MUSICAL CELEBRA A BRASILIDADE CONTAGIANTE DE CARMN MIRANDA

Sucesso de público, Carmen, a Grande Pequena Notável chega ao palco do Teatro Positivo pela Mostra Temporada de Musicais do 32º Festival de Curitiba

Mostra Temporada de Musicais vai mexer com a memória afetiva do público. Nos dias  3 e 4 de abril, às 20h30, no Teatro Positivo, a atração será Carmen, a Grande Pequena Notável sobre a vida e obra de Carmen Miranda, uma das mais importantes artistas brasileiras de todos os tempos. Adaptação do premiado livro de Heloisa Seixas e Julia Romeu, o musical apresenta a trajetória de Carmen Miranda com linguagem de Teatro de Revista.  Os ingressos estão disponíveis por meio do site www.festivaldecuritiba.com.br, ou na bilheteria física oficial localizada no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

A direção é de Kleber Montanheiro, ganhador do APCA de melhor direção artística de 2022. Com a proposta de apresentar a trajetória de Carmen Miranda (1909-1955) para toda a família (indicação livre), o musical "Carmen, a Grande Pequena Notável" já foi visto por mais de 60 mil de pessoas desde a estreia em 2018, no contexto das comemorações dos 110 anos de Carmen Miranda. Desde então foram 176 apresentações e 18 indicações para prêmios de artes cênicas pelo Brasil.

Em cena, no papel de Carmen Miranda, a premiada atriz Amanda Acosta. O elenco ainda conta com a participação de Fabiana Tolentino, Gustavo Rezende, Gabriella Britto, Jonathas Joba, Júlia Sanchez e Roma Oliveira, além dos músicos Betinho Sodré, Beatriz Amado, Fernando Patau e Maurício Maas.

Portuguesa radicada no Brasil, Carmen Miranda tornou-se um dos maiores símbolos da cultura brasileira. Para contar sua história, a produção adota a estrutura, a estética e as convenções do Teatro de Revista Brasileiro - um marco na época - no qual a artista também se destacou. “Utilizamos a divisão em quadros, o reconhecimento imediato de tipos brasileiros e a musicalidade presente, colaborando diretamente com o texto falado, não como um apêndice musical, mas sim como dramaturgia cantada”, explica o diretor Kleber Montanheiro. Esse tradicional gênero popular faz parte da identidade cultural brasileira, mas, recentemente, está em processo de desaparecimento da cena teatral por falta de conhecimento, preconceito artístico e valorização de formas americanizadas e/ou industrializadas de musicais.

O musical é inspirado no livro homônimo de Heloisa Seixas e Julia Romeu, vencedor do Prêmio FNLIJ de Melhor Livro de Não-Ficção (2015). A encenação tem a proposta de preservar a memória sobre a “pequena notável”, como a cantora era conhecida, e sobre a época em que ela fez sucesso tanto no Brasil como nos Estados Unidos, entre os anos de 1930 e 1950. Por isso, os figurinos da protagonista são inspirados nos desenhos originais das roupas usadas por Carmen Miranda; já as vestes dos demais personagens são baseadas na moda dessas décadas. “As interpretações dos atores obedecem a prosódia de uma época, influenciada diretamente pelo modo de falar ‘aportuguesado’, o maneirismo de cantar proveniente do rádio, onde as emissões vocais traduzem um período e uma identidade específica”, revela Montanheiro.

A cenografia reproduz os principais ambientes propostos pelo livro. Esses espaços físicos são: o porto do Rio de Janeiro, onde Carmen desembarca ainda criança com seus pais; sua casa e as ruas da Cidade Maravilhosa; a loja de chapéus, onde Carmen trabalhou; o estúdio de rádio; os estúdios de Hollywood e as telas de cinema; e o céu, onde ela foi cantar em 5 de agosto de 1955. Cada cenário traz ao fundo uma palavra composta com as letras do nome da cantora em formatos grandes. Por exemplo, a palavra ‘MAR’ aparece no porto, e ‘MÃE’, na casa dos pais da cantora.

Mostra Temporada de Musicais é apresentada pelo Instituto Joel Malucelli e pela Universidade Positivo. Acompanhe todas as novidades e informações pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Serviço: “Carmen, a Grande Pequena Notável”

Mostra Temporada de Musicais - 32º Festival de Curitiba

Data: 3 e 4 de Abril, às 20h30Local: Teatro Positivo (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - Curitiba - PR )

Classificação: livre.

Duração: 90 min

Gênero: musical

Instagram: @musicaldacarmen

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no ParkShoppingBarigüi - piso térreo - (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville), de segunda a sábado, das 10h às 21h, e, domingos e feriados, das 12h às 20h.Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clientes Banco do Brasil, clubes de desconto e associações.

Fotografia: Rodrigo Chueri.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"