MOSTRA DE IMPROVISAÇÃO (MOiM) RETORNA AO FESTIVAL DE CURITIBA

                                           Mostra de Improvisação (MoiM) 

Os espetáculos, oficinas e debates partilham diferentes vertentes da improvisação e destacam a diversidade

Este será o segundo ano em que a Mostra de Improvisação (MoiM) trará sua bagagem artística e cultural para fazer parte do Festival de Curitiba. Entre os dias 03 a 07 de Abril de 2024, na Caixa Cultural Curitiba, mais de 50 artistas apresentarão 13 eventos compostos por espetáculos, oficinas gratuitas, bate-papos e uma faixa experimental - com sessões nos períodos da manhã, tarde e noite.

Para essa edição do Festival de Curitiba, a MoiM preparou ainda mais novidades, colocando em cena artistas dos estados Paraná, Santa Catarina e São Paulo e ampliando a programação com foco na diversidade da improvisação teatral ao partilhar diferentes vertentes da pesquisa nessa linguagem.

A MoiM tem como objetivo divertir o público e consolidar a linguagem da improvisação na trajetória do Festival de Curitiba. “A improvisação teatral movimenta a cidade durante o ano todo. A MoiM, dentro do Festival, é mais uma oportunidade para o público desfrutar de uma ampla programação, toda num único espaço”, afirma Ju Herculano, coordenadora de comunicação da mostra.



As atividades foram planejadas para envolver pessoas de todas as idades e valorizar o universo da improvisação teatral. Entre as performances estão o “Manas”, formato de improvisação feito por mulheres; o “Criô: histórias de onde eu vim”, de Edson Duavy, que conta e encena suas histórias improvisadas e musicadas a partir de uma base conceitual afro referenciada; e a nova faixa infantojuvenil com o espetáculo “Improvisões”, criada com a intenção de buscar diálogo com esse público mais jovem, em que palhaços e palhaças improvisam jogos com a participação constante da plateia.

Outra das grandes novidades será a faixa “Experimental”, em que espetáculos em fase de criação podem apresentar seus processos, encontrando o público pela primeira vez, realizando em seguida debates e reflexões para enriquecerem suas pesquisas.

Além da programação voltada para o público em geral, a Mostra de Improvisação elaborou ações formativas para a classe artística, com três oficinas pensadas para socializar a pesquisa dos grupos locais. “Serão diálogos que vão do roteiro à narrativa improvisada, passando pelo encontro com a palhaçaria. Além de tudo isso, ainda haverá uma roda de bate-papo para discutir a improvisação na encruzilhada entre o local e o global”, explica Nilo Netto, um dos coordenadores da MoiM.

Recordar é viver
A MoiM estreou em 2023 no Festival de Curitiba, no FRINGE, e reuniu inúmeros artistas em seis espetáculos, três oficinas e dois bate-papos. Todas as sessões foram rapidamente esgotadas e o público participou ativamente das atividades da Mostra.
Rebeca Schwarz, coordenadora e produtora do MoiM, destaca que as expectativas para 2024 estão altas e promete experiências marcantes. “Estamos animados para entregar momentos e vivências incríveis para cada uma das pessoas presentes em nossas sessões! Nossos artistas pesquisaram e treinaram muito para trazer o que há de mais especial na improvisação, e esperamos que estejam abertos a conexões e ao fortalecimento da arte.”

Confira a programação completa da MoiM no Festival de Curitiba
QUARTA | 03/04
NOITE: 20h00 às 21h30
ESPETÁCULO: “Retalhos”
Cia Arvoredo, Curitiba
Sinopse: Espetáculo de improviso que se baseia em memórias, conhecimentos e opiniões para contar histórias. Em conjunto com a plateia, os(as) artistas definem uma palavra tema e, a partir dela, constroem cenas totalmente improvisadas que podem variar entre comédia, terror, suspense, drama e os mais diferentes gêneros.
A Cia Arvoredo insere o público no mundo da Contação de História, oscilando entre o real e o lúdico, propiciando uma experiência divertida e inesquecível para todas as idades com base na sinceridade e espontaneidade do improviso teatral.

