PROGRAMA ARTE PARA MAIORES TEM COMO TEMA A 35ª BIENAL DE SÃO PAULO

 


Arte para Maiores de Abril

A edição de abril do programa Arte para Maiores, do Museu Oscar Niemeyer, destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, atualmente em cartaz nas salas 1 e 2 do MON.

Haverá visita mediada e oficina artística, promovidas pela equipe do Educativo do MON, e uma videoconferência com a Assessoria de Educação da Bienal de São Paulo.

Também está agendada para o mês de abril uma atividade extra do Arte Para Maiores: um Atelier de Aquarela, no dia 18 de abril, das 14h às 17h30min, mediante inscrição prévia.

Nesta proposta, os participantes terão a oportunidade de investigar e explorar, pelas cores e transparências possíveis, as diversas camadas e potências da linguagem da aquarela.

Bienal de São Paulo

A programação voltada ao tema “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível” acontecerá nos dias 2 e 9 de Abril, das 14h às 17h, com visita mediada na exposição, seguida de oficina artística, no Espaço de Oficinas, subsolo do MON. A videoconferência será realizada no dia 16/4, das 14h às 15h30, com as participações de André Leitão e Renato Lopes, da assessoria da Bienal.

Para se inscrever nas atividades, é necessário preencher o formulário online. Não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu.

Itinerância

Curitiba recebe um dos maiores recortes da “35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”, com 16 participantes. A curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel busca dar voz e trazer outras perspectivas para assuntos do mundo contemporâneo, como transformações sociais, políticas e culturais, proporcionando ao público uma experiência marcante.

APM

O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do Museu e da arte. Em 2019, o APM conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido pelo Ibram, na Bahia.

Sobre os convidados

André Leitão

Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Direitos Humanos, Diversidade e Violência pela Universidade Federal do ABC (UFABC). É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atua desde 2012 como educador/pesquisador em instituições culturais, a exemplo do Museu Afro Brasil, SESC Pompeia e Fundação Bienal, compondo a equipe de mediação na 32ª e 33ª Bienais de São Paulo. Desde a 34ª edição, ocupa o cargo de assessor de mediação.

Renato Lopes

Historiador da Arte, doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (PPGHA-Unifesp) e psicanalista, membro do Coletivo Psicanálise Periférica, há dez anos atua em instituições culturais em projetos educativos. Como pesquisador e educador, investiga dispositivos, referências e conceitos para propor narrativas para além da Crítica e História da Arte eurocêntricas, assim como as dimensões éticas e estéticas das imagens na produção do conhecimento histórico. É assessor de educação na Fundação Bienal de São Paulo.


SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

 

Serviço:

Arte para Maiores

Atelier de Aquarela

Dia 18 de Abril

Das 14h às 17h30min

 

“35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível”

Visita mediada e oficina

2 e 9 de Abril

Das 14h às 17h

 

Videoconferência

16 de Abril

14h às 15h30


Museu Oscar Niemeyer

www.museuoscarniemeyer.org.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"SOBREPOSIÇÕES" REVELA TINTAS INCOMPATÍVEIS SOBRE TELA

HALLOWEEN KIDS MUELLER

MOMENTO SAÚDE E BEM-ESTAR: Outubro Rosa tem impacto significativo na detecção precoce do câncer de mama