PARANAENSE LANÇA LIVRO E REVERTERÁ A VENDA PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE

Noite de autógrafos 

Doação Inútil: reflexões sobre o sentido da ajuda’, de Emílio Morschel, já está à venda no site da Amazon, noite de autógrafos será no dia 18 de Março 


O empresário Emílio Morschel estreia como escritor e lança o livro ‘Doação Inútil: reflexões sobre o sentido da ajuda’. A noite de autógrafos será na próxima segunda-feira, dia 18 de Março, das 18 às 21, na Livraria da Vila, no Pátio Batel.    

A obra traz um alerta importante sobre a importância da doação e a forma correta de fazê-la: dar esmola no semáforo pode aliviar a fome numa refeição, mas doar tempo e recurso em um projeto social, por exemplo, pode mudar a realidade de crianças e adultos que vivem em condição de vulnerabilidade. Trocando em miúdos, o escritor ensina, na prática, o que diz o dito popular: “ensine a pescar ao invés de dar o peixe”. 


Esse é o significado do que  Emílio Morschel chama de “doação útil”. Hoje, existem mais de 800 mil ONG’s espalhadas por todo o Brasil. São essas instituições responsáveis por melhorar a vida de milhares de pessoas. No livro, o autor ressalta que, através dos projetos sociais, é possível ajudar a construir uma sociedade capaz de transformar o mundo em um lugar melhor. Para isso, o autor conta a sua história de vida, contando que tudo começou com o seu pai, que tinha o hábito de pescar. 


Meu pai saía para pescar bem cedinho e voltava ao entardecer, com os baldes cheios de peixe. Ao chegar em casa, meus pais repartiam os frutos da pescaria com toda a vizinhança. Tão novo, aprendi que a felicidade verdadeira só existe quando compartilhada”, conta Morschel. 


Mais do que uma biografia sobre a trajetória do escritor no universo da solidariedade, o livro é um convite à reflexão sobre como ajudar as pessoas a enxergar o valor da doação útil. “Ao adquirir o livro, você não está apenas participando de um projeto literário; você está participando ativamente de uma rede de solidariedade. Comprando um livro, você está ajudando a ajudar milhares de pessoas”, explica Emílio em um trecho da obra. 


Todo o valor arrecadado com a venda dos livros será revertido para doação. “Esse livro representa mais um marco neste novo horizonte de vida que se desenha à minha frente. Não é um acaso nem um mero produto de aspirações literárias. Ele faz parte de um movimento mais amplo, um compromisso consciente com a transformação social”, aponta Morschel. 


Sobre o livro 

Em ‘Doação Inútil - Reflexões sobre o sentido da ajuda’, somos levados a uma jornada introspectiva e provocativa, através das vivências do autor. Sua história é um constante questionamento sobre os limites e a natureza da ajuda que oferecemos aos outros.


O livro desafia o leitor a explorar o paradoxo da generosidade e suas consequências. A ajuda geralmente começa com um simples gesto de bondade, mas gradualmente, à medida que a ajuda é repetida à mesma pessoa, ela se desdobra revelando um ciclo que passa pela gratidão, depois pela expectativa, pela dependência e, por fim, quando a ajuda acaba, vem o ressentimento. 


‘Doação Inútil’ é um espelho que nos confronta com a verdade incômoda: a linha entre ajudar e prejudicar é tênue e frequentemente cruzada sem que percebamos.


Sobre Emílio Morschel                                                            Nascido em Itararé, São Paulo, Emílio Morschel é o primogênito de uma família de quatro filhos. Sua educação inicial e a formação técnica em Contabilidade foram concluídas na sua cidade natal, onde também cumpriu o serviço militar. 
Aos 19 anos, aventurou-se em Curitiba, com o intuito de expandir seus horizontes acadêmicos e profissionais. Em parceria com Marilda, com quem é casado, participou desde o início da RH Nossa, em 1993, onde solidificou a sua carreira no mundo corporativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"