O FESTIVAL DE CURITIBA, AINDA NEM COMEÇOU E JÁ TEM PROGRAMADAS SESSÕES EXTRAS

programação da Mostra Lucia Camargo, do Festival de Curitiba: o espetáculo "Apenas o Fim do mundo" acaba de abrir três sessoes extras!

image.png

Festival de Curitiba: “Apenas o Fim do Mundo” abre três sessões extras

 

Peça do Grupo Magiluth mergulha na obra de Jean-Luc Lagarce em espetáculo que usa o espaço do Palácio Garibaldi como elemento cênico

Um dos destaques da programação da Mostra Lucia Camargo a peça “Apenas o Fim do Mundo”, do grupo pernambucano Magiluth, é um mergulho na obra do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, um dos mais importantes autores do teatro contemporâneo.

A montagem que vai usar todo o espaço do Palácio Garibaldi foi uma das primeiras a ter as três sessões programadas para as 2030 dos dias 3, 4 e 5 de Abril esgotadas. Por conta disso, três novas sessões foram abertas nos mesmos dias as 16h30. Os ingressos estão disponíveis por meio do site do festival ou na bilheteria oficial no ParkShoppingBarigüi.

Com direção de Giovanna Soar, uma das curadoras do Festival de Curitiba e tradutora do texto, a peça aborda relações familiares de amor e dor de forma muito íntima e contundente. O texto de Lagarce conta a história de um homem que retorna à casa de seus familiares após muitos anos para lhes dar a notícia de que está morrendo.

A plateia como um “fantasma”

A montagem de Apenas o Fim do Mundo utiliza o conceito de site-specific, termo em inglês para obras criadas para um ambiente determinado em que a encenação dialoga com o espaço enquanto o percorre. Neste caso, o Palácio Garibaldi, prédio icônico no centro histórico de Curitiba. “A gente procura lugares em que possa perambular e o público possa entrar na intimidade dos personagens”, explica Giovanna. “A plateia é uma espécie de fantasma que vê uma situação que talvez não devesse presenciar”, resume. Apesar da cúmplice proximidade com a ação, “Apenas o Fim do Mundo” não é uma peça interativa. O espectador não é colocado em situação de cena.

O espetáculo estava programado para participar do Festival de Curitiba de 2020, mas, por conta da pandemia de Covid-19, o festival acabou sendo cancelado. Pela estrutura da encenação – que exige uma inevitável aproximação do público – o espetáculo só voltou a ser realizado em 2023 depois que todas as questões de segurança sanitária foram liberadas. Para a apresentação no Festival de Curitiba, o elenco original da peça será reunido com a presença do ator Pedro Wagner, que atuou na série Irmandade e fez parte do elenco da segunda temporada da série Cangaço Novo.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Banco do Brasil, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose, UNINTER e GRASP.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Serviço: “Apenas o Fim do Mundo”

Mostra Lucia Camargo – 32º Festival de Curitiba

Data: 3, 4 e 5 de Abril, às 16h30 e às 20h30 (ingressos esgotados).

Local: Palácio Garibaldi

Classificação: 14 anos

Duração: 120 min

Gênero: Contemporâneo 

Ficha Técnica
Direção: Giovana Soar e Luiz Fernando Marques Lubi
Assistente de Direção: Lucas Torres
Dramaturgia: Jean-Luc Lagarce
Tradução: Giovana Soar
Atores: Bruno Parmera Erivaldo Oliveira Giordano Castro Mário Sergio Cabral Pedro Wagner
Técnico de luz: Lucas Torres
Desenho de luz: Grupo Magiluth
Direção de Arte: Guilherme Luigi Design
Gráfico: Guilherme Luigi
Realização: Grupo Magiluth. 

--
Fotografia: Cacá Bernardes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"