YDUQS SE DESTACA EM PREMIAÇÃO DO PACTO GLOBAL DA ONU

Yduqs se destaca em premiação do Pacto Global da ONUpor iniciativas em prol da equidade racial

O evento de premiação ocorreu em Nova Iorque, na sede da ONU,

durante a 68ª Comissão Sobre a Situação da Mulher (CSW)_  

 

Duas iniciativas da Yduqs em prol da equidade racial foram reconhecidas, na última quinta-feira, 14/03, com prêmios de melhores práticas pelo Pacto Global da ONU no Brasil. O Programa de Trainee da Yduqs, exclusivo para pessoas pretas e pardas, e a constante evolução das metas da companhia para acelerar a representatividade de pessoas negras em posições de liderança destacaram-se entre as melhores práticas do Movimento “Raça é prioridade”. A Yduqs conquistou duas das quatro categorias da premiação, evidenciando seu compromisso no combate ao racismo.

 

O evento de premiação ocorreu em Nova Iorque, na sede da ONU, durante a 68ª CSW (Comissão Sobre a Situação da Mulher), uma instância destinada a discutir os direitos das mulheres e meninas em todo o mundo. Representando a Yduqs estavam Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs; Joice Portella, gerente de ESG da Yduqs; e Fernanda Vianna, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Diversidade do grupo.

 

Em 2023, a Yduqs aderiu aos movimentos "Raça é Prioridade" e "Elas Lideram”, cujo objetivo é comprometer e engajar empresas com metas para aceleração da agenda 2030. Neste mesmo ano, a empresa também se tornou embaixadora do Movimento Educa2030. Tudo isto, reforça o compromisso da companhia em promover um mundo mais igualitário, por meio da educação. Em 2022, a empresa lançou suas 24 metas ESG, entre as quais, aumentar em 3 p.p o número de pessoas negras em posições de docente e aumentar em 5 p.p o número de pessoas negras em posições de liderança.

 

É incrível perceber como todo o esforço genuíno que dedicamos acaba por gerar resultados tangíveis. Nos últimos três anos, mergulhamos de cabeça na gestão ESG, especialmente por meio do nosso comitê, onde contamos com a participação de profissionais excepcionais da equipe Yduqs, sempre apoiados pelo nosso CEO, Eduardo Parente, e por meus colegas vice-presidentes, em todas as suas atividades e decisões. Quero reforçar a importância fundamental de combatermos a desigualdade racial e o racismo estrutural. A diversidade é uma parte intrínseca do nosso DNA na Yduqs, e todas as iniciativas que promovemos estão totalmente alinhadas com nossos valores e objetivos como empresa. Para nós, é uma honra receber esse reconhecimento”, destaca Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

 

Programa de trainee e políticas afirmativas de aceleração de carreira na Yduqs

O Programa de Trainee da Yduqs, exclusivo para pessoas negras, destacou-se dentre as melhores práticas do Movimento “Raça é prioridade”, na categoria “Promoções de educação, formação e desenvolvimento de negros e indígenas dentro da organização”. O Programa é um dos mais completos aceleradores de carreira do setor. Seu principal objetivo é identificar, formar e desenvolver futuros líderes não apenas para a Yduqs, mas para todo o setor educacional. A Yduqs foi a primeira empresa de educação a fazer um programa de trainees só para negros. Em três edições, o programa reuniu mais de 20 mil candidatos de todo o Brasil, evidenciando a consolidação da iniciativa no mercado.

 

Já evolução constante nas metas para pessoas pretas e pardas em posições de liderança na companhia destacou-se na categoria “50% de pessoas negras ou indígenas em cargos de liderança até 2030”. Atualmente, a Yduqs conta com 40,1% de pessoas pretas e pardas ocupando posições de liderança. Na área acadêmica, 35,3% do quadro é composto docentes negros - um resultado 106% maior do que o esperado para o ano.

 

Este é um reconhecimento do nosso compromisso em criar um espaço onde cada indivíduo é valorizado e respeitado, independentemente de sua raça, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica. Nossa jornada começou há aproximadamente dois anos, com muita paixão, vontade de fazer dar certo e a certeza de que estamos gerando um super impacto na sociedade. Com esse pouco tempo, receber esse prêmio nos inspira a continuar avançando e promovendo a inclusão em todas as suas formas. Também queria agradecer o compromisso de cada um de nossos colaboradores, que abraçam diariamente essa causa. Este prêmio é nosso, e juntos, continuaremos a fazer a diferença”, destaca Renata Mendonça, diretora de Gente da Yduqs.

 

A Jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão na Yduqs

As iniciativas em Diversidade e Inclusão da empresa estão agrupadas em um programa sólido de Diversidade, intitulado "Incluir para Transformar", que reúne uma série de iniciativas estratégicas, visando transformar o ambiente de trabalho em um espaço mais inclusivo. Por meio de ações como os Grupos de Afinidade, o ENPS de Diversidade, home office estendido após licença parental, a empresa não apenas promove a equidade internamente, mas estende seu compromisso para toda a sociedade. Além disso, a Yduqs integra o iDiversa, o índice de Diversidade da B3.

 

 “A caminhada da Yduqs em busca de uma empresa mais diversa e da promoção da igualdade para todos já é antiga e, nos últimos anos, tornou-se cada vez mais consistente. Esses reconhecimentos vêm reforçar nossa posição de pioneirismo e mostrar que nossos compromissos são de fato refletidos em ações. Queremos ser inspiração para muitas outras empresas e evoluir cada vez mais em nossa gestão sustentável, que tem as pessoas no centro de tudo”, pontua Joice Portella, gerente de ESG da Yduqs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HALLOWEEN KIDS MUELLER

DRIVE-IN DA PEDREIRA PAULO LEMINSKI TERÁ PROGRAMAÇÃO PARA O DIA DAS CRIANÇAS

MAYA EXPLORA AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DO AMAR EM "BOSSINHA DA DECLARAÇÃO"