QUINTA | 04/04
MANHÃ: 9h30 às 11h30
FAIXA EXPERIMENTAL: Solos de impro
> CHRONICA MORTIS
Pinoia - Operárias da Impro, Blumenau, SC.
Sinopse: Uma morta desperta no palco da vida e tenta relembrar seus últimos passos antes de vir a defuntar. Chronica mortis é o último estágio da morte morrida, quando a falecida empresta memórias de desconhecidos para reconstituir as suas próprias e relembrar seus últimos passos nessa terra.
> SEGUNDA CHANCE
Cia Clandestinos, Florianópolis, SC.
Sinopse:  "Quando eu era criança, eu sonhava em sair da casa de meus pais...". Desde o anseio de liberdade até o compartilhamento de um apartamento com o melhor amigo, esse é um relato sincero sobre os desafios e as transformações da amizade. À medida que a convivência estreita os laços entre eles, surgem também as tensões. Determinado a preservar essa amizade especial, ele busca inspiração nas histórias dos espectadores. Por meio destas, o protagonista tenta uma segunda chance para preservar essa conexão, explorando narrativas improvisadas em busca de soluções para os desafios que testam essa relação tão importante em sua vida.

TARDE: 13h30 às 16h30
OFICINA “ImproVisando”
Ministrantes: Laurihetty Junior e Massa Nakatani, Cia Arvoredo, Curitiba.
Ementa: A oficina tem por objetivo apresentar, de forma introdutória, os princípios (escuta, aceitação, proposição e presencialidade), técnicas e jogos da Impro como ferramentas para explorar e potencializar as capacidades criativas e comunicativas. Tudo isso levando em conta as individualidades de cada um e as tornando potências. A impro desperta em nós a inventividade e espontaneidade, aperfeiçoando a forma de se relacionar seja no trabalho, na faculdade, no palco, em frente às câmeras ou em qualquer outro lugar. Sendo assim, essa oficina é destinada para atores/atrizes e não atores/atrizes que buscam aprender a lidar com as circunstâncias da vida de forma divertida e alegre.

NOITE: 20h00 às 21h30
ESPETÁCULO: “O banco”
Cia Mequetrefes, Itajaí, SC
Sinopse: E se o banco da praça pudesse falar? Quantas histórias um banco presencia durante uma vida, um ano, um dia, um instante? O espetáculo “O banco” é um formato de improvisação que promove uma transição entre a memória e a criação. Uma pessoa da plateia compartilha suas lembranças e inspira o elenco a tecer imagens, passagens, cenas e criações improvisadas.
Direção: Aline Ewald e Fabrício de Carvalho
Elenco: Edson Duavy, Henrique Sereno, Vitor Berti, Aline Ewald, Fabrício de Carvalho, Laurihetty Junior, Larissa Lima e Ester Graf.
Iluminação: Juane Julye

SEXTA | 05/04
MANHÃ: 9h30 às 12h00
OFICINA “Palhaçaria & Impro: encontros e desencontros”
Ministrantes: Nilo Netto e Thays Teixeira, Cia Risas, Curitiba.
Ementa: A oficina propõe breve imersão no universo da palhaçaria a partir dos elementos fundamentais, pesquisados pela Cia Risas, para a linguagem: o riso, o jogo, o erro, a inadequação, a subversão e a rebeldia. Com os corpos mergulhados nesses aspectos, propõe-se a investigação das possibilidades da improvisação teatral, em diálogo ridente com a linguagem clownesca.  

TARDE: 14h00 às 16h30.
OFICINA: "Improviso e narrativa"
Ministrante: Vítor Berti, Curitiba.
Ementa: Essa oficina tem por objetivo explorar as possibilidades de construção narrativa a partir da análise de estruturas clássicas, aplicando o entendimento na prática por meio de exercícios de improvisação teatral. Buscaremos em conjunto compreender “como criar uma história” identificando ambientação, construção de personagens, importância de conflitos, solução de problemas e como isso tudo pode ser feito por nós!

