DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO ALERTA SOBRE A IMPORTÂNICA DE ADOTAR UMA DIETA ALIMENTAR

 

 

Dia da Saúde e Nutrição alerta sobre a importância de adotar uma dieta alimentar saudável

Recomendações da OMS destacam que a população deve consumir no máximo: 30% de gorduras, 5% de açúcar e 4 gramas de sal

 

Comemorado no dia 31 de Março, o Dia da Saúde e Nutrição, foi estabelecido pelo Ministério da Saúde, como forma de reforçar as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre a importância de adotar uma alimentação saudável.
 

Com apoio dos profissionais da saúde, em especial, os nutricionistas, são desenvolvidas ações para esclarecer que a boa nutrição é essencial na dieta regular e precisa ser feita com quantidade e variedade adequada de nutrientes. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OMS), para evitar ganho de peso não saudável, a ingestão de gorduras não pode ser maior do que 30% do consumo diário de uma pessoa adulta.
 

Outra recomendação importante é limitar o consumo de açúcar para no máximo 10% da ingestão total, porém, o ideal é que esse percentual seja de 5%. Lembrando que o sal em excesso também pode prejudicar consideravelmente a saúde das pessoas, por isso, a recomendação é usar menos de 5 gramas por dia (individualmente), equivalente a 1 colher de chá.
 

Crédito da imagem: Bruno Tadashi (Senac PR)

 

Vale acrescentar a importância de consultar um nutricionista regularmente, além de realizar exames médicos de rotina. Por meio dessa análise serão identificadas as carências nutricionais do paciente e indicados alimentos que possam contribuir com o equilíbrio de vitaminas, minerais e proteínas.
 

Por último, é válido acrescentar que o Ministério da Saúde elaborou e divulgou um Guia Alimentar para População Brasileira, incluindo ingredientes específicos de cada região. Portanto, é possível se alimentar bem, sem aumentar o orçamento mensal.
 

De modo a contribuir com o aperfeiçoamento na área de nutrição, o Senac EAD conta seis especializações lato sensu, fundamentais para quem atua direta ou indiretamente na área de saúde, confira:

  • Assistência Nutricional ao Paciente com Câncer
  • Gestão da Segurança de Alimentos
  • Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação: foco em resultados
  • Nutrição Clínica: do home care ao hospital
  • Nutrição e Gastronomia: integrando saúde e cozinha
  • Nutrição Materno-Infantil

Ficou interessado nas abordagens dos cursos? Acesse o site e confira os detalhes do conteúdo programático, valores e ainda, os descontos oferecidos pelo Senac EAD.

 

Sobre o Senac EAD 

Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"