MUSEU OSCAR NIEMEYER TEM PROGRAMAÇÃO INSPIRADA NO MÊS DAS MULHERES


         Programação Educativo – Obra de Joana Vasconcelos- Foto: Antônio More/Divulgação. 

Durante o mês de março, o Museu Oscar Niemeyer (MON) terá oficinas artísticas e mediações gratuitas para o público, com a temática Mulheres. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte

A primeira atividade acontecerá dia 6 de Março. É o “Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado na obra da artista Mira Schendel, que tem peças no acervo do MON.

Partindo da investigação dos trabalhos da artista, o público será desafiado a perceber quantas camadas cabem em uma monotipia. Tradicionalmente, no “Laboratório de Experiências” a oficina do MON se transforma num grande espaço de investigações e descobertas.

A atividade é recomendada para maiores de 3 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada, sujeitas a lotação.

Outra oficina artística programada para março é, no dia 16, às 14h30, a “Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp. A proposta será a criação de uma caderneta com páginas em papéis translúcidos e coloridos, incentivando a investigação das relações entre as cores, juntamente com páginas contendo trechos de textos literários e poéticos escritos por mulheres.

A atividade é direcionada para maiores de 7 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. Será realizada no Espaço de Oficinas (subsolo), gratuitamente, mas neste dia é necessário adquirir ingresso para entrar no Museu e realizar antecipadamente a inscrição pelo link: https://bit.ly/OficinaTatianaStropp2024.

Tatiana Stropp vive e trabalha em Curitiba. A artista é bacharelada no curso de Pintura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Possui obras em acervos de importantes instituições como o Museu Oscar Niemeyer, Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná e Fundação Romulo Maiorana, além de ter participado de exposições pelo Brasil, Madrid e Palma de Mallorca, na Espanha. Foi indicada ao Prêmio PIPA nos anos de 2012 e 2013 e também faz parte da plataforma de pesquisa em Arte Contemporânea Latino-Americana Abstraction in Action.

No dia 20, o MON irá oferecer ao público a oficina “Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”, com duração de 1h30 e duas opções de sessões: às 10h30 e 14h30. A proposta será investigar detalhes, texturas e materiais que a artista utiliza em suas obras e, a partir daí, criar protótipos de esculturas e instalações.

A atividade é para o público acima de 5 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto para participar. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, seguem ordem de chegada e as atividades estão sujeitas a lotação.

Mediação
“Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres” é a proposta de mediação para este mês de março. O público será convidado a percorrer um roteiro com obras expostas, assinadas por artistas mulheres, acompanhado por educadores do MON.

A atividade, livre para todos os públicos, será realizada nos dias 13 e 27, às 15h. A mediação é uma oportunidade para, a partir do diálogo, ampliar nossas percepções, experiências e relações com as exposições.

Sobre o MON O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

                                 Programação Educativo – Monotipia – Foto: Catarina Franceira/Divulgação. 

SERVIÇO:  Atividades programação Mês das Mulheres 

OFICINAS  
6 de março
“Laboratório de Experiências: Monotipia”, inspirado na obra da artista Mira Schendel
Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30)
Espaço de Oficinas (subsolo do MON)

16 de março
“Oficina Caderneta de Cores com Inspirações Literárias”, com a artista do acervo Tatiana Stropp
14h30
Espaço de Oficinas | Subsolo do MON
*Neste dia é necessário adquirir ingresso para entrar no Museu e realizar antecipadamente a inscrição pelo link: https://bit.ly/OficinaTatianaStropp2024.

20 de Março
“Esculturas e Texturas: Inspirada em Obras de Joana Vasconcelos”
Sessões às 10h30 e 14h30 (com duração de 1h30)
Obs.: As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada. As atividades estão sujeitas a lotação. Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte.

Mediações
13 e 27 de Março
“Conhecendo Artistas: Roteiro Temático Mês das Mulheres”  
15h
Ponto de encontro: rampa 1º andar. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada e as atividades estão sujeitas a lotação.
Essa atividade emite declaração de horas. Assine a lista de presença no dia da atividade e, após o evento, solicite o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.

Para participar, não é necessário ter conhecimento prévio em arte.   Mais sobre o museu aceda a www.museuoscarniemeyer.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"