NOITE: 19h00 às 20h00
ESPETÁCULOS “Suspeitos”
Cia Clandestinos, Florianópolis, SC
Sinopse: Em uma noite sombria, a Cia Clandestinos de Florianópolis convida improvisadores do sul do brasil para transformar o palco do Teatro Londrina em um cenário noir repleto de mistérios e intrigas. Em Suspeitos, o público se torna cúmplice de um crime a ser desvendado, enquanto o detetive Tony encara o desafio de juntar as pistas deixadas pela plateia.


NOITE: 20h30 às 21h30
ESPETÁCULO: “Manas”
Cia Risas & Ju Herculano, Curitiba, PR
Sinopse: O que acontece quando mulheres se juntam? Quais relações se estabelecem? Mães, irmãs, filhas, amigas, amantes. Um elenco de 7 mulheres se reúne no palco da Sala Londrina, para compartilhar suas histórias em cenas improvisadas. Nessas cenas, personagens se apaixonam, sentem medo, se divertem e se descobrem… o formato ASSSCAT feito sob a ótica de mulheres com cenas cotidianas que adentram este universo.


SÁBADO | 06/04
TARDE: 14h00 às 15h30
BATE-PAPO "A impro entre o local e o global: consensos e dissensos".
Mediação:
Nilo Netto
Debate:
Edson Duavy (SP), Ester Graf (SC), Andrei Moscheto (PR) e Nata Vieira (SC).
Ementa: Fazer impro é um fazer genérico, generalizável e universalizante? Ou é algo singular, geopoliticamente situado e dessa forma, isolado? Em que o local e o global se encontram? Em que se separam? Em que se hierarquizam? Em que se apropriam? É a partir de provocações do pensamento por contradições que esse papo caminhará em busca de novas sínteses, fazeres e escrevivências improvisadas.

NOITE: 18h00 às 19h00
ESPETÁCULO: “Pretérito Imperfeito”
Cia Abaruna Playback, Curitiba, PR
Sinopse: No Teatro Playback histórias reais contadas pela plateia são encenadas em suas emoções e diferentes perspectivas. O espetáculo "Pretérito Imperfeito" é um espetáculo de Teatro Playback, um espetáculo que se constrói com o público. O Abaruna trabalha com este formato há 12 anos e é uma companhia de referência nacional na área.

NOITE: 20h00 às 21h30
ESPETÁCULO “ImproJam”
Cia Risas & Cia Arvoredo, Curitiba, PR
Sinopse: O palco do Teatro Londrina recebe improvisadores e improvisadoras da região Sul para a Sexta Edição da IMPROJAM. No encontro, cenas, luzes e sonorizações são criadas na hora, a partir de sugestões oferecidas pela plateia. Uma experiência inusitada para todos os públicos!

DOMINGO | 07/04
TARDE: 15h00 às 16h00
ESPETÁCULO "Improvisões".
Cia Risas, Curitiba
Sinopse: Espetáculo de improvisação de palhaços e palhaças, em que Nilovsky e Mina recebem convidadas e as desafiam para jogos de impro com cenas, piadas e previsões históricas!

NOITE: 19h00 às 20h15
ESPETÁCULO “Criô: histórias de onde eu vim”
Edson Duavy, Brasília, DF
Sinopse: Os mitos e histórias dos nossos povos nos orientam em nossas decisões. Quando isso é tirado e apagado de nós, vamos à imaginação e criamos nossa própria narrativa e História para que ninguém mais possa fazê-lo por nós. Em “CRIÔ: Histórias de onde eu vim”, um ator negro cria com o público uma palavra, e a partir dela um legado de histórias e imagens.

Mais informações:
Mostra de Improvisação no Festival de Curitiba
03 a 07 de Abril de 2024, na Caixa Cultural Curitiba: Rua Conselheiro Laurindo, 280 - Centro

Site oficial: www.moim.com.br
Instagram: www.instagram.com/moim.impro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"