e da lua, a seu modo, catequiza os nativos e os guia numa batalha de libertação contra os espanhóis invasores.

 

Prêmios:

O solo narrativo “A Descoberta das Américas” rendeu, em 2005, o Prêmio Shell de melhor atuação a Julio Adrião e foi eleito pelo jornal O Globo (RJ) uma das 10 melhores peças daquele ano. Em 2024, completa seu décimo nono ano de itinerância. O espetáculo vem traçando um caminho amplo e diverso, se levarmos em conta os variados públicos e espaços cênicos que já percorreu, passando por cidades pequenas do interior, grandes capitais, circuitos universitários, além de diversos Festivais no Brasil e no exterior.

 

Serviço: 

[Teatro] Monólogo A Descoberta das Américas 

Data: 07 a 10 de Março de 2024 (quinta a domingo)

Local: CAIXA Cultural Curitiba - Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro - Curitiba - PR

Horário: quinta a sábado, às 20h; e domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) à venda presencialmente na bilheteria da CAIXA Cultural Curitiba a partir de 02/03 às 10h.

Horários da bilheteria: Terça a sábado das 10h às 20h; Domingos e feriados das 10h às 19h.

Classificação indicativa: 14 anos

Informações: Site Curitiba | CAIXA Cultural | Instagram caixaculturalcuritiba

Telefone: (41) 4501-8722

